Como economizar na manutenção do carro

Banner convidando para o site do Mobills

Quando se vai comprar um carro, além do valor das mensalidades, é necessário levar em conta o gasto mensal que se terá com o veículo.

Este gasto mensal envolve despesas com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, licenciamento, seguro, oficina, combustível e até com possíveis multas. Por isso, ao comprar um veículo, seja ele novo ou usado, além do valor das parcelas, o consumidor precisa considerar essas despesas para fechar o negócio.

Segundo especialistas, o gasto médio mensal que o consumidor tem com o carro equivale aproximadamente a 2% do valor total do veículo. Por exemplo, ao comprar um carro de R$40 mil, seu gasto mensal com o automóvel ficará em torno dos R$800,00.

Sem dúvida, esta é uma despesa alta e que pode fazer bastante diferença nas suas finanças pessoais. No entanto, com algumas orientações é possível reduzir o tamanho desse custo e fazer com que você tenha um pouco mais de economia, para que o gasto com o veículo não cause um impacto tão grande sobre o seu orçamento.

Uma dica importante é tentar diminuir os gastos variáveis, como estacionamento, combustível, pedágios, multas etc. Cortando essas despesas, irá sobrar mais dinheiro para os gastos considerados fixos, ou seja, aqueles que incluem as prestações, pagamento do DPVAT, IPVA, entre outros.

No atual momento econômico, com o preço do combustível elevado, os motoristas precisam ter um controle ainda maior sobre suas despesas. Para economizar um pouco na hora de abastecer, basta tomar algumas medidas, como evitar o uso desnecessário de dispositivos elétricos (GPS, ar-condicionado, rádio), já que o combustível também é utilizado para recarregar a bateria.

Além disso, você não deve usar o carro para realizar trajetos curtos. Ligar o motor e desligá-lo logo em seguida pode aumentar bastante o consumo. Evite também viajar com os vidros abertos, já que a resistência do ar aumenta este tipo de gasto, e, como dito anteriormente, invista na manutenção preventiva do veículo.

Você sabia que a melhor economia que você poder fazer em relação ao seu carro é fazendo a manutenção preventiva? Pesquisas mostram que até 90% dos problemas que acontecem com o carro são por falta de manutenção.

Abaixo, estão algumas dicas sobre os principais itens que devem ser avaliados na manutenção preventiva, para ajudá-lo a reduzir as despesas com a manutenção do seu carro.

Dicas sobre como economizar na manutenção do carro

 

Alinhamento e Balanceamento

Foto de carro passando por alinhamento e balanceamento

Ao fazer alinhamento e balanceamento do veículo promove-se economia dos pneus, impedindo que eles se desgastem excessivamente e de forma desigual.

O serviço de balanceamento e alinhamento deve ser feito, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros rodados.

Freio

Freios de um carro

O freio é um dos itens de segurança mais importantes do carro. Ele é dividido em várias partes, e deve-se ficar atento com as datas de validade de cada uma delas.

O fluido de freio precisa ser trocado, pelo menos uma vez por ano, e as outras peças como o disco de freio, pastilhas, tambores e as demais precisam de uma revisão a cada 10 mil quilômetros rodados.

Filtro de Ar

Filtro de ar de um carro Citroen

É a manutenção mais rápida, fácil, barata e eficiente. É o filtro de ar que controla o fluxo de ar que auxilia o motor a funcionar com melhor performance, assim, diminuindo o desgaste.

O prazo de troca do filtro vai depender do uso do veículo, mas é importante que seja feito pelo menos uma vez por ano.

Óleo

Óleo para carro

Para a troca de óleo é preciso ficar atento à data estabelecida pela montadora, e isso serve tanto para o óleo lubrificante quanto para o filtro de óleo.

Contudo, em média, é importante que se faça a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses. No próprio manual do proprietário vem marcado o tempo certo de se fazer a troca de óleo.

Filtro de Combustível

Filtro de combustível de um carro

O filtro de combustível é uma espécie de guardião do tanque, que evita que qualquer sujeira chegue ao tanque junto com combustível, por isso é bom mantê-lo sempre em estado perfeito.

A troca para uma manutenção preventiva é recomendada entre 10 e 15 mil quilômetros rodados.

Velas

Vela de um carro

Para o funcionamento do motor as velas são fundamentais. A sua substituição deve ser feita depois dos 15 mil quilômetros rodados, em média.

É bom ficar sempre de olho, pois você pode não sentir de imediato diferença alguma no desempenho do carro, mesmo com elas danificadas.

Sistema de Arrefecimento

Sistema de arrefecimento de um carro

O sistema de Arrefecimento é o que comporta o radiador e o reservatório de expansão. A cada 30 mil quilômetros é recomendado que se faça a limpeza de todas as peças que compõem esse sistema.

Nesse mesmo período é bom que se troque o aditivo do radiador.

*****

Ama escrever e gosta do tema finanças pessoais? Conte suas experiências voluntariamente no Portal Mobills e colabore para a educação financeira de outras pessoas. Preencha o formulário para se cadastrar!

Leia mais:

Os 35 carros com menor custo de manutenção em 2017

Alguns cuidados que você deve tomar antes de comprar um carro

Os 35 carros com maior custo de manutenção em 2017

Quanto você costuma gastar com manutenção? Faz sempre a manutenção preventiva? Curtiu nossas dicas sobre como economizar na manutenção do carro? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como economizar na manutenção do carro? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários