Como comprar um carro: saiba qual a melhor forma de pagamento

Se você está pensando em comprar um carro novo, ou simplesmente trocar de carro, é necessário se programar financeiramente e decidir qual a melhor forma de pagamento, de acordo com as suas possibilidades.

Normalmente, a melhor forma de pagamento é à vista, justamente pela maior facilidade de barganhar o preço do automóvel (você pode conseguir um bom desconto com o dinheiro em mãos), principalmente nessa época de crise econômica, onde as montadoras e revendedoras de veículos vêm tendo problemas para vender seus produtos.

Além disso, você não terá que engessar o seu orçamento dos próximos meses e anos com várias prestações a serem pagas ao banco.

Entretanto, para quem não tem condições de realizar o pagamento à vista, muitas vezes optar por um financiamento ou CDC (Crédito Direto ao Consumidor) pode ser a escolha mais viável.

Há também o consórcio, que é o ideal para quem não tem pressa em ter o veículo.

Para saber qual o mais indicado para você, veja a seguir as particularidades de cada uma dessas opções de pagamento e saiba como comprar um carro sem prejudicar o seu bolso.

Como comprar um carro: saiba qual a melhor forma de pagamento

Leasing   

Com juros menores do que os do financiamento, o leasing funciona como o aluguel de um veículo.

O dono, que nesse caso é a instituição financeira, compra o carro escolhido e cede à pessoa que contratou o leasing, a qual é chamada de arrendatário.

No final desse contrato de “locação”, caso a pessoa tenha interesse, tem o direito de ficar com o veículo, de acordo com as normas contratuais e realizando o pagamento do VRG (Valor Residual Garantido).

Vale ressaltar que o automóvel não pode ser quitado antes do período determinado no contrato.

As principais vantagens do leasing, além dos juros menores, são: não há incidência de IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) e a pessoa interessada não precisa apresentar garantias, visto que o veículo permanece como sendo da instituição.

Veja também: 5 vantagens de comprar um carro seminovo

CDC

O CDC (Crédito Direto ao Consumidor) é o financiamento “comum” e acaba sendo uma alternativa ao leasing.

A maioria das pessoas opta por essa maneira de comprar um novo automóvel, segundo dados da Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (ANEF).

O CDC é um tipo de empréstimo que, como qualquer outro, está sujeito a juros. Quanto maior o número de parcelas, maior os juros a pagar e consequentemente maior o valor final do veículo.

É adequado para quem tem pressa em ter o carro, pois logo após a aprovação o veículo é da pessoa e ela fica pagando ao banco, aos poucos.

O comprador pode, caso queira, antecipar prestações do financiamento e diminuir o valor final pago, visto que a antecipação reduz o valor dos juros.

A grande diferença para o leasing é que o carro já fica em nome da pessoa que contratou o CDC e não em nome da financiadora, como ocorre no leasing.

Consórcio

Uma empresa fiscalizada pelo Banco Central é responsável por administrar o consórcio, realizando contrato, determinando valores, números de participantes e fazendo a gestão do valor pago.

Os participantes do consórcio são chamados de cotistas. Estes pagam parcelas nas quais estão incluídos: fundo de reserva, fundo comum, seguro e taxa de administração.

Se essa for a sua escolha, você só vai receber a carta de crédito para poder pegar o seu veículo quando for sorteado, quando der um lance ou no final do contrato.

Sendo assim, essa é uma maneira de compra adequada para quem não tem pressa na aquisição do veículo, já que não é possível saber se a pessoa terá o carro no primeiro mês ou no último.

Os prazos de pagamento variam e chegam até 180 meses.

Embora não sejam cobrados juros, há a correção das mensalidades, a qual é feita uma vez por ano de acordo com o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado).

Quando a pessoa é contemplada, ela recebe o crédito integral e pode negociar o valor na hora de pagar o veículo.

Deve-se lembrar, contudo, que após ser contemplado é necessário apresentar garantias.


LEIA TAMBÉM:

Como vender um carro: dicas para realizar a venda do seu veículo com segurança e uma maior valorização


Curtiu as nossas dicas sobre como comprar um carro? Conhece alguma outra forma interessante? Compartilhe conosco!

Gostou do artigo Como comprar um carro: saiba qual a melhor forma de pagamento? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.