Finanças Pessoais

Como começar a economizar dinheiro

Moedas e cofrinho simbolizando como começar a economizar dinheiro

Como começar a economizar dinheiro

Banner para o site do Mobills

Economizar dinheiro não costuma ser algo fácil, especialmente para aqueles que tem problemas até mesmo para pagar suas contas do mês. Acredite, gastar mais do que se ganha é algo muito mais comum do que parece, não à toa grande parte da população brasileira está endividada.

Dessa maneira, como conseguir economizar uma porcentagem do salário mesmo tendo que arcar com todas as despesas necessárias no mês? Isso é o que pretendemos explicar de maneira descomplicada e objetiva no artigo de hoje, com 6 dicas básicas, porém essenciais, sobre como começar a economizar dinheiro e formar uma poupança já.

Como começar a economizar dinheiro

Use um bom aplicativo de gestão financeira

Nunca é demais lembrar que controlar as entradas e saídas de dinheiro é o meio mais fácil de saber quais são os seus maiores gastos e evitar despesas desnecessárias.

Como essa pode ser um tarefa um tanto quanto entediante para algumas pessoas, é possível contar com programas de gestão financeira, como o Mobills, que organizam suas contas e são aliados na hora de poupar dinheiro. Simples de usar, ele é um aplicativo de controle financeiro em que você registra as receitas recebidas no mês e cada despesa, inclusive as pequenas.

Dessa maneira, você conseguirá controlar o quanto já gastou no mês, quanto ainda tem disponível na sua conta e quais são as contas que ainda precisam ser pagas. Além de poder usar diversas outras funções, como metas e orçamentos, gráficos interativos, relatórios completos e muito mais, tudo visando facilitar o gerenciamento das suas finanças.

Controle seus gastos fixos

Após começar a usar um bom aplicativo de controle financeiro, o primeiro passo que você deverá levar em consideração para economizar dinheiro é garantir que o valor necessário para arcar com as despesas do mês seja menor do que o salário recebido.

Some todas as contas da casa: supermercado, luz, água, internet e telefone. Considere nesse cálculo, ainda, os custos com entretenimento e saúde, como a mensalidade da academia e outros que você possa ter. Saber exatamente para onde vai cada centavo do seu dinheiro é fundamental para que você possa reduzir os gastos mensais.

Leia também: Como não gastar todo o seu salário

Pague suas contas em dia

Este é um exemplo de ação que evita gastos desnecessários.

Pagando suas contas em dia você não precisa pagar multas por atrasos. Pode parecer pouco, mas faça os cálculos de quanto isso pode representar no final de um ano.

Outra atitude importante é dizer adeus ao cheque especial. Este é um valor que deve ser guardado para emergências, caso contrário são apenas mais juros para pagar mensalmente.

Faça uma lista de itens dispensáveis

Este é o momento de avaliar quais são os pontos em que é possível economizar. Enumere seus gastos em ordem de prioridade e corte sem pena as despesas desnecessárias.

A escola dos filhos, por exemplo, é um investimento, portanto, deve estar no começo da lista. Já as idas frequentes a restaurantes durante a semana podem ser diminuídas, porque representam um prejuízo considerável no final do mês.

Use menos o cartão

Cartões são muito práticos, mas apresentam uma desvantagem: fazem com que você perca a noção do dinheiro gasto no dia a dia. Como é só passar o cartão, fica muito mais fácil perder o controle das pequenas despesas. Para evitar que isso aconteça, comece a pagar pequenas despesas com dinheiro.

Dicas para economizar mais

Diga não ao consumismo

Reflita alguns minutos e analise quantas compras desnecessárias você fez nos últimos 6 meses. Você já parou para pensar que o valor gasto com itens de consumo poderia estar na sua poupança ou em outro tipo de investimento? Não compre por impulso: pense na real utilidade de cada bem de consumo e avalie muito bem o custo-benefício.

Curtiu nossas dicas sobre como começar a economizar dinheiro? Quer ler mais dicas sobre como controlar melhor seu dinheiro para garantir uma boa poupança? Acompanhe nossos posts!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo Como começar a economizar dinheiro? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário