Saiba como escolher o sócio ideal para o seu negócio
Por favor, avalie esse Post

Saiba como escolher o sócio ideal para o seu negócio 

Banner convidando para o site do Mobills

Achar os sócios ideais para a sua startup ou pequena empresa não é uma tarefa das mais simples. Segundo especialistas, o sucesso de alguns negócios está diretamente relacionado à escolha correta da sociedade.

Confira as dicas de 13 empreendedores para aqueles que desejam encontrar o sócio ideal para a sua empresa.

Como escolher o sócio ideal para o seu negócio

 

Tenha a capacidade de liderar (Jan Riehle – CEO da Itaro)

A rede de contatos é o principal meio que o empreendedor Jan Riehle utiliza para buscar sócios. Para ele, o empreendedor deve buscar o que ele não tem.

“Os sócios precisam ter a capacidade de liderar. Caso contrário, não conseguirão se desenvolver e criar novas ideias e conceitos, o que impedirá que a empresa se torne muito grande”, avalia. 

Mesmos objetivos (Henrique Russowsky – Agência digital Jüssi)

Russowsky começou na agência digital Jüssi como único sócio, porém, sabia que precisaria se cercar de sócios para fazer a empresa crescer.

Para ele, alinhamento de objetivos e complementaridade são dois fatores que devem ser levados em consideração na escolha de uma sociedade.

Boa convivência (Eduardo L’Hotellier – CEO e fundador do GetNinjas.com.br)

L’Hotellier achou os seus sócios por meio de indicações de pessoas de confiança. Ele marcou diversas reuniões antes de fechar a parceria e acredita que além do conhecimento a pessoa precisa ter uma boa convivência.

“Em muitas ocasiões, você irá passar mais tempo com seu sócio do que com sua esposa ou esposo, e assim como ninguém deve casar só pela beleza, não podemos formar uma sociedade só pelo currículo do profissional”, afirma.

Saiba ouvir feedbacks (Ricardo Moraes – Cofundador da Memed)

Moraes acredita que o sócio ideal é uma pessoa com quem você consiga conversar.

“Tenha por perto pessoas que saibam ouvir feedbacks e devolver pontos de desenvolvimento importantes para sua vida profissional”, diz.

Tenha características complementares às suas  (Arthur Blaj – Sócio e diretor executivo da LIVO)

Na hora de escolher os sócios, Blaj focou nas áreas mais importantes da sua empresa. No entendimento dele, ter características complementares, o mesmo momento de vida e a mesma visão de futuro são fatores cruciais.

“É essencial que todos saibam o risco que estão correndo e a quantidade de tempo que podem suportar trabalhar com uma remuneração simbólica ou inexistente”, ressalta.

Seja honesto (Daniel Muniz Silva, fundador da VaiMoto)

Para Muniz, escolher um sócio é mais difícil do que uma pessoa para se casar.

“Já tive experiências anteriores em que a empresa começava super bem, todos os sócios comprometidos e apaixonados, e no desenrolar do desafio, as sinergias sumiam e os problemas começavam a aparecer”, afirma.

Ele acredita, ainda, que um sócio precisar ter honestidade e ética. 

Tenha a sua confiança (Rafael Borges – Have a Nice Beer, clube online de cervejas especiais)

A história do Have a Nice Beer começou quando Rafael presenteou Pedro Meneghetti com o livro “1001 cervejas para beber antes de morrer”.

Eles são amigos de infância e perceberam que precisavam de um sócio para cuidar da parte de tecnologia da empresa.

“O sócio ideal é uma pessoa que possui conhecimentos e habilidades complementares às suas e, acima de tudo, seja de sua extrema confiança”, explica Pedro.

Seja pró-ativo (Patrick Nogueira – CEO e fundador da Baixou, startup especializada em ferramentas online que monitoram a variação de preços de produtos) 

Nogueira conta que é preciso ter muita habilidade na hora de escolher um sócio.

“Além disso, precisa ser pró-ativo e determinado para atingir os objetivos da empresa”, afirma. 

Valorize seus pontos fortes (Carmelo Queiroz – CEO e cofundador do We Do Logos)

Para o empreendedor, um sócio ideal é definido a partir de 4 fatores: valoriza o seus pontos fortes e minimiza os seus pontos fracos, tem afinidade junto ao projeto e pessoas, atende as principais necessidades estratégicas do negócio e é alinhado com as metas e objetivos do negócio. 

Saiba discutir (Bruno Golombek – Cofundador da Fanatee, startup especializada em games)

Golombek recomenda que o empreendedor busque uma pessoa com quem possa debater.

“Deve ser alguém com quem você não tem medo de discutir. Você vai discutir tudo no começo, portanto, é importante que ambos saibam quando ouvir e quando falar”, explica. 

Tenha valores similares (Eduardo Grinberg – Cofundador da PiniOn)

De acordo com Grinberg, saber se os valores do potencial sócio são similares ao seu é essencial.

“Você irá passar por situações difíceis nos próximos meses ou anos ao lado da pessoa, e é importante não deixar para realmente conhecer alguém em um momento chave”, recomenda. 

Tenha a mesma visão que você (Ofli Guimarães – Sócio fundador da startup Meliuz)

Para Guimarães, o sócio ideal é aquele que sabe exatamente o que quer e está disposto a se dedicar para alcançar o mesmo objetivo.

“Acredito que o mais importante é que os sócios tenham uma mesma visão de longo prazo, o mesmo objetivo. Caso contrário, a sociedade não será sustentável ao longo do tempo”, diz.

Seja diferente de você (Bruno Yoshimura – Cofundador e CTO do Kekanto)

Yoshimura cita como pontos essenciais: confiança, motivações e expectativas alinhadas, comunicação clara, culturas e valores semelhantes.

“Ser diferente às vezes é bom. Ter apenas sócios conservadores ou agressivos pode ser ruim”, ensina. 

*****

Leia também:

10 dicas fundamentais para você abrir seu próprio negócio

As lições de bilionários para quem está buscando o sucesso nos negócios

20 fatores importantes para ajudar você a montar um negócio de sucesso

Curtiu as dicas dos grandes empreendedores sobre como escolher o sócio ideal? Tem alguma outra sugestão valiosa? Compartilhe conosco e colabore para o aprendizado!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Saiba como escolher o sócio ideal para o seu negócio? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários