Entenda todos os detalhes sobre o Cadastro Positivo

Banner convidando para o Mobills

Já imaginou uma espécie de central de dados que busca apontar os consumidores que são bons pagadores? Pois ela existe, se chama Cadastro Positivo, foi criada em 2011 e começou a vigorar em 2013.

Inicialmente, teve uma baixa adesão.

Com a nova lei, no entanto, os bancos e outras instituições financeiras poderão incluir consumidores nesse cadastro sem a necessidade de autorização prévia.

Semelhante, ao que acontece com o Cadastro Negativo (lista de inadimplentes).

Quer saber todos os detalhes dessa novidade que começará a valer agora em julho? Leia o artigo até o final e entenda tudo sobre o Cadastro Positivo.

O que é Cadastro Positivo? Para que serve?

Em linhas gerais, é um banco de dados que guarda seu histórico financeiro positivo.

Assim, além de saber se alguém está ou não fora das listas de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, com o cadastro positivo é possível conhecer todo o histórico de bom pagador da pessoa.

Dessa forma, quem tem um bom histórico, não contará apenas com a informação de que não está devendo no momento, e sim com todo um arcabouço de informações que corroboram sua boa índole como consumidor.

Vantagens

Podemos citar três principais vantagens do cadastro positivo, veja:

1. Avaliação financeira justa

Através de um histórico detalhado e hábitos de pagamento de longo prazo.

2. Melhores chances junto a financeiras e bancos

Ao ter informações mais sólidas, não apenas os bancos dos quais você é correntista ou que já têm informações apuradas sobre seus hábitos estarão aptos a te oferecer boas linhas de crédito, mas o mercado em geral, tendo em vista que terão acesso a esses dados também.

3. Aprovação de crédito mais rápida

Mais uma vez, a unificação das informações e credibilidade das mesmas facilitará e agilizará o processo de obtenção de crédito.


Como limpar o nome: veja o passo a passo para voltar a ter crédito!


Como funciona o cadastro positivo?

Ele reunirá informações sobre os compromissos financeiros que pessoas físicas ou jurídicas assumiram – e como têm sido pagos esses empréstimos, financiamentos e crediários.

Além disso, incluirá informações sobre pagamento de contas de consumo como água, gás, energia elétrica e telefone, que também poderão ser utilizados como referência. 

Informações detalhadas sobre os produtos ou serviços adquiridos não são enviadas ao Cadastro Positivo.

Somente são disponibilizados o valor total do financiamento, o número, o valor das parcelas e como o pagamento tem sido realizado pelo consumidor ou pela empresa. 

Também será disponibilizado um score de crédito baseado nas informações do Cadastro Positivo, que poderá ser acessado pelo comércio, pelos bancos, pelas financeiras e pelos prestadores de serviços.

Permitindo, assim, que informações mais precisas sejam consideradas no momento de definir condições de pagamento para cada cliente e taxas de juros mais ajustadas às necessidades e ao perfil de cada consumidor ou empresa. 

Entretanto, para obter acesso às informações detalhadas presentes no Cadastro Positivo, será necessário obter a autorização do cadastrado.


O que fazer para escapar dos altos juros do cartão de crédito


Lei do Cadastro Positivo

Antes da aprovação da Lei Complementar nº 166/19, o Decreto nº 7.829/2012 que regulamentava a matéria determinava que era preciso que o consumidor ou a empresa autorizasse a abertura do seu Cadastro Positivo nos órgãos de proteção ao crédito.

Entretanto, a partir de 8 de julho de 2019, como determinado na nova lei: todos passarão a fazer parte do Cadastro Positivo.

O consumidor e as empresas, todavia, podem solicitar sua exclusão do Cadastro Positivo a qualquer momento. 


Como saber se o seu nome está sujo: aprenda a consultar grátis!


Cadastro positivo é pago?

Não é preciso pagar para ter seus dados no Cadastro Positivo nem para pedir a exclusão dos mesmos da base.

Cadastro positivo: vantagens e desvantagens

As vantagens e desvantagens se confundem, já que não há uma obrigatoriedade do mercado:

  • Reduzir a taxa de juros;
  • Aumentar os valores das linhas de crédito;
  • Ou facilitar as formas de pagamento para um bom pagador, que são os exemplos mais claros de vantagens esperadas, como já mencionamos.

Assim, os críticos acreditam que o Cadastro Positivo será benéfico apenas para aqueles que forem consultar as informações de seus possíveis clientes, mas que não traz nenhuma vantagem assegurada ao consumidor.

Há ainda, quem defenda que essa ferramenta prejudicará o consumidor, uma vez que os benefícios não são obrigatórios, mas a participação, a priori, será.

O fato do Cadastro Positivo influenciar no “score” ou nota de crédito – que serve para medir o risco do consumidor em não pagar uma dívida aos credores de acordo com seu histórico – também é alvo de críticas.

Uma vez que esse número é calculado por cada órgão de proteção ao crédito de uma maneira diferente, não sendo regulamentado de forma única.

Por último, existe um certo receio quanto à coleta e distribuição dos dados que estarão presentes no Cadastro Positivo, sendo vistas como invasiva por parte de alguns consumidores.


Como sair das dívidas rapidamente: 7 passos simples


Como ativar o Cadastro Positivo?

Veja a seguir, como ativar o Cadastro Positivo nos órgãos de proteção ao crédito e também em boa parte dos bancos brasileiros.

Cadastro Positivo Serasa

O Serasa oferece vários serviços, entre eles o “Serasa Cadastro Positivo”. Para acessar, você deve fazer seu cadastro gratuito no site, clique aqui.

Após o cadastro, você preencherá outro formulário, onde são pedidas informações como: nome completo, data de nascimento, CPF e e-mail.

Na segunda etapa, é solicitado que seja enviado um documento (frente e verso) onde conste uma foto e seu CPF, além de uma selfie segurando este mesmo documento.

Na terceira etapa, é solicitado seu endereço completo e telefone para contato. Na última parte, é mostrado um termo de autorização da abertura do cadastro.

Cadastro Positivo SPC

Para abrir no SPC, basta clicar aqui e seguir os seguintes passos, descritos no site:

1. Baixe, imprima e preencha o termo de adesão.

2. Junte ao termo de adesão, assinado com firma reconhecida, cópias autenticadas dos documentos abaixo:

  • Documento de identificação (RG, CNH, carteira de trabalho);
  • CPF;
  • Comprovante de endereço.

3. Envie o termo e as cópias dos documentos para o endereço do SPC Brasil.

Se preferir, dirija-se ao posto de atendimento do SPC Brasil mais próximo de você.

4. Assim que suas informações forem recebidas, seu cadastro será inserido no sistema do SPC.

Você receberá um e-mail do SPC Brasil com instruções para cadastrar a senha de acesso gratuito à consulta pessoal do Cadastro Positivo.

Cadastro Positivo Boa Vista

Um pouco mais simples do que os anteriores, a Boa Vista só pede que seja feito o login para quem tem conta no site ou a criação da mesma, de forma gratuita.

Após isso, um formulário de três passos é mostrado.

A primeira parte é referente a dados gerais como endereço, CPF e outros dados.

Depois, aparece uma tela com a autorização de compartilhamento de dados.

Por último, é pedida uma selfie para confirmar a veracidade de quem está fazendo o pedido.


O passo a passo para consultar o saldo do FGTS pela internet


Cadastro Positivo Nubank

O Nubank tem integração com o cadastro da Boa Vista. Para ativá-lo, siga os passos:

1. Para usuários Android: Abra o app do Nubank > clique na seta que aparece embaixo do seu nome na tela inicial > Perfil > Ativar Cadastro Positivo.

2. Para usuários iOS: Abra o app do Nubank, deslize a tela para a esquerda e siga a seguinte sequência: “Meus Dados” > “Dados pessoais” > “Ativar Cadastro Positivo”.

Depois, toque sobre a seta na parte inferior da tela. Clique em “Ativar Cadastro Positivo” e, por fim, toque em “OK”.


NuConta, a conta-corrente do Nubank, vale a pena?


Cadastro Positivo Itaú

Para correntistas do Itaú Unibanco, é possível ativar a opção tanto pelo caixa eletrônico como pelo aplicativo. 

Através do Caixa Eletrônico, deve-se acessar os seguintes menus: Crédito > Outros produtos e serviços > Cadastro positivo.

Já no app, basta seguir as opções: Serviços > Cadastro Positivo > botão “cadastrar”.

Cadastro Positivo Banco do Brasil

É possível abrir seu Cadastro Positivo diretamente pelos canais de atendimento do Banco do Brasil, quais sejam: mobile, internet banking, terminal de auto atendimento ou agências físicas.

Cadastro Positivo Santander

Pelo aplicativo, é possível fazer a efetivação pelos passos: 

1. Abra o app Santander e acesse Menu > Meu Perfil > Cadastro Positivo.

2. Selecione os bancos de dados que deseja aderir.

3. Aceite os termos e condições e confirme, pronto!


Banco Inter: saiba tudo sobre um dos melhores bancos digitais do Brasil


Cadastro Positivo Caixa

Para aderir, os cliente Caixa podem tanto procurar a sua agência de relacionamento e solicitar a sua adesão, ou realizá-la por meio do Internet Banking.

Pelo Internet Banking selecione o menu “Crédito” e clique nas opções “Cadastro Positivo”/ “Gerenciar”. Preencha os dados e confirme.

Como consultar o Cadastro Positivo?

Através dos Gestores de Banco de Dados (GBDs) para os quais você deu autorização para compartilhar suas informações de crédito.

Atualmente, os GBDs participantes são: Boa Vista, QUOD, SERASA e SPC Brasil.

Caso você ainda não tenha efetivado o seu, após o dia 8 de julho de 2019, quando a nova lei entra em vigor, a administradora deverá avisar ao consumidor sobre a abertura de seu Cadastro Positivo.

E, assim, você poderá acessar pela plataforma do GBD no qual seu cadastro positivo está aberto.

Nesse último caso, após 60 dias da abertura do cadastro, os GBDs poderão disponibilizar os dados positivos aos que pedirem acesso à informação.

Como cancelar o cadastro positivo?

O consumidor tem direito de pedir que seus dados sejam retirados do Cadastro Positivo a qualquer momento. 

Basta que seja feita uma solicitação formal de exclusão a qualquer dos gestores de bancos de dados. 

Após solicitar a exclusão, o processo deve ser concluído em até dois dias úteis e as informações do pedido devem ser compartilhadas com todos os demais gestores de bancos de dados.

Assim, não é necessário entrar em contato com várias instituições.


Direito do consumidor: Conheça 21 que você provavelmente não sabia que tinha!


Cadastro positivo vale a pena? É bom?

Ainda é cedo para tirar conclusões, porém, se a expectativa sobre a diminuição da taxa de juros e melhores condições financeiras para os bons pagadores se realizar, com toda certeza, será ótimo para os consumidores.

A priori, ele é bom.

Pois incentiva os consumidores a manter um bom histórico financeiro, o que pode impactar a economia como um todo e principalmente as finanças pessoais dos brasileiros, que é historicamente um povo bastante endividado.


Controle de gastos pessoais: 5 dicas para não perder dinheiro


Conclusão 

Independentemente de obter benefícios creditícios ou não por manter suas contas em dia e seu nome longe do rol de devedores, é primordial para sua saúde financeira que se manter longe das dívidas seja sua realidade.

Se você tem um histórico ruim ou está tentando se manter como bom pagador, baixe e comece a utilizar o Mobills para deixar suas finanças em ordem.

Nosso app te ajudará com suas prioridades financeiras e, se for o caso, a se organizar para sair das dívidas.

View this post on Instagram

QUAIS AS SUAS METAS FINANCEIRAS? ⠀ Uma meta nada mais é do que o meio utilizado por você para conquistar o seu objetivo. Se seu objetivo é a LIBERDADE FINANCEIRA, você precisa estipular metas financeiras e prazos para a realização das mesmas, o que te permitirá concretizar o seu objetivo. ⠀ Por isso, se você decidiu ser livre financeiramente, com certeza, tem um objetivo claro, como também estabeleceu metas para alcançá-lo. CERTO? 👀 ⠀ Não? 😱 Então, vamos te dar uma ajudinha e, quem sabe, sugerir novas metas financeiras para aqueles que já começaram a jornada. ⠀ HOJE: Você vai abrir uma conta numa Corretora de Valores, é GRATUITO. E vai descobrir o seu PERFIL DE INVESTIDOR! ⠀ FEITO? Vamos para os próximos passos: ⠀ ☑Fazer o orçamento mensal – Ter controle financeiro sobre suas receitas e despesas é essencial para conquistar o seu objetivo. O nosso aplicativo MOBILLS (@mobillsapp) vai te ajudar; ☑Poupe e invista 20% da sua renda – Você precisa garantir a sua liberdade financeira e o crescimento de suas receitas; ☑ Possuir uma reserva de emergência – É como um seguro pessoal para possíveis imprevistos. Ela deve equivaler a, no mínimo, 6x a sua média de gastos mensais; ☑Diversifique a sua carteira – É importante para diluir os riscos e maximizar o retorno dos seus investimentos; ☑Ter um negócio próprio – Oportunidade de flexibilizar tempo e ganhar mais dinheiro. ⠀ PRONTO PARA SER LIVRE FINANCEIRAMENTE? Está gostando do nosso conteúdo? Contamos com os comentários de vocês. ⠀ 📲 Não esqueça de ativar as notificações para ficar por dentro de todo o conteúdo publicado. 💙 Se gostou, deixe seu like e comentário, isso é muito importante para nós. 📌 Se não tem tempo para ler agora, salve este post para ler depois. ⠀ #mobillsedu #planejamentofinanceiro #controlefinanceiro #financaspessoais #educacaofinanceira #dicas #dicasfinanceiras #meta #rico #riqueza #inteligenciafinanceira #liberdadefinanceira #orcamento #decisoesfinanceiras #dinheiro #financas #metas #metasfinanceiras

A post shared by Mobills Educação Financeira (@mobillsedu) on


LEIA TAMBÉM:

Controle financeiro pessoal: Passo a passo de como fazer o seu!


Banner convidando para o Mobills