Conheça as casas de análise de investimentos e saiba como elas podem te ajudar

Você é daqueles que têm interesse em investir, mas não sabe muito bem por onde começar? Então, as casas de análise de investimentos podem ser a solução perfeita para você! 

As casas de análise estão fazendo bastante sucesso entre os investidores, principalmente para aqueles que não têm tempo para realizar pesquisas aprofundadas sobre os ativos do mercado. 

Contratar os serviços de uma casa de análise pode trazer grandes benefícios, e é sobre essas empresas que iremos falar hoje. 

Por isso, se você está em dúvida se realmente vale a pena receber as análises prontas dessas instituições, leia esse artigo até o final e saiba escolher a melhor opção para o seu perfil.

O que é uma casa de análise?

As casas de análise de investimento são bastante novas no Brasil.

Suas atividades se iniciaram em 2009, com o surgimento da Empiricus, que hoje é uma das mais famosas do país. 

Desde então, surgiram mais 24 outras empresas do mesmo segmento, sendo as mais famosas a Empiricus, Suno Research, Nord Research e Eleven Financial.

Essas instituições são as grandes responsáveis pelo aumento na quantidade de investidores na bolsa de valores durante os últimos anos.

Segundo a revista Exame, houve um aumento de mais de 700 mil novos investidores somente em 2019. 

Isso se deve principalmente à praticidade oferecida por essas empresas, que cobram uma certa taxa mensal para disponibilizar o acesso a algumas carteiras de investimentos estruturadas pelos seus consultores. 

Tal atividade facilita a entrada de novos investidores na bolsa, visto que nem todos possuem interesse ou tempo para estudar sobre as ações do mercado. 

Sendo assim, qualquer um pode ter acesso a análises de fundos e ações realizadas por pessoas com conhecimento, tudo isso por um preço justo, é claro. 


Como investir em ações e quais erros você não pode cometer!


As casas de análise são confiáveis?

Se você conhece pelo menos um pouco o mercado de investimentos, deve saber que são diversas as técnicas de análise de investimento. 

Por conta disso, as casas de análise podem ter interpretações diferentes dos ativos no mercado, o que torna ainda mais importante saber escolher a melhor casa de análise de investimentos. 

Normalmente, essas instituições apresentam pelo menos duas carteiras recomendadas.

E, para escolher a melhor dentre elas, é importante analisar a rentabilidade anual que a carteira alcança quando comparada com o Ibovespa. 

Com a queda da Selic para 4,25% a.a., torna-se cada vez mais atrativo optar por instituições de análises, visto que a renda variável é o caminho para quem quer retornos melhores do que os proporcionados pela renda fixa. 

Outro fator que torna mais confiável o investimento nesses serviços, é a grande disponibilidade de informações na internet, o que facilita o entendimento desse negócio. 

As casas de análises se demonstraram bastante eficientes nos últimos anos, e vêm apresentando um custo-benefício atrativo, tanto para novos investidores quanto para os mais experientes. 

Vale ressaltar ainda que não é qualquer pessoa que pode recomendar compra ou venda de ativos financeiros. 

Para que o analista possa auxiliar pessoas a investir, ele precisa ter a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

O principal objetivo da CVM com esse tipo de norma é garantir a qualidade das recomendações, evitando que pessoas sejam enganadas no mercado de investimentos. 

Portanto, todas as casas de análise precisam ter a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários, o que garante a segurança e confiabilidade dessas instituições. 


Fundos imobiliários: aprenda tudo de mais relevante sobre esse tipo de investimento!


Por que contratar uma casa de análise?

As casas de análise objetivam oferecer serviços para facilitar a análise de ativos e investimentos, auxiliando seus clientes a alcançarem os melhores resultados. 

Geralmente, seus serviços giram em torno de relatórios de ações, fundos e ativos.

Neles, os analistas analisam o desempenho desses investimentos e buscam indicar para os clientes quais as melhores opções disponíveis. 

Além disso, normalmente elas enviam newsletters, com indicadores diários de rentabilidade do mercado, visando auxiliar os investidores a tomarem decisões financeiras mais assertivas. 

Por fim, essas empresas apostam bastante na produção de notícias voltadas para o mercado financeiro, o que possibilita um maior entendimento a respeito do mesmo.

Ademais, conforme o cliente vai obtendo rendimentos através das carteiras recomendadas para iniciantes, é possível contratar serviços diferenciados, como carteiras que indicam ativos específicos para cada situação. 

É claro que tudo isso se baseia em estudos e pesquisas dos analistas das casas de análises, mas isso não significa que eles não podem cometer erros! 

E às vezes eles ocorrem, principalmente quando se trata de ações, ativos que por possuírem muita volatilidade acabam variando bastante em pouco tempo. 

Por outro lado, as casas de análise contam com consultores que possuem anos de experiência no mercado financeiro, o que apesar de não ser garantia de retorno financeiro, proporciona uma maior segurança ao seguir as recomendações. 

Quais informações as casas de research podem apresentar?

O principal objetivo das casas de research é conseguir proporcionar bons resultados de investimento para os seus clientes. 

Para garantir o cumprimento dessa missão, as casas de análises trabalham ofertando os seguintes serviços:

  • Recomendações de compra, venda e manutenção;
  • Análises de maiores altas e baixas do mercado;
  • Cálculo de valuation das ações;
  • Análise de risco e retorno de ativos;
  • Notícias envolvendo o mercado financeiro.

Por meio desses produtos, elas tentam assegurar que os investimentos sejam feitos de forma inteligente e eficiente.

Recomendações de compra, venda e manutenção

Diversos profissionais compõem as casas de análise de investimentos e, dentre eles, encontram-se os chamados Analistas de Investimentos.

Esses analistas são responsáveis por elaborar estudos de recomendação de ativos, como ações, fundos de investimentos, fiis e outros ativos que possuam potencial no mercado. 

Vale ressaltar que não é qualquer pessoa que pode realizar recomendações de compra! 

Para isso, é necessário possuir a Certificação CNPI, que objetiva elevar o padrão daqueles que trabalham com recomendações no Brasil. 

Quando realizadas por bons Analistas de Investimentos, as recomendações podem resultar em boas aquisições de ativos, alcançando uma alta rentabilidade, como foi o caso das empresas que recomendaram Magazine Luiza na época. 

Análises de altas e baixas do mercado

Por se tratar de renda variável, é muito comum observar oscilações em curto prazo nos papéis das empresas, sejam essas variações positivas ou negativas. 

Diante disso, é interessante entender como os movimentos do mercado financeiro podem influenciar no valor dos seus investimentos. 

Portanto, a fim de facilitar esse entendimento, as casas de análise costumam apresentar as principais altas e baixas do mercado diariamente. 

Quando um investimento possui variações muito drásticas, dizemos que trata-se de um ativo volátil. 

Entender a respeito da volatilidade dos seus investimentos significa saber se aproveitar das variações do mercado, e ainda estar seguro para evitar perdas inesperadas de dinheiro. 

Vale ressaltar que nem sempre os ativos mais voláteis são os mais rentáveis, visto que sua variação pode ocorrer de forma negativa, o que torna esses ativos menos interessantes para investidores a longo prazo. 

Cálculo de valuation das ações

Quando falamos de mercado financeiro, é importante entender que existe uma diferença entre o valor que um ativo possui, e o preço que está sendo cobrado pelo mesmo. 

Chamamos de valor a quantidade monetária real que aquele ativo vale, ou seja, está diretamente ligado ao valor de mercado que uma empresa ou fundo possui. 

Apesar disso, nem sempre o preço de um ativo será o mesmo que o seu valor de mercado, visto que quando há uma procura muito elevada por determinados ativos, eles tendem a aumentar o seu custo. 

Desse modo, é importante saber se estamos comprando ativos por um preço justo, ou se o mesmo se encontra acima do esperado. 

Esse cálculo é realizado pelas casas de análises, que vão lhe indicar qual o preço ideal que deve ser pago por cada ativo. 

Logo, o ideal é comprar ativos por um preço menor que o seu valor, e realizar sua venda quando estiver acontecendo o inverso.

Isto é, quando o preço cobrado estiver maior do que o próprio preço. 

Isso significa que você terá feito um bom negócio, e o que as casas de análise objetivam é exatamente garantir que isso aconteça. 

Análise de risco e retorno dos ativos

Entender o grau de risco e retorno de cada ativo é essencial para começar a investir

Até porque, quanto maior o risco de um ativo, maior a possibilidade de retorno. 

Sendo assim, é importante possuir uma carteira de investimentos que saiba balancear o risco e a segurança.

Com o objetivo de alcançar grandes rendimentos, mas sem necessariamente abrir mão da estabilidade da sua carteira. 

Um exemplo disso são as rendas fixas, que possuem baixo risco, mas não apresentam uma rentabilidade tão atrativa (especialmente neste momento). 

Por isso, um bom gestor de carteira deve saber analisar os riscos de todos os ativos que a compõem, para garantir que você terá uma carteira rentável e segura. 

Principais casas de análise de investimentos no Brasil

Com a popularização dessas empresas no Brasil, são muitas as opções disponíveis. 

Isso é muito bom, pois força às casas de análise a se tornarem cada vez melhores.

No entanto, também dificulta o processo de escolher qual serviço contratar. 

Pensando nisso, separamos as principais casas de análises do país, confira!

Empiricus

Provavelmente você já deve ter ouvido falar na Bettina, a jovem de 20 anos que possui mais de R$ 1.000.000,00 investidos. 

Sem dúvida essa propaganda se tornou um viral em 2019, mas isso não tira o mérito dessa casa de análise. 

Precursora no ramo de research, a Empiricus surgiu em 2009 e, desde então, se posiciona entre as maiores empresas do segmento no país. 

Com mais de 21 opções disponíveis, a Empiricus possui carteiras de investimentos para os mais diversos segmentos, inclusive Micro-Caps, ou seja, empresas com baixíssima capitalização.

Suas opções vão desde R$ 14,00 até R$ 330,00 ao mês, e possuem mais de 140 mil investidores que acompanham seus relatórios. 

Se você quiser entender mais a respeito da Empiricus, basta acessar clicar neste link.


Os 15 melhores apps para controle financeiro pessoal


Suno Research

A Suno é uma casa de análise que busca facilitar o processo de investimento para investidores iniciantes

Seu objetivo é trazer para o público informações que antes eram restritas aos grandes investidores.

Por isso, possuem opções mais acessíveis. 

A empresa surgiu em 2016 e hoje é considerada a casa de análise mais popular entre os novos investidores. 

Possuindo 9 carteiras de investimentos, a Suno apresenta algumas das opções mais acessíveis do mercado.

Indo desde R$ 9,90 por mês, até R$ 249,83 ao mês. 

Além disso, é possível encontrar bastante conteúdo grátis disponível nas redes da Suno.

Como é o caso do seu blog e grupo no Telegram, que são ótimas fontes de notícia para o mercado financeiro. 

Se você quiser conhecer um pouco mais a respeito da Suno Research, basta entrar neste link.


Como elaborar um planejamento financeiro pessoal incrível em 13 passos simples


Eleven Financial

A Eleven é uma casa de análise independente que surgiu em 2015 com o objetivo de ser um apoio para o investidor. 

Com o foco na qualidade e na responsabilidade, ela mantém mais de 200 empresas na sua watchlist, e possui mais de 130 empresas em carteira. 

Essa casa de análise possui 7 opções de pacotes, com valores a partir de R$ 71,00 por mês. 

Vale ressaltar ainda que o foco da instituição é em Mid-Small cap.

Ou seja, empresas com baixa capitalização no mercado, mas com elevado potencial de valorização. 

Se você quiser conhecer melhor a Eleven Research, basta acessar este link.


19 Aplicativos para ganhar dinheiro no seu tempo livre e obter uma boa renda extra


Nord Research

A Nord é uma casa de análise que já atende a mais de 70 mil investidores individuais.

E diz ter o compromisso com a disseminação de informações financeiras de qualidade. 

Com um total de 12 opções disponíveis, a Nord Research possui opções para diferentes perfis investidores, seja você conservador, seja você arrojado. 

Seus valores vão desde R$ 18,00 por mês até R$ 418,00 ao mês, agradando a basicamente todos os perfis investidores! 

Para conhecer melhor a Nord, clique neste link.

Conclusão

As casas de análises podem ser opções excelentes para aqueles que desejam iniciar suas atividades no mercado financeiro. 

Com a praticidade proporcionada por essas instituições, é possível ingressar no mercado financeiro independentemente da idade e do conhecimento. 

Apesar disso, as casas de research não conseguem prever o futuro, o que não garante retorno caso você realize os investimentos sugeridos. 

Mesmo assim, seu trabalho é voltado para que seus clientes alcancem os maiores rendimentos, tendo equipes focadas em alcançar isso.

Por esse motivo, as casas de análise conseguem impactar positivamente a vida da maioria dos investidores que utilizam os seus serviços, popularizando o mercado financeiro, principalmente entre os investidores iniciantes. 

Antes de começar a investir, entretanto, é importante estar preparado financeiramente, ou seja, possuir um fundo de emergência. 

Nesse sentido, o Mobills pode te ajudar a construir essa reserva essencial para os investidores. 

Ele possui todos os recursos necessários para você fazer um controle financeiro completo e eficiente.

Se você ainda não o conhece, vale a pena acessar a versão web ou baixar o app e conferir tudo que ele pode te proporcionar.

P.s.: Gostou de aprender um pouco sobre casas de análise? Compartilhe nas redes sociais! A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.


APRENDA MAIS:

Saiba quais são as 10 melhores corretoras de valores do Brasil [Lista atualizada]!


View this post on Instagram

A forma como você utiliza o seu dinheiro pode não dizer tudo sobre você, mas, com certeza, é a principal influência para as suas conquistas financeiras futuras. ⠀ Por isso, identificar os motivos que te impedem de ter dinheiro é fundamental. ⠀ Dentre eles estão: ⠀⠀ – Não definir objetivos: Um objetivo nada mais é do que aquilo que se pretende alcançar quando se realiza algo. Logo, cabe a você concentrar sua energia e esforço diário para algo que você quer e que vale à pena, ou seja, seus sonhos. ⠀ – Ficar só na teoria: Buscar novos meios de conhecimento é excelente! No entanto, conhecimento acumulado e não praticado de nada serve. Cuidado com a obesidade mental. ⠀ – Ignorar gastos desnecessários: Ignorar gastos desnecessários é um hábito bastante comum e sem dúvidas muito prejudicial. Está fora do seu orçamento? Não é importante? Não compre! ⠀ – Fazer parcelamentos: Milhões de pessoas atualmente estão endividadas no país. Dentre elas, milhares chegaram nesse ponto devido a dívidas de cartões de crédito, por exemplo. E o pior, grande parte dos parcelamentos se referem a coisas desnecessárias e passam a consumir cada vez mais o orçamento familiar. ⠀⠀ – Não gerenciar suas finanças pessoais: Não ter controle dos seus gastos, incluindo os do seu cartão de crédito, é um descaso com a sua vida financeira e pode te prejudicar tanto no presente quanto no seu futuro. ⠀ Para isso existem aplicativos de controle financeiro. É o caso do @mobillsapp, o gerenciador financeiro mais bem avaliado do Brasil que vai te fazer entender onde seu dinheiro está sendo gasto e transformar a sua vida financeira para melhor. ⠀⠀ E aí, o que te impede de ter dinheiro? ⠀ 📲 Ative as notificações! 💙 Se gostou, não esqueça de deixar o like. 📌 Se não tem tempo para ler agora, salve este post para ler depois. ⠀ #mobillsedu #aprendizmb #trabalho #dinheiro #objetivos #economizar#metas #cartoesdecredito #dividas #financaspessoais #controlefinanceiro

A post shared by Mobills Educação Financeira (@mobillsedu) on

Banner convidando para o Mobills