7 Dicas para quem quer saber como fazer um currículo perfeito

Banner convidando para o Mobills

Ao nos depararmos com uma situação onde precisamos procurar um emprego, seja pela falta de um ou até mesmo na busca de novos objetivos profissionais, ficamos diante da obrigação de criar um novo currículo.

É nele que depositamos boa parte de nossa história além de nossas esperanças.

Afinal, o currículo normalmente é a nossa principal ferramenta de apresentação.

E por que é tão importante que nos apresentemos de forma adequada?

Pois é através de um pedaço de papel, e-mail, site, entre outras possibilidades, que demonstramos todas as nossas experiências e habilidades, bem como nossas metas e objetivos.

Em poucas palavras, trata-se de nosso passado, presente e futuro.

O que fomos, o que somos e o que pretendemos ser dentro dessa nova oportunidade.

Por se tratar de um interesse direto da empresa que irá efetuar a contratação, a definição de um objetivo claro e que esteja dentro de suas expectativas assume grande importância na elaboração do currículo.

Cenário atual

Segundo dados do IBGE – Instituto brasileiro de Geografia e Estatística, o desemprego no Brasil, até o término do mês de maio de 2019, atingiu cerca de 12,7% da população, o que representa cerca de 13,4 milhões de pessoas.

A procura por uma colocação no mercado do trabalho é, muitas vezes, associadas a filas intermináveis de pessoas, que buscam, todos os dias, por uma chance.

E o fato de muitos não terem sucesso na busca reflete claramente o momento de crise econômica pelo qual passamos.

Tendo isso em mente, é mais do que certo que para conquistar o objetivo da almejada vaga, é necessário se destacar dos demais.

Portanto, cabe a nós iniciarmos esse processo com um excelente cartão de visita, o nosso currículo.


Entenda como vencer a crise financeira em 7 passos


Como fazer um currículo perfeito: 7 dicas fundamentais

Provavelmente, você já se perguntou quais informações devem estar presentes em um currículo. Trata-se de uma dúvida muito comum.

Pensando nisso, resolvi separar 7 dicas que são imprescindíveis na elaboração de um bom currículo.

1 – Seja objetivo

Lembre-se que estamos falando de uma apresentação.

Levando isso em conta, de nada adianta que seu currículo seja demasiadamente longo, ou que fantasie e contenha informações que não dizem respeito ao objetivo central.

Pode gerar, no avaliador, um desinteresse relacionado à primeira e importante impressão que você deseja causar, o que pode levar, até mesmo, a um descarte imediato de seu currículo.

Sendo assim, seja conciso e objetivo, isso definitivamente fará com que você ganhe alguns pontos iniciais. 


Prosperidade: veja dicas essenciais sobre como atrair para a sua vida!


2 – Evidencie suas experiências que agreguem valor

“Como assim?”

Ao longo de nossa trajetória, diversas vezes, realizamos atividades que não necessariamente são relacionadas ao nosso objetivo, e que não contribuem muito para a vaga que desejamos concorrer.

Nesses casos, o ideal é que sejam evidenciadas as nossas experiências que demonstrem ao contratante nossas habilidades, as quais podem ser aproveitadas nesse novo emprego.

Desse modo, evite a sobrecarga de experiências e informações.

Faça com que o avaliador entenda claramente como sua história até aqui pode contribuir para seu sucesso nessa nova experiência que deseja ingressar.  

3 – Informe a verdade

Sobretudo quando estamos falando a respeito de nossas formações e cursos, devemos ser verdadeiros.

Informar apenas aquilo que realmente realizamos e podemos comprovar. Isso por 2 motivos muito simples.

O primeiro é que, em algum momento do processo seletivo, ou até mesmo após a contratação, esse conhecimento que você informou pode ser colocado à prova pelos avaliadores ou contratantes.

Logo, caso você tenha mentido, isso pode acabar gerando uma situação bem complicada.

A segunda, diz respeito à ética profissional. Afinal de contas, qual imagem que você deseja transmitir ao mercado de trabalho e a si mesmo?

Portanto, informe apenas aquilo que condiz com a verdade. 


Trabalho online: 10 maneiras de ganhar dinheiro sem sair de casa


4 – Revise muitas vezes

Erros de português, sejam eles gramaticais ou ortográficos, prejudicam e muito no processo de seleção, sendo responsáveis, dependendo do avaliador ou cargo pretendido, pela eliminação sumária do concorrente.

Até mesmo erros de digitação são um grande ponto negativo.

Dessa forma, não se limite apenas a revisar discretamente seu currículo, revise quantas vezes achar necessário.

Assim, você pode evitar que pequenas pedras se tornem grandes obstáculos. 

Banner convidando para o Mobills

5 – Estrutura e modelo

De modo geral, existem modelos simples e compactos espalhados pela internet que são excelentes chamadas para quem quer algo que se adeque na maior parte das empresas.

Atente-se a isso.

Investir em estruturas muito complexas ou despojadas pode até ser bem visto em algumas organizações, mas se trata de uma característica bastante peculiar que deve ser muito bem estudada pelo participante do processo seletivo.

Em vista disso, atenha-se a estruturas que tenham a função de simplificar a vida de seu avaliador. Acredite, ele vai gostar. 


Aplicativo de emprego: os 11 melhores para encontrar uma oportunidade de trabalho!


6 – Apresentação

O que estiver escrito no currículo, seja na folha de papel, e-mail ou software de uma empresa, deve ter a função de apresentá-lo ao contratante da melhor forma possível, correto?

Não deve ser diferente o modo como o currículo é entregue.

No caso de uma versão física, em uma folha de papel, evite sujeiras ou amassados.

Mantê-lo em uma pasta ou envelope é uma excelente dica que pode evitar uma primeira má impressão.

Além disso, quando for necessário encaminhar por e-mail, seja claro e objetivo, preenchendo corretamente o assunto e demais informações que forem necessárias e relevantes. 

7 – Objetivo profissional

Vou dar todo um destaque para essa que é minha última dica, pois diz respeito a um ponto que causa muitas dúvidas e possui uma enorme importância para o currículo.

Lembre-se, a empresa que vai contratá-lo deposita muitas fichas nesse processo, tanto que normalmente concorrem para uma mesma vaga, dezenas e até mesmo centenas ou milhares de pessoas. 

Dessa maneira, ela deseja que a decisão final, de contratação, seja pelo profissional que melhor irá atender suas expectativas, sendo momentâneas ou futuras.

Sendo assim, seu objetivo desejado vai dar a ela um norte de onde você quer chegar.

E, se houver uma correlação entre os objetivos dela e os seus, será um importante diferencial, que irá contribuir significativamente para sua seleção.

Exemplos de objetivos para currículo

Desse modo, o objetivo profissional deve evidenciar o lugar que você deseja alcançar, aonde você quer chegar e, sobretudo, o que você quer fazer.

Você pode expor:

  • Quais são seus objetivos como profissional;
  • Qual a forma como você pretende trabalhar;
  • Quais funções deseja desempenhar;
  • Evidenciar suas características que se relacionam ao emprego desejado;
  • Qual cargo você deseja alcançar;
  • Aonde você quer chegar.

Conclusão

Lembre-se que saber como elaborar um bom currículo é apenas uma etapa do processo e é essencial que seja cumprida com excelência.

Outro ponto importante que devemos levar em consideração é não nos mantermos estagnados. Isto é, buscarmos sempre o desenvolvimento pessoal e profissional.

Desse modo, temos a chance de nos aprimorar e gerar mais recursos que justifiquem nossa contratação.

Nessa perspectiva de evolução e desenvolvimento, o coaching pode ser uma poderosa ferramenta para te ajudar a conquistar seus objetivos.

Afinal, ele contribui no processo de planejamento que vai te levar do estado atual ao estado desejado, acelerando de modo eficaz todo esse trajeto.

Não se esqueça, a primeira impressão é fundamental para garantir sua permanência no processo.

E, acima de tudo, o currículo representa o seu objetivo, aquilo que provavelmente você almeja fazer para os próximos anos e quem sabe para a vida. 

Então, trate de vestir sua melhor roupa e ir direto ao trabalho.

Quando conseguir o emprego, controle suas finanças

Por fim, a última dica que posso te dar é que não adianta ganhar dinheiro, se você não administrá-lo da maneira correta.

Até porque, você pode facilmente se endividar e, depois de sair da lista de desempregados, infelizmente acabar entrando na lista dos endividados que conta com mais de 60 milhões de brasileiros no momento.

Creio eu que você não queira isso, não é mesmo?

Por isso, sugiro que utilize o Mobills, o aplicativo de controle financeiro pessoal mais bem avaliado do Brasil.

Estando empregado e fazendo seu controle financeiro de modo eficiente, com certeza, você alcançará o sucesso financeiro.

P.s.: Gostou do artigo “7 Dicas para quem quer saber como fazer um currículo perfeito”? Compartilhe com seus amigos e familiares através das redes sociais.

P.s.2: A sua opinião é muito importante para nós! Então, sugira novos temas, deixe seu comentário.

View this post on Instagram

Infelizmente, essa é a REALIDADE da maioria dos brasileiros. ⠀ Acostumados com o padrão imposto pela sociedade, muitos vivem numa alienação financeira, limitados a uma rotina convencional de trabalho e salário, com completa dependência de suas finanças. ⠀ No entanto, se você ficasse desempregado hoje, juntando-se ao grupo de mais de 13 milhões de brasileiros desempregados atualmente, VOCÊ TERIA COMO SE MANTER? Seja por meio de uma reserva de emergência ou algum tipo de renda extra que você possua. COMO VOCÊ FICARIA NESSA SITUAÇÃO? ⠀ São essas perguntas acerca de situações preocupantes que você deveria saber responder, caso viva de forma a trabalhar e pagar dívidas, somente, sem luxos ou mesmo qualidade de vida. ⠀ Posso afirmar que INVESTIR, hoje, é uma das melhores formas existentes de alcançar a tão sonhada LIBERDADE FINANCEIRA. ⠀ E MAIS, você não precisa de uma montanha de dinheiro para se tornar um investidor, mas sim de uma mudança de mentalidade, de novas prioridades, sair da sua zona de conforto e começar a usar o seu dinheiro de forma mais inteligente. ⠀ VOCÊ PRECISA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO! ⠀ Por isso estamos lançando o curso Planejamento Financeiro na Prática, um curso online, feito para você que quer aprender de vez como fazer o seu planejamento financeiro, ECONOMIZAR até 50% dos seus ganhos mensais e NUNCA mais passar por problemas financeiros na vida! ⠀ 👉Se inscreva na nossa lista VIP e garanta 50% de desconto já na inscrição, entre outros benefícios. LINK NA BIO (https://dicas.mobills.com.br/planejamento-na-pratica). ⠀ Marque um amigo para ver esse post. 😎 ⠀ ❤ Se gostou, deixe seu like e comentário, isso é muito importante para nós. ⠀ Siga @mobillsedu e @mobillsapp ⠀ #mobillsedu #aprendizmb #educaçãofinanceira #planejamentofinanceiro #financaspessoais #investimentos #cursosonline #decisoesfinanceiras #dinheiro #dicasfinanceiras #rico #riqueza

A post shared by Mobills Educação Financeira (@mobillsedu) on


LEIA TAMBÉM:

19 Aplicativos para ganhar dinheiro no seu tempo livre e obter uma boa renda extra