Como ganhar dinheiro com blog: 11 dicas super bacanas!
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É muito gratificante escrever sobre o que gostamos, principalmente se tivermos um retorno financeiro.

Já pensou em criar um blog? Os blogueiros, também conhecidos como influenciadores digitais, estão dominando a Internet com seus infinitos assuntos.

É mais comum vê-los atualmente no YouTube, mas também existem muitos que se aventuram em seus sites.

Mas como ganhar dinheiro com um blog?

Antes de começar, é bom deixar claro que para ter sucesso nesse negócio é preciso muita dedicação e esforço. Não adianta só criar um blog e sair publicando qualquer coisa nele. Tudo precisa ser bastante estudado.

Confira as nossas dicas abaixo sobre como criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro!

Veja dicas de como ganhar dinheiro com um blog

 

1. Invista na plataforma ideal

pessoa digitando no notebook

Primeiramente, você precisa investir em uma plataforma ideal para armazenar o seu blog. É essencial que ela seja flexível para poder implementar ferramentas que te ajudarão a crescer.

WordPress, por exemplo, é o software de gerenciamento de conteúdo mais usado no mundo inteiro. Ele é gratuito, porém, algumas configurações mais avançadas são pagas.

Apesar de ser um programa fácil de manusear, existem muitos tutoriais na Internet ensinando como criar um blog no WordPress.

2. Crie um visual atraente

câmera fotográfica e teclado do notebook em cima de uma mesa

Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Aqui é basicamente isso. Seu blog precisa ter um visual atraente para convencer o leitor a passar mais tempo nele.

Se você escreve sobre moda, então aposte em cores que estão fazendo sucesso no mundo fashion de hoje em dia. Assim, além de se aproximar do público, você mostrará que está antenado.

Isso também lhe ajudará a chamar a atenção de futuros patrocinadores e parceiros.


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3. Interaja com outros blogueiros

pessoas apertando as mãos

Pesquise por blogueiros na sua área de interesse e analise que tipo de conteúdo eles divulgam nas redes sociais, por exemplo.

Como eles estruturam os textos?

Você também pode procurar por um curso online.

Ademais, mantenha um relacionamento amigável com eles para que futuramente vocês fechem uma parceria para escrever artigos juntos.


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4. Procure anunciantes

pessoa com um megafone

Existem várias agências de afiliação que oferecem oportunidades de publicidade com anúncios em vários formatos, como o Lomadee.

Caso se associe ao site, eles pagarão pelas vendas que forem efetivadas em seu blog.

Outra opção é o próprio Google que disponibiliza, através do programa Google Adsense, um sistema que exibe os anúncios em seu site, e a cada vez que ele for clicado, você receberá um determinado valor do Google, que o repassará a você posteriormente.

Quanto mais o seu blog crescer, mais empresas se interessarão em anunciar nele ou fechar algum tipo de parceria.

5. Invista no Inbound Marketing

pessoa mexendo no notebook

Também conhecido como Marketing da Permissão, ele consiste em ser menos invasivo que um pop-up.

Quando alguém assina uma lista de e-mail, essa pessoa está permitindo receber e-mails de determinada instituição. Ela também tem o direito de cancelar essa assinatura a qualquer momento.

Além de ter um baixo custo de aquisição de um novo leitor, esse tipo de marketing é responsável por 90% dos cliques nos sites.

6. Utilize as ferramentas do Google

notebook em cima da mesa com um celular do lado

Além do Google Adsense, o Google possui diversas outras ferramentas que devem ser utilizadas ao seu favor. Pois como já sabemos, o Google é a maior ferramenta de busca do mundo e o seu blog estar alinhado a ele é muito importante.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner consegue obter informações relevantes sobre palavras-chave e auxilia no planejamento de quais devem ser abordadas em seus textos. Ele também possuis outras funções:

  • Lista de termos relevantes;
  • Média mensal de pesquisas;
  • Nível de concorrência;
  • Lance sugerido (para anunciantes).

Google Suggest

O Google Suggest é o autocomplete do Google. Quando você começa a digitar determinada palavra, ele sugere outras palavras de acordo com a primeira.

Isso pode te ajudar a descobrir quais assuntos estão relacionados com o que você pretende escrever.

Google Search Console

O Google Search Console te ajuda a entender se seu blog está otimizado e o que precisa ser melhorado.

Ele também emite alertas a cada falha ou problema crítico detectado. Os relatórios de erros, que impedem o seu site de ser exibido no Google, mapeiam o que está comprometendo o seu desempenho, permitindo corrigir o que há de errado.

Google Alerts

O Google Alerts te manda um e-mail avisando cada vez que algum termo que você esteja monitorando for citado na web.

É possível, por exemplo, acompanhar as palavras importantes dentro do seu conteúdo.

Além disso, se alguém citar o seu blog, será possível mapear o que foi dito e, caso seja uma crítica ruim, você poderá contornar de forma mais rápida.

Google Trends

No Google Trends é possível explorar os tópicos que estão em alta, não só no Brasil, mas ao redor do mundo.

Com ele, você garante que o seu blog sempre esteja atualizado sobre as maiores tendências e ajuda a aumentar a audiência de acordo com o seu conteúdo.

Google AdWords

Com o Google AdWords é possível anunciar online, nos resultados de busca do Google e em sites parceiros.

Quando você pesquisa algo, o Google grava a busca durante um tempo, e por isso é possível afunilar quais propagandas aparecerão na sua tela. Por exemplo: se o seu blog fala sobre fotografia, o anúncio dele só aparecerá para pessoas que procuraram sobre o assunto.

Não confunda o Google AdSense com o Google AdWords. O primeiro exibe anúncios do Google AdWords, ou seja, eles se complementam.

Google Analytics

Com o Google Analytics é possível fazer análises de sites e aplicativos. Você também consegue analisar o número de visitantes do seu blog, tempo médio de permanência dos leitores nas páginas, de onde vieram as pessoas, etc. Ele também possuis outras funções:

  • Observar o funil;
  • Verificar as taxas de conversões por categorias;
  • Criação de testes A/B de páginas.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre essas ferramentas, estão disponíveis na Internet diversos cursos e ebooks sobre o assunto.

7. Otimize seu blog

pessoa mexendo no notebook

Para que as pessoas tenham vontade de ler seus textos, você precisa otimizá-los usando uma ferramenta chamada SEO (Search Engine Optimization).

Mas não é só isso: ele também ajuda seu blog a obter melhores resultados orgânicos no Google e consequentemente a ganhar visibilidade no mundo digital.

Por exemplo: se você escreveu um texto ensinando a fazer uma determinada receita culinária, ele precisa alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca do Google.

Como fazer isso? Basicamente escolhendo as melhores palavras-chave.

Para entender melhor como usar o SEO ao seu favor, existem vários vídeos e cursos online.

8. Mantenha seu blog atualizado

pessoa escrevendo em um plano semanal

Sempre mantenha seu blog atualizado.

Se você não tem muito tempo durante o dia, tente ao máximo separar algumas horas durante a noite ou use seu intervalo de expediente.

O comprometimento que você tem com seus leitores de postar regularmente é muito importante para o crescimento do seu blog.

Se possível, estimule horários fixos para as postagens.


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9. Monte um modelo otimizado para celular

pessoa mexendo no celular

Às vezes entramos em um site pelo celular/tablet e sua interface é horrível e ruim de explorar as configurações. Isso porque a página não tem um modelo otimizado para tais aparelhos eletrônicos.

Você não deve cometer o mesmo erro.

Otimize sua página para celular/tablet e veja o quanto será positivo para seu blog. As pessoas terão mais prazer de permanecer no site.

10. Utilize as redes sociais

pessoa mexendo no celular

Além de otimizar seu blog para celular/tablet, você deve utilizar as redes sociais a seu favor.

Cada rede social terá um propósito diferente para seu site.

O Facebook, por exemplo, poderá ser usado como principal meio de divulgação de seus textos. Já o Instagram, por ser extremamente visual, poderá ser postado memes e outras coisas mais “informais”.

O que você faz no seu dia a dia? Publique no story. Acredite, as pessoas gostam de saber dessas coisas banais.

Em geral, é fácil manusear essas redes sociais, mas você também pode procurar por vídeos e cursos online.

11. Venda produtos

arara de roupas

Atualmente é possível montar uma loja virtual com o WordPress. Você pode criar sua própria marca e ganhar muito dinheiro.

Se você gosta de costurar, invista nas ecobags que, além de estarem super na moda, são sustentáveis. Pense em diferentes estampas e solte sua criatividade.

Já para quem gosta de bijuterias, confeccioná-las é uma ótima ideia.

Está em alta brincos e colares feitos de cola quente. Existem vários vídeos explicando como faz e o melhor de tudo: sai super barato a produção.

Para aumentar a visibilidade do seu produto, você pode utilizar o Google Shopping Ads. Além de anunciar seus itens, ele faz uma conexão com a sua loja.

Assim, qualquer usuário poderá ver o seu produto direto no buscador quando procurar por ele.


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