Como cortar gastos supérfluos que podem atrapalhar o seu planejamento
4 (80%) 1 vote

Como cortar gastos supérfluos que podem atrapalhar o seu planejamento

Banner convidando para o site do Mobills

Será que os gastos supérfluos não estão pesando demais no seu orçamento? E será que é possível cortar esses gastos e melhorar as suas finanças? De antemão já digo, independentemente da sua atual condição financeira, sempre é possível aprimorar o modo como você está gerindo o seu dinheiro, basta fazer análises constantes e buscar sempre se aperfeiçoar.

Neste post, você vai entender melhor o que são os gastos supérfluos, como eles podem atrapalhar a sua vida, o que você pode fazer para diminuir suas despesas e como cortar gastos que de maneira silenciosa vão minando as suas chances de ter tranquilidade financeira. Preparado? Então, vamos lá!

Como cortar gastos supérfluos

Gastos supérfluos são aqueles que, depois de algum tempo de reflexão, se mostram dispensáveis: depois que você efetivou a compra e pensou um pouco mais, notou que não precisava realmente daquilo. Também existem aqueles gastos supérfluos com pequenos prazeres do dia a dia, como cafés, refeições, festas ou outras pequenas despesas que, no final do mês, podem fazer a diferença no seu orçamento.

Aquele sapato que é do mesmo modelo que você já tem, apenas em uma cor diferente; aquele casaco que parece não ter uma oportunidade para ser utilizado; o celular de última geração que você só usa para fazer e receber chamadas e entrar em redes sociais; o carro que no início te deu a maior alegria, mas que agora só da dor de cabeça com seguro, impostos e todas as outras despesas que esse tipo de bem pode lhe dar… Mas como cortar esses gastos?

Roupas

Closet com vários modelos de roupas
Vale a pena fazer uma revisão no seu guarda-roupa antes de pensar em novas compras

Antes de comprar, analise se você realmente precisa daquilo. Caso seja mesmo necessário, não ceda à tentação da moda: procure comprar produtos fora de época, que possuem bons descontos, e invista em peças atemporais, ou seja, que não sairão de moda.

Para isso, evite estampas muito fortes ou cores chamativas, já que estas são facilmente afetadas pelas estações e pela passagem dos anos.

Cuidado com promoções que oferecem descontos progressivos de acordo com o número de peças adquiridas! Elas acabam lhe dando a ideia de “quanto mais melhor”. Evite também aquelas que permitem o parcelamento em muitas vezes no cartão, já que você ficará com o seu orçamento comprometido durante um bom tempo.

E, para finalizar este tópico, jamais parcele suas compras se for com juros!

Cafés e lanches

Copo com café, biscoitos e sanduíche
O cafezinho de cada dia no trabalho e o excesso de lanches fora complicam as finanças de muitas pessoas

Procure diminuir seus gastos com lanches e cafés, consumindo, entre as refeições, pequenas quantidades de frutas e outros snacks saudáveis, como castanhas e barras de cereais. Beba água e sucos que podem ser preparados em casa e levados para o trabalho.

Esses hábitos, além de saudáveis, irão impactar positivamente no seu orçamento. Afinal, os gastos com refeições fora de casa têm se tornado mais caros a cada dia.

Evite comer simplesmente por mania. Você precisa mesmo daquele cafezinho antes de chegar no trabalho? Tome um copo antes de sair de casa! Você também não precisa comprar pipoca e refrigerante toda vez que vai ao cinema.

Celulares e planos de telefonia

Celular de última geração
Trocar de celular a cada novo lançamento não é muito indicado, principalmente para quem tem problemas financeiros

E aquele celular novo que lhe chamou a atenção? Será que você vai mesmo utilizar todas as suas funções? Será que o valor investido não poderia ser poupado e utilizado de uma forma mais racional em sua vida?

Tome cuidado também com promoções que oferecem celulares do último tipo atreladas a planos de telefonia que, muitas vezes, possuem carência de 2 ou 3 anos.

Assim, o que é aparentemente barato vai sair caro — se o plano não atender às suas necessidades ou for ruim, não poderá ser trocado devido à fidelidade e às multas que você terá que pagar caso queira sair dele.

Contas da casa

Calculadora, caneta, cartões de crédito e faturas de contas da casa
Dependendo da situação, tv a cabo e telefone fixo são exemplos de contas da casa que podem ser cortadas

Você ainda pode cortar gastos supérfluos — e, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente! — diminuindo o desperdício de alimentos em sua casa ou tomando cuidado com o tempo do banho.

Isso também vai impactar no valor de sua conta de água, luz ou gás. Nesse sentido, repense também a necessidade da TV a cabo que, muitas vezes, nem é aproveitada.

Leia mais:

Descubra quais são os erros financeiros que você comete sem perceber

10 coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro

Como poupar dinheiro: saiba quanto guardar e por que juntar por mês

E então, gostou das nossas sugestões sobre como cortar gastos supérfluos? O que você pretende fazer com o dinheiro que economizar ao eliminar esses gastos? Tem outras dúvidas ou dicas sobre o assunto? Compartilhe conosco, entre para a conversa!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como cortar gastos supérfluos que podem atrapalhar o seu planejamento? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários