Como limpar o nome: veja o passo a passo para voltar a ter crédito!

Banner convidando para o Mobills

Uma pesquisa da Serasa Experian no Brasil mostrou que mais de 40% da população adulta está inadimplente.

Acontece que essa inadimplência traz muitos problemas, pois o cadastro negativo dificulta a obtenção de crédito, prejudica os sonhos de consumo da família e pode até impedir um candidato de assumir um cargo público.

Logo, se você possui o nome sujo, é ideal descobrir como limpar e também tomar as medidas necessárias para que isso não volte a acontecer.

Pensando nisso, criamos este artigo, que mostra como você consegue limpar o nome nos principais órgãos de proteção ao crédito, o aplicativo que vai te ajudar a manter o nome sempre limpo e os benefícios desta atitude.

Além de um passo a passo simples com os procedimentos adequados para regularizar essa situação!



Entenda como limpar o nome

Saiba que cada caso é um caso

Existem basicamente duas maneiras diferentes de regularizar o nome sujo. Elas variam de acordo com a intenção de cada pessoa:

Caso 1: pague as dívidas

O jeito mais simples de limpar o seu nome é pagando as dívidas. Nesse enfoque, você deve negociar a dívida com o credor, oferecendo pagar o débito em parcelas.

Mas é necessário saber quanto dinheiro você poderá separar mensalmente para manter o acordo.

Dê uma olhada neste artigo sobre planejamento financeiro e tecnologia que explica bem como se organizar sem aqueles procedimentos chatos.

Com o acordo, elimina-se a dívida antiga e o credor deve providenciar a retirada da restrição do seu nome em até 5 dias úteis, sob penalidade de dano moral.

Lembrando que, ao deixar de pagar a nova dívida, seu nome ficará sujo novamente.

Caso 2: aguarde a prescrição da dívida

O Código Civil estabelece que é de 5 anos o prazo para o credor cobrar uma dívida, sendo esse também o prazo para que o nome de alguém conste em cadastros de inadimplentes.

Diante desse direito legitimado, talvez não seja interessante negociar uma dívida próxima de vencer, a não ser que os descontos valham a pena.

A exceção aqui é que, se o credor acionar o Judiciário, a regra dos 5 anos não vale. Nesse caso, o prazo limite é a data do julgamento.

“Como limpar meu nome presencialmente?”

Se você decidiu mudar sua situação financeira e disse para si mesmo “Quero limpar meu nome”, deve saber como começar o processo, seja ele de maneira presencial ou online:

Procure o credor

Uma opção para começar a limpar seu nome é entrar em contato diretamente com o credor indo até o ambiente oferecido por ele, seja loja ou banco, e tentar renegociar a dívida de modo que você tenha condições de pagar.

Outra alternativa interessante é esperar eventos como o Feirão limpa nome presencial que costuma ocorrer pelo menos uma vez por ano. Saiba mais no tópico a seguir.

Feirão limpa nome Serasa Experian

O feirão limpa nome presencial aconteceu em sua 22ª edição na cidade de São Paulo. Esta foi escolhida por concentrar o maior número de inadimplentes do país (4,2 milhões).

O evento ocorreu entre os dias 27/11 e 01/12/ 2018 e contou com a presença de representantes de empresas como:  Ipanema, Tribanco, Porto, Itaú, Claro, NET, Recovery e Vivo.

Os descontos para quitação de dívidas chegaram a 95% e os prazos para pagamento foram facilitados. O feirão também ocorreu online (para atender às demais cidades) e contou com mais empresas que o presencial.

Limpar o nome online

 

Como limpar o nome no Serasa

 

SERASA limpa nome: Feirão limpa nome online

O feirão online ocorreu ao mesmo tempo do presencial e com as mesmas condições diferenciadas oferecidas pelas empresas.

Vale destacar que o serviço online continua disponível por todo o ano no site do Serasa. Só que, nesse caso, com menos empresas participantes e descontos menores quando comparados aos que são praticados nos feirões.

Porém, mesmo não sendo em época de feirão, as negociações pelo Serasa Limpa Nome podem ser vantajosas e representarem uma economia de tempo e esforço por ser um processo 100% online.

Para acessar esse serviço é simples, clique aqui, faça seu cadastro e, logo após, efetue o login.

Você será direcionado para uma tela com as propostas das empresas a quem deve e os planos de pagamento. Após fechado o acordo, imprima o boleto e efetue o pagamento.

Como limpar o nome no SPC

Uma parceria entre a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil lançou uma plataforma de negociação de dívidas online similar a anteriormente citada, consta no site da ferramenta a seguinte definição:

Negociar Dívida Online é a plataforma do SPC Brasil que auxilia os brasileiros a organizarem a vida financeira e a recuperarem crédito no mercado. É uma ferramenta facilitadora para negociação entre consumidores e empresas, utilizando a conveniência e a rapidez da Internet.

No Negociar Dívida Online, o consumidor pode limpar seu nome com uma vasta e diversificada lista de empresas, além de ter acesso a informações de seu interesse como Cadastro Positivo e Educação Financeira. As transações são todas feitas de forma segura e confiável.”

Como limpar o nome no SCPC Boa Vista

  • Acesse o site, faça um cadastro rápido para obter um login;
  • Verifique a existência de débitos em seu CPF (totalmente grátis);
  • Tenha acesso as empresas que negociam pela internet;
  • Caso não concorde com o valor, faça uma contraproposta (as propostas de renegociação da dívida pelo próprio site aparecem quando as instituições credoras participam do Acertando Suas Contas Virtual);
  • Feche o acordo e, automaticamente, o sistema gera o boleto;
  • Efetue o pagamento e limpe seu nome dos débitos negociados.

Existe mais alguma empresa que limpa nome?

Sim, existem várias fintechs e bureaus de crédito que prometem oferecer soluções para esse problema.

Nelas é possível negociar as dívidas de forma totalmente online e gratuita.

O consumidor não paga nada para ter acesso ao serviço. As empresas interessadas em fechar os acordos são as responsáveis por repassar uma taxa ao site por cada negócio realizado através das plataformas.

O sistema nesses sites é basicamente o apresentado acima, no qual o usuário faz um cadastro e, com base nos dados fornecidos, o site busca se o mesmo tem dívidas com um de seus parceiros, oferecendo as alternativas de acordo que se encontram disponíveis.

Após isso, o devedor escolhe o acordo que se encaixa no seu bolso e gera um boleto para realizar o pagamento.

Pela necessidade de serem competitivas, essas plataformas conseguem oferecer condições, muitas vezes, melhores do que as oferecidas nas negociações presenciais diretas com as empresas credoras.

Chegando a ofertar descontos de até 90% para pagamentos à vista, prazos de pagamento mais longos ou redução na taxa de juros.

Algumas prometem até que você limpe seu nome em 24 horas ou menos.

Veja três opções de empresas (fora os órgãos de proteção ao crédito) para limpar seu nome, são elas: QueroQuitar, BLU365 e Acordo Certo.

Vale a pena fazer as simulações nos diferentes sites e escolher a melhor opção para você.

Aplicativo que ajuda a limpar o nome

Para limpar seu nome, provavelmente as atitudes mais essenciais são buscar equilibrar suas contas e criar um planejamento financeiro bem feito.

Nesse sentido, o Mobills oferece uma ferramenta prática, completa e simples de operar que facilitará o controle de suas contas, possibilitará que você ajuste seu orçamento e pague seus débitos rapidamente.

Portanto, se você ainda não usa o gerenciador financeiro mais bem avaliado do Brasil, baixe agora mesmo ou acesse na web e comece a organizar suas finanças para sair das dívidas e limpar seu nome.Telas do aplicativo Mobills

Realize este passo a passo e limpe seu nome

  • Em primeiro lugar, é importante saber que você já consegue consultar restrições em seu nome até pelo mesmo pela internet e gratuitamente, como demonstramos nos tópicos anteriores;
  • Então, acesse os sites indicados e veja sua situação em cada um deles;
  • Feito isso, o foco deve ser a organização das dívidas: separe todos os seus débitos, destacando aqueles de maior valor e taxa de juros;
  • A partir daí é essencial fazer o controle das finanças pessoais: você deve descobrir o quanto terá disponível mensalmente para quitar as dívidas – isso se torna bem fácil com o aplicativo de educação financeira Mobills;
  • Em seguida, vem a negociação com o credor: explique sua situação financeira e busque um acordo que esteja adequado ao seu orçamento. Proponha descontos em juros e multas;
  • Pagamento da dívida: faça o pagamento da primeira parcela da nova dívida, pois assim, exclui-se a antiga e seu nome sai do cadastro de inadimplentes;
  • Conferindo o nome limpo: após 5 dias úteis, confira se o seu nome está limpo nos órgãos de proteção ao crédito.

Benefícios de manter o nome limpo

São inúmeros os benefícios de ter o nome limpo.

O primeiro deles é o psicológico. Sim, pois estar com dívidas traz consigo preocupações constantes, insônia e “dores físicas” causadas pelo estado permanente de estresse.

As relações também se tornam mais saudáveis, uma vez que uma das maiores causas de brigas e separações entre casais está relacionada ao descontrole financeiro.

Desse modo, manter as contas em dia além de ser bom para sua saúde e para os seus relacionamentos, ainda te proporciona condições de oferecer momentos de lazer para sua família.

Quando todas as áreas de sua vida estão em sintonia, isso se reflete no seu humor e até mesmo na sua produtividade no trabalho, ou seja, estar com as contas em dias pode te ajudar também a alcançar uma promoção.

Por último, ser visto como bom pagador constrói um status de consumidor positivo, permitindo acesso a produtos financeiros variados e com taxas de juros mais baixas, visto que estas são proporcionais ao risco do credor.

Dúvidas comuns e específicas sobre limpar o nome

 

Como saber se meu nome está limpo grátis?

Para isso, é preciso que você consulte seu CPF junto aos serviços de proteção ao crédito ou através de empresas que ofereçam este tipo de serviço.

Desse modo, as principais opções para que você possa fazer a consulta gratuitamente são: Serasa, Boa Vista SCPCQueroQuitar, BLU365 e Acordo Certo.

Limpei meu nome e não consigo fazer cartão de crédito

Alguns fatores podem influenciar na obtenção de um cartão de crédito, pois como qualquer outro produto financeiro ele está sujeito a análise de crédito.

Já ter tido o nome negativado também pode impactar nesse exame, isso porque as dívidas atrapalham o score de crédito, que é uma pontuação gerenciada pelos órgãos de proteção ao crédito.

No entanto, veja outros cinco motivos que são recorrentes para a não aceitação de alguns clientes pelas administradoras de cartões:

  1. Dados desatualizados
  2. Dívidas retiradas dos órgãos de proteção ao crédito apenas após o prazo prescricional (5 anos)
  3. Histórico de consultas recorrentes do CPF por outras empresas
  4. Quitação de dívidas com desconto após processo revisional
  5. Já ter tido o nome registrado no SPC ou Serasa

Quanto tempo depois de limpar o nome consigo crédito?

O tempo entre a quitação da dívida e a retirada do nome do devedor do cadastro de inadimplentes é de até 5 dias úteis.

Após esse período, seu CPF não deverá apresentar mais pendências, possibilitando a obtenção de crédito. 

Empréstimo para limpar o nome urgente: quem oferece?

Essa modalidade de empréstimo é conhecida como empréstimo para negativados e oferecida de forma online por empresas como: Ferratum, Simplic e Crefisa.

Nome limpo recentemente atrapalha o financiamento de imóvel?

Caso o financiamento seja pela mesma financeira onde você teve seu nome sujo, sim, visto que a empresa tem seu histórico e, mesmo com o nome limpo, seu passado com a empresa pode contar negativamente.

Se, no entanto, você estiver tentando um financiamento em empresa diferente da que devia, outro fatores devem ser levados em consideração, pois o simples fato de estar com o nome limpo não garante acesso a crédito.

Dessa forma, na análise feita pelas empresas alguns pontos são cruciais, tais como:

  • Renda: às vezes seu nível de renda pode ser incompatível com o imóvel que pretende comprar;
  • Comprovação de renda;
  • Movimentação bancária: se você empresta seu cartão para outras pessoas, por exemplo, cuidado, porque pode ser visto como alguém que gasta mais do que ganha e isso pode influenciar na aprovação do seu financiamento.
  • Declaração de imposto de renda: ajuda na comprovação da renda.

Conclusão

Agora você já sabe como limpar nome sujo tanto diretamente nos órgãos de proteção ao crédito quanto através de outras empresas especializas na prestação deste serviço.

Conheceu, ainda, o feirão do nome limpo, o qual oferece excelente opções de desconto, facilitando o processo de pagamento das suas dívidas.

Porém, para evitar que seu nome volte a ficar sujo, é importante repensar hábitos diários, como gastar mais do que ganhar e a falta de organização financeira.

Nesse sentido, a principal dica é que você comece a utilizar um aplicativo de gerenciamento financeiro no seu celular ou computador para ajudar no controle das finanças pessoais.

Como mencionamos, há inúmeras vantagens em manter o nome limpo. Além de poder obter crédito para realizar seus desejos de consumo, você também terá uma vida melhor e estará mais próximo da tranquilidade financeira.


LEIA TAMBÉM:

10 dicas simples para acabar com as dívidas e começar a acumular dinheiro


Gostou do artigo Como limpar o nome: veja o passo a passo para voltar a ter crédito. A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.