O anúncio estava previsto inicialmente para 27 de abril, mas as datas não foram divulgadas. Segundo o presidente da Caixa, o banco está preparado, mas a liberação depende do Governo.

Cansado de ler? Então ouça este artigo:

Entenda por que o calendário da segunda parcela de saque do auxílio emergencial ainda não foi liberado

Há duas semanas, beneficiários do auxílio emergencial cedido pelo Governo Federal em decorrência da pandemia do novo coronavírus vivem na expectativa. 

O calendário de saque da segunda parcela do benefício originalmente seria divulgado no dia 27 de abril. Contudo, a data foi antecipada e, depois, adiada.

Na última quinta-feira, 7, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, disse que esperava anunciar até à última sexta-feira, 8, o cronograma de pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial. 

Até agora, as datas não foram divulgadas, para preocupação de milhares de desempregados, trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais (MEIs) que dependem do benefício.

Por que o calendário ainda não foi liberado?

Conforme o Governo, a dificuldade de estabelecer novo calendário está na falta de recursos e na tentativa de evitar aglomerações para a realização do saque nas agências da Caixa, que tiveram longa filas nas últimas semanas.

No dia 20 de abril, Caixa Econômica Federal havia anunciado adiantamento do saque da segunda parcela do benefício para o dia 23.

Na véspera da nova data, Onyx cancelou o adiantamento. 

Na ocasião, ele argumentou que, como muitas pessoas ainda não haviam recebido a primeira parcela, seria necessária a abertura de crédito suplementar para realizar os pagamentos. 

“Por fatores legais e orçamentários, pelo alto número de requerentes que ainda estão em análise, estamos impedidos legalmente de fazer a antecipação da segunda parcela do auxílio-emergencial”, informou o Governo Federal em nota.

Segundo a Caixa, até o último domingo, 10, haviam sido pagos R$ 35,5 bilhões a 50 milhões de brasileiros.


Novo site para consultar o auxílio emergencial foi liberado pela Dataprev. Saiba como fazer a consulta!


Todos na expectativa

Em coletiva realizada na última segunda-feira, 11, o vice-presidente da Rede de Varejo da Caixa, Paulo Henrique Ângelo, afirmou que o banco está pronto para realizar o procedimento, mas a liberação do calendário está nas mãos do Governo Federal.

Ele garante que a Caixa está focada em concluir o pagamento da primeira parcela e divulgará procedimentos da segunda parcela assim que o Governo Federal divulgar o calendário.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ponderou que o calendário deve considerar as datas de pagamento dos benefícios do Bolsa Família.

E da liberação dos saques em dinheiro para quem recebe o Auxílio Emergencial por meio da poupança digital do banco.

Isso para evitar aglomeração nas agências, caso as datas coincidam. 

Banner convidando para pedir o cartão Méliuz


Caixa atualiza aplicativo Caixa Tem mais uma vez para evitar filas de espera online por auxílio emergencial


Como foi o pagamento da primeira parcela

Milhares de brasileiros realizaram o saque do benefício apenas depois de horas em filas para atendimento nas agências da Caixa. 

O calendário de pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial começou no dia 9 de abril para quem estava no Cadastro Único e não recebe Bolsa Família, 

Os cidadãos que não estavam no CadÚnico, e se cadastraram pelo site ou app Auxílio Emergencial, começaram a receber o benefício a partir do dia 14.

No caso de beneficiários que não tinham conta na Caixa, o calendário de saque foi dividido por mês de aniversário, do dia 27 de abril até o dia 05 de maio.

Na apresentação do auxílio emergencial, era previsto que o pagamento da segunda parcela seria entre os dias 27 e 30 de abril.

Por sua vez, a terceira parcela seria paga entre os dias 26 e 29 de maio.

Com informações de G1.

Ajude outras pessoas, nos siga nas redes sociais e comente!

-> O que achou da notícia sobre a espera pela divulgação do calendário de saque da segunda parcela do auxílio emergencial?

Se gostou, então, compartilhe com seus amigos e familiares que possam se interessar.

Quer acompanhar nosso conteúdo também no Instagram? Clique aqui e siga o @mobillsedu!

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas, deixe seu comentário.


SAIBA MAIS:

Postado em: Notícias


Escrito por Heloísa Vasconcelos

Jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na cobertura de economia e cidades e aprende todo dia um pouco mais sobre mercado financeiro. Leitora ávida, apaixonada por literatura.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar de

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

logo-mobills-app

Baixe agora para o seu dispositivo

logo-mobills-app
logo-mobills-app
logo-mobills-app