Como começar a planejar o Natal com antecedência
Por favor, avalie esse Post

Como começar a planejar o Natal com antecedência*

*Texto adaptado do conteúdo produzido originalmente por Danielle Desir no site The Thought Card

Banner convidando para o site do Mobills

Quando chega o segundo semestre, parece que entramos em um túnel do tempo e em um piscar de olhos já estamos no Natal. Esta época de fim de ano pode ser um pesadelo para as finanças pessoais, principalmente se você está com o seu dinheiro contado.

Para a maioria dos brasileiros, gastar mais do que devia é normal neste período do ano. Por isso, preparamos um guia para você sobre como começar a planejar o Natal com antecedência, visando que você não seja mais um a iniciar o novo ano cheio de dívidas. Confira!

COMO ELABORAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL INCRÍVEL EM 13 PASSOS

Saiba como começar a planejar o Natal com antecedência

Quando começar?

Cofrinho sobre algumas moedas

Embora muitas pessoas comecem a economizar para o Natal durante o ano, nem sempre isto pode ser financeiramente viável para todos. Mas nunca é tarde para começar a economizar (aliás, quanto mais cedo, melhor)! Quanto maior o tempo que você tem para poupar, menos problemas você terá no seu orçamento futuramente.

Se você precisa de mais motivos para começar a se planejar para o Natal, basta dar uma olhada nas suas faturas de cartões de crédito entre novembro e dezembro de 2016. Você verá quantos gastos você tem no final do ano!

Uma pesquisa revelou que quase 17% dos brasileiros gastam mais do que podem no Natal e que quase 20% dos inadimplentes ficaram com o nome sujo após as compras de fim do ano de 2016.

Organizando as despesas

Mão cheia de moedas

Primeiro, comece fazendo uma lista de todas as despesas que você terá no Natal deste ano. Inclua tudo: decoração, comida, possíveis viagens, presentes etc.

Lembre-se que você não é nenhum Papai Noel, então, nada de querer sair por aí distribuindo lembranças. Depois, estipule o preço de cada item e some tudo. O total que der é o que você pode gastar, nada além disso!

Também fique sempre atento às promoções. Se você conseguir comprar tudo da sua lista e ainda sobrar dinheiro, você fez um bom trabalho. Porém, nada de gastar o dinheiro que restou imediatamente. Guarde-o e já comece a poupar para o próximo Natal.

Outra dica bem legal é reutilizar a decoração que você já tem. Existem vários vídeos explicando como criar a sua própria decoração ou reutilizá-la.

Esse movimento chamado DIY (Do It Yourself, traduzindo: Faça Você Mesmo) é uma ótima maneira para economizar ainda mais neste fim de ano.

Defina uma linha de tempo

Cofrinho com gorro de Papai Noel

Para conseguir alcançar seu objetivo, calcule quanto você precisará economizar a cada mês. Por exemplo: você tem três meses para poupar (setembro, outubro e novembro), então divida seu orçamento de Natal por três, para saber quanto deverá poupar em cada um dos meses.

Caso tenha previsto gastos em torno de 900 reais para a data comemorativa, você deverá poupar em torno de 300 reais por mês até dezembro.

Se o seu objetivo parece impossível de se alcançar, de acordo com o seu salário líquido, corte alguns gastos. Faça uma análise: será que aquela decoração é realmente necessária? Convidei e pretendo dar presentes para muitas pessoas? Você precisa ter consciência do que quer, do que pode fazer e do que realmente precisa.

Caso o seu dinheiro ainda seja muito curto, e não seja possível fazer uma festa de natal este ano, que tal fazer uma boa ação? Você pode ter um Natal feliz e ainda ajudar ao próximo.

No entanto, em qualquer circunstância, aconteça o que acontecer, não use o dinheiro do seu fundo de emergência para as festas de fim de ano!

Pague tudo à vista

Mão segurando várias cédulas de reais

Sempre que possível, pague tudo à vista. O mês que sucede as festas de fim de ano é janeiro, ou seja, mês de pagar impostos, matrícula, material escolar, etc.

Desse modo, não corra o risco de ficar endividado logo no começo do ano, principalmente se você tiver uma fatura grande de cartão de crédito para vencer em janeiro.

CARTÃO DE CRÉDITO: 21 DICAS PARA NÃO PERDER O CONTROLE DO SEU

Próximo Natal

Criança com roupa de Papai Noel tentando retirar bola de árvore de Natal

Agora que você já sabe como economizar para o Natal, comece a planejar o próximo a partir de janeiro de 2018.

Como já dissemos antes, quanto mais cedo você começar, melhor para o seu bolso e mais chances o seu Natal terá de sair do jeitinho que você planejou.

Não esqueça de não gastar o dinheiro que você poupou com coisas banais, mesmo que você ache que conseguirá recuperar depois.

Pense: “será que vou conseguir mesmo?” E ainda que a resposta seja sim, pense novamente: “o que eu quero comprar, eu realmente preciso?” Estas perguntas e respostas te ajudam a se tornar uma pessoa mais econômica.

*****

LEIA TAMBÉM:

O que NÃO fazer com o seu dinheiro até o final de 2017

Planejamento financeiro pessoal: 5 dicas para montar o seu

Quer aprender como juntar dinheiro em 2017? Veja 15 dicas indispensáveis!

*****

Curtiu as dicas sobre como começar a planejar o Natal? Conhece alguma outra interessante? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como começar a planejar o Natal com antecedência? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários