Finanças Pessoais

10 coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro

mãos protegendo moedas simbolizando o tema coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

10 coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro

Banner convidando para o site do Mobills

Com a vida corrida que muitas pessoas têm hoje em dia, alguns gastos acabam passando despercebidos. Essas despesas passam a ser tão comuns que nós acabamos nos acostumando a tal ponto de nem considerar o tanto de dinheiro que estamos gastando com certas coisas. Garantias estendidas desnecessariamente, pacotes de TV a cabo, assinaturas, entre outros. 

O site de notícias Business Insider listou algumas coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro e lembrou que, ao cortar determinados gastos, você poderá economizar para realizar outros objetivos financeiros ou gastar com coisas mais úteis e interessantes. Confira a lista: 

Coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro: Top 10

1. Planos de celular inadequados ao seu perfil

A quantidade de pessoas que escolhe um plano de celular que realmente se encaixe em seu uso é muita pequena, a maioria prefere comprar um plano que seja mais completo. 

Dica: a princípio, procure pagar pelo uso de internet e mensagens ilimitadas. Após alguns meses, faça uma análise do quanto você utiliza e reduza seu plano.

2. Loteria

Jogar na loteria de vez em quando, apenas por diversão, não é o problema. O que você não deve fazer é comprar bilhetes frequentemente e “apostar todas as fichas” que realmente vai ganhar o prêmio.

Pode até ser algo barato e insignificante, no início, mas somando todos os gastos relacionados a isso, você verá que poderia ter dinheiro suficiente para gastar em coisas bem melhores.

3. Fast food

Primeiramente, o preço das redes de fast food têm crescido cada vez mais. Ademais, não é algo bom para a sua saúde a longo prazo.

Ao preparar sua comida, além de economizar dinheiro, você terá uma dieta bem mais saudável.

4. Assinaturas em geral 

A princípio, era só para as revistas, e agora também existe um plano de academia e um jornal.

As assinaturas podem acabar se somando e, se você parar para pensar, algumas delas podem não ser tão úteis assim. Analise as opções que você possui e cancele o que você vê que não é mais necessário.

5. Garantias estendidas 

Vendedores estão sempre pressionando para que o cliente leve, junto do produto, garantias estendidas – que o recompensam em casos de quebra, roubo, etc.

Pode ser útil em casos de eletrônicos muito caros, mas normalmente elas acabam custando o preço do aparelho. 

6. Pacotes de TV a cabo

O Netflix e outros programas de streaming, cada vez mais, vêm roubando o lugar das empresas de TV a cabo.

Além de existir uma maior variedade de programas e filmes, você pode assistir qualquer coisa no momento que quiser.

7. Café da manhã fora de casa

Várias pessoas preferem comprar o café da manhã em algum local a caminho do trabalho ao invés de tomar antes de sair de casa.

Mesmo que você tenha que perder algum tempo preparando o café em casa, a economia que gera pode ultrapassar os R$ 120 mensais.

8. Métodos “fantásticos” para emagrecimento 

Remédios e outros métodos “fantásticos” para emagrecimento são lançados diariamente e podem ter um efeito negativo em sua saúde.

Eles não são baratos e dificilmente cumprem com o que prometem. Se você deseja emagrecer, procure um médico para te ajudar e evite gastar dinheiro em “métodos milagrosos”.

9. Compra de carros novos 

O brasileiro costuma trocar de carro de dois em dois anos, já virou uma tradição – seja por problemas de mecânica, por ter enjoado do que possui ou de custos de manutenção.

Se esse é seu caso, dê preferência a carros usados. Assim, você poderá economizar mais dinheiro. 

10. Presentes de última hora 

Se você é daquelas pessoas que sempre deixa para comprar presentes no último momento, você sabe muito bem o quanto é difícil encontrar algo que agrade a você ou a quem receberá o presente.

Sendo assim, você pode acabar pagando caro por um presente nem tão bom assim. Por isso, sempre pesquise antes de comprar, veja os melhores preços e evite gastar dinheiro onde você poderia economizar.

*****

Você sabia que estamos postando 2 textos novos por dia (de segunda a sexta-feira)?  Não perca a oportunidade de ler artigos incríveis, acesse o Portal Mobills diariamente e aprenda cada vez mais sobre todos os temas relacionados às finanças pessoais, empreendedorismo, dicas de produtividade e muito mais!

Leia mais:

Como cortar gastos supérfluos que podem atrapalhar o seu planejamento

Aprenda a economizar dinheiro criando metas e orçamentos

Saiba como contornar a crise e se manter bem financeiramente

Concorda com as nossas sugestões de coisas em que você NÃO deve gastar dinheiro? Tem alguma outra? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 10 coisas em que você NÃO deve gastar dinheiroA sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Sobre o autor

Victor Leitão

Victor Leitão

Victor Leitão, coordenador de marketing do Mobills e editor-chefe do Portal Mobills, tem 26 anos, mora em Fortaleza-CE. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir filmes/séries, jogar futebol/Dota 2 e viajar.

Deixe um comentário