Sair das dívidas

Como limpar o seu nome: entenda aqui

Mulher de braços abertos ao ar livre simbolizando o tema Como limpar o seu nome
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

Veja o que fazer para conseguir atingir este objetivo e melhorar sua situação financeira.

Como limpar o seu nome: entenda aqui

Banner convidando para o site do Mobills

Uma pesquisa da Serasa Experian no Brasil mostrou que 40% da população adulta está inadimplente.

Essa inadimplência traz muitos problemas, pois o cadastro negativo dificulta a obtenção de crédito e pode até impedir um candidato de assumir um cargo público.

Como limpar o nome sujo? Confira um passo a passo com os procedimentos para regularizar essa situação!

Entenda como limpar o seu nome

Saiba que cada caso é um caso

Existem algumas diferentes maneiras de regularizar o nome sujo. Os casos variam de acordo com a intenção de cada pessoa:

Caso 1: pague as dívidas

O jeito mais simples de limpar o seu nome é pagando as dívidas. Nesse enfoque, você deve negociar a dívida com o credor, oferecendo pagar o débito em parcelas.

Mas é necessário saber quanto dinheiro você poderá separar mensalmente para manter o acordo.

Dê uma olhada neste artigo sobre planejamento financeiro e tecnologia que explica bem como se organizar sem aqueles procedimentos chatos.

Com o acordo, elimina-se a dívida antiga e o credor deve providenciar a retirada da restrição do seu nome em até 5 dias úteis, sob penalidade de dano moral.

Lembrando que, ao deixar de pagar a nova dívida, seu nome ficará sujo novamente.

Caso 2: aguarde a prescrição da dívida

O Código Civil estabelece que é de 5 anos o prazo para o credor cobrar uma dívida, sendo esse também o prazo para que o nome de alguém conste em cadastros de inadimplentes.

Diante desse direito legitimado, talvez não seja interessante negociar uma dívida próxima de vencer, a não ser que os descontos valham a pena.

A exceção aqui é que, se o credor acionar o Judiciário, a regra dos 5 anos não vale. Nesse caso, o prazo limite é a data do julgamento.

Realize o passo a passo de como limpar o seu nome

  • Em primeiro lugar, é importante saber que, para consultar restrições em seu nome, você deve procurar uma Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ou Associação Comercial;
  • Organização das dívidas: separe todos os seus débitos, destacando aqueles de maior valor e taxa de juros;
  • Organização das finanças pessoais: saber o quanto você tem disponível para quitar as dívidas é fundamental — isso é bem fácil com aplicativos de educação financeira (como o Mobills);
  • Negociação com o credor: explique sua situação financeira e busque um acordo que esteja adequado ao seu orçamento. Proponha descontos em juros e multas;
  • Pagamento da dívida: faça o pagamento da primeira parcela da nova dívida, pois assim, exclui-se a antiga e seu nome sai do cadastro de inadimplentes;
  • Conferindo o nome limpo: após 5 dias úteis, confira na CDL ou Associação Comercial se o seu nome está limpo.

Conclusão

Agora você já sabe como tirar o nome do cadastro negativo: pagando as dívidas ou esperando o prazo de 5 anos. Porém, para evitar que seu nome volte a ficar sujo, é importante repensar hábitos diários, como gastar mais do que ganhar e a falta de organização financeira.

Você pode reduzir o consumo de itens supérfluos até acertar as contas. Para a organização financeira, você pode adotar um aplicativo de celular ou computador para ajudar no controle.

*****

Leia também:

10 dicas simples para acabar com as dívidas e começar a acumular dinheiro

Está endividado? Veja 8 erros para NÃO cometer na hora de renegociar dívidas!

Vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas?

Como sair das dívidas do cartão de crédito em 5 passos

Dívidas: como saber se o seu nome está sujo

*****

Conseguiu entender como limpar o seu nome e melhorar sua vida financeira? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como limpar o seu nome: entenda aqui? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing do Mobills e editor-chefe do Portal Mobills, tem 26 anos, mora em Fortaleza-CE. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.