Como contornar desvios no planejamento financeiro
Por favor, avalie esse Post

Como contornar desvios no planejamento financeiro

Banner convidando para o site do Mobills

A primeira coisa que você deve ter em mente ao começar a elaborar o seu planejamento financeiro é que ele é apenas uma expectativa do que poderá acontecer na realidade.

Por isso mesmo é chamado de planejamento, porque você define seus objetivos e atitudes tentando prever o que irá acontecer no futuro, sem ter certeza de que o previsto irá se realizar.

Uma consequência disso, é que quase sempre ocorrem contratempos (por melhor que seja sua capacidade de planejar e sua habilidade de seguir minuciosamente o que foi planejado). Sendo assim, você tem que aprender como contornar desvios no planejamento financeiro.

Saber contornar os desvios em tempo hábil é uma das tarefas fundamentais do acompanhamento das finanças pessoais. Se você deseja ter sucesso no controle financeiro você precisará desenvolver suas próprias técnicas para identificar os desvios e superá-los. Contudo, existem algumas dicas simples que podem ajudá-lo a realizar essa tarefa com êxito. Veja quais são:

Entenda como contornar desvios no planejamento financeiro

Sempre identifique o porquê do desvio

Você tem que saber o que gerou aquele (s) desvio (s) no seu planejamento. O problema foi gerado por uma falha no planejamento? Foi por uma questão de consumismo? Motivo de força maior (por exemplo, doença na família)? Ou outro motivo?

Identificar a raiz do desvio é o primeiro passo para que você possa se prevenir e não permitir que ele aconteça de novo.

Se você está começando a planejar agora, é normal que aconteçam algumas falhas. Nesse caso, o que você deve fazer é ir reajustando o orçamento mês a mês e acompanhando em períodos menos espaçados (toda semana ou de 15 em 15 dias, por exemplo) até que os desvios parem de acontecer.

Porém, se você já for veterano no quesito acompanhamento das finanças pessoais, o mais provável é que você tenha sido negligente em um determinado mês ou tenha tido algum imprevisto que fugiu da sua visão de futuro no momento em que você estava elaborando o seu planejamento.

Nessa situação, você terá que ver a melhor maneira de absorver o impacto. Uma possibilidade é remanejar os recursos ainda disponíveis no orçamento para tentar sanar o desfalque e planejar-se para não acontecer novamente. Se acontecer, que não seja pelo mesmo motivo!

Conscientização de todos os envolvidos

Uma das tarefas mais desafiadoras é a conscientização das pessoas envolvidas, entretanto, é a que pode trazer os resultados mais impressionantes. Isso se deve ao chamado Princípio dos Interesses Coincidentes.

Pense no seguinte: se todos os familiares estiverem alinhados e desejarem alcançar o mesmo objetivo, eles tendem a se empenhar mais para atingi-lo. Por exemplo, trocar o carro usado por um modelo mais novo ou aquela viagem em família.

Converse abertamente com os responsáveis

Isso vale para você e para todas as pessoas envolvidas que possam ter contribuído para causar o desfalque. Não mascare a situação, não finja que está tudo bem. Se houve algum furo no orçamento, encare a situação real e o quanto antes.

Evite desperdícios

Os desperdícios e gastos do dia do dia devem ser evitados. Para isso, deve-se estimar e reservar um valor no orçamento mensal para cada um deles (antes do mês começar) e os acompanhar semanalmente.

Nesse momento, os gastos fixos também devem ser analisados com maior atenção. Cancele assinaturas, contas e mensalidades que não trazem benefícios reais para você ou para sua família e, novamente, conscientize os envolvidos a usar com moderação os serviços que são cobrados “por uso” como energia elétrica, água e telefone.

Compartilhe os resultados

Se foi necessário envolver outras pessoas da casa no processo, nada mais justo do que compartilhar os resultados alcançados. Mostre o quanto foi possível economizar e, se couber no orçamento, pode ser separada uma pequena parte para melhorar a poupança da família, ou para quitar dívidas, ou mesmo para um passeio com a namorada, esposa ou família. Obviamente, esse prêmio não pode causar um novo desvio no seu planejamento.

Para concluir, lembre-se que não adianta planejar e tentar seguir detalhadamente o plano a qualquer custo. É preciso entender que os contratempos irão aparecer e que você deve analisar a melhor forma de lidar com eles para seguir em frente.

Leia mais:

5 atitudes prejudiciais ao seu planejamento financeiro

Saiba por onde começar o planejamento financeiro

Como fazer um planejamento financeiro com a ajuda da tecnologia

Como elaborar um planejamento financeiro pessoal incrível em 13 passos

Como você conseguiu contornar os desvios no seu planejamento financeiro? Conhece alguma outra dica valiosa? Compartilhe conosco! 

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como contornar desvios no planejamento financeiro? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

 

Comentários