Usar com equilíbrio os meios de pagamento é a melhor opção. Isto inclui pagar no débito ou à vista quando as condições forem melhores.

Cadastro Positivo pode prejudicar consumidores que pagam contas somente à vista

Em janeiro deste ano foram liberadas as consultas ao Cadastro Positivo, o qual registra hábitos de consumidores, dando uma nota para estes (score), classificando-os como bons ou maus pagadores.

Entretanto, nessa fase inicial de implementação, nem todas as informações são levadas em consideração.

Por isso, quem compra com cartão de crédito ou faz compras parceladas e paga sem atraso, pode ter notas melhores do que os consumidores que preferem o pagamento à vista.

Esse fenômeno é explicado pelo fato de que a compra à vista (no dinheiro) ou no débito não gera informações compartilháveis com os birôs de crédito que gerenciam os bancos de dados e calculam o score.

Assim, informações rastreáveis, como compras com cartão de crédito e financiamentos, quando pagas em dia, contribuem para uma boa nota no Cadastro Positivo.

Ao passo que compras no dinheiro, que ainda não fazem parte da base de dados não influenciam a nota.

O que ocorre, na verdade, não é que o pagamento no dinheiro ou débito sejam ruins diretamente para o score de crédito atribuído aos consumidores.

Porém, essas informações não são acessíveis aos birôs de crédito. Desse modo, não ter dados, compromete a nota, por não haver uma maneira clara de defini-la.

Dados bancários são a base do sistema

Neste primeiro momento, apenas as informações bancárias estão sendo levadas em consideração para o cálculo da nota no Cadastro Positivo.

O que significa dizer que quem não tem conta em banco ou nenhum outro tipo de relacionamento bancário não faz parte do cadastro.

No caso dos cartões de crédito, as informações passadas são apenas os valores totais, dia do vencimento e pagamento da fatura.

Dados como produtos comprados e estabelecimentos das compras não são revelados.

A expectativa é que, nas próxima etapas, o Cadastro Positivo inclua dados de concessionárias de serviço público.

Tais como: informações das contas de água, energia, gás, entre outras.

Nas etapas posteriores, pessoas que não estão no sistema bancário poderão ser incluídas no Cadastro Positivo.

Pelos meios supracitados, ou até mesmo, por crediários.

Cuidado com o endividamento

Como o volume de crédito utilizado influencia diretamente no score de crédito dos consumidores, por gerarem maior quantidade de informações para dos birôs de crédito, a busca desenfreada por melhorar esta nota pode acabar em dívidas.

Utilizar de maneira descontrolada o crédito disponível pode levar ao caminho do endividamento e, consequentemente, à inclusão do nome do consumidor no cadastro negativo.

Ou, mesmo que não chegue a tanto, pode vir a atrapalhar o planejamento financeiro de quem tenta melhorar o score baseando-se na técnica de fornecer o máximo de informação possível ao sistema por meio da utilização de crédito disponível.

Banner convidando para pedir o cartão Méliuz

Portanto, usar com equilíbrio os meios de pagamento é a melhor opção. Isto inclui pagar no débito ou à vista quando as condições forem melhores.


Débito ou crédito: quando usar cada um destes cartões?


Como aumentar seu Score no Cadastro Positivo?

Elias Sfeir, presidente da ANBC (Associação Nacional dos Bureaus de Crédito), acredita que não existe fórmula mágica para aumentar o Score no Cadastro Positivo.

No entanto, citou algumas dicas que podem ajudar os consumidores, como:

  • Pague ou renegocie suas dívidas, mantendo-se longe do cadastro negativo.
  • Evite pagar contas com atraso. Para isso, coloque-as em débito automático.
  • Cobre das empresas os envios dos seus dados aos birôs de crédito.
  • Tenha pelo menos uma conta em seu nome, para começar a construir seu histórico de crédito.
  • Mantenha seus dados cadastrais atualizados nos birôs de crédito.
  • Não use o cartão de crédito até o limite do seu orçamento, para não correr o risco de não poder pagar a fatura.
  • Esteja sempre atento ao seu score, acompanhando-o.

P.s.: Gostou da notícia sobre o fato de que o fato Cadastro Positivo pode prejudicar? Então, compartilhe com seus amigos e familiares.


APRENDA MAIS:

10 dicas para usar melhor seu cartão de crédito


View this post on Instagram

O que aconteceria se você perdesse sua principal fonte de renda HOJE? ⠀ Responder a essa pergunta assusta muitas pessoas, e isso pode significar que você é um escravo do dinheiro! ⠀ Para reverter essa situação, é preciso transformar o dinheiro em um ativo em sua vida, e claro, fazer ele trabalhar para você. ⠀ Investir o seu dinheiro é a melhor opção, por isso comece construindo uma reserva de emergência e em seguida evolua, almejando sempre alcançar a tão sonhada independência financeira. ⠀ E quando falamos de investimentos, não falamos somente em bolsa de valores ou coisa do tipo. Seja em ativos do mercado, mas também em um negócio próprio. ⠀ O importante é buscar não depender mais do dinheiro para viver, e conseguir fazer o que quiser com o seu tempo! ⠀ Marca aqui aquele seu amigo que não sabe que é escravo do dinheiro! 😎 ⠀ Siga @mobilledu e @mobillsapp ⠀ 📲 Não esqueça de ativar as notificações para ficar por dentro de todo conteúdo. 💙 Se gostou, não esqueça de deixar o like e seu comentário; 📌 Se não tem tempo para ler agora, salve este post para ler depois. ⠀ #mobillsedu #aprendizmb #planejamentofinanceiro #controlefinanceiro #financaspessoais #educacaofinanceira #dicas #dicasfinanceiras #aprender #inteligenciafinanceira #investimentointeligente #financas #mentemilionaria #linvestimentos #B3 #rendavariavel #rendafixa #dinheiro ⠀

A post shared by Mobills Educação Financeira (@mobillsedu) on

Postado em: Notícias


Escrito por Ariane Lopes

Ariane Lopes, redatora do Portal Mobills. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pesquisadora incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir documentários, ler, organizar eventos e viajar.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar de

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

logo-mobills-app

Baixe agora para o seu dispositivo

logo-mobills-app
logo-mobills-app
logo-mobills-app