Milhões de brasileiros tiveram o auxílio emergencial negado. Entenda como registrar uma reclamação, mesmo com a maioria dos órgãos públicos com as portas fechadas.

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Seu Auxílio Emergencial foi negado? Saiba como registrar uma reclamação!

Milhões de brasileiros tiveram seu auxílio emergencial negado sem uma justificativa plausível ou com justificativas que não se enquadram nas situações dos requerentes.

Há, ainda, os que estão com o cadastro em análise! Todas estas situações são passíveis de reclamação.

No entanto, muitos não sabem a quem recorrer com a maioria dos serviços públicos de portas fechadas e os números de telefone destinados a ajudar a população, sendo ineficientes.

A boa notícia é que há solução!

Através do site da CGU (Controladoria Geral da União), ao acessar a plataforma Fala.BR, qualquer cidadão pode:

  • solicitar acesso a informações públicas;
  • fazer elogios e reclamações;
  • dar sugestões e ideias para desburocratização do setor público ou registrar denúncias.

Como registrar uma reclamação pelo Auxílio Emergencial negado?

Para fazer sua reclamação, o 1º passo é entrar no site do Fala.BR e fazer um cadastro simples para identificar quem está acessando o serviço e, se for o caso, ter algum meio de responder a solicitação.

O cadastro pode ser feito clicando no canto superior direito, na palavra “Cadastrar”.

Ao final do cadastro, um e-mail de confirmação será enviado para o endereço eletrônico cadastrado.

O solicitante, deve, então, clicar no link de validação e voltar à página do Fala.BR. para registrar a reclamação.

De volta à página, já com o cadastro feito, escolha a opção “Reclamação” e preencha o formulário.

Interessante que neste site é possível reclamar sobre todos os órgãos governamentais envolvidos no processo.

Assim, você pode reclamar contra a DATAPREV, responsável pela análise dos pedidos, ou contra o Ministério da Cidadania, responsável direto pela operacionalização do programa.

Reclamações no Fala.BR sobre o Auxílio Emergencial negado crescem a cada dia

De acordo com a CGU, nos últimos 7 dias, mais de 1.000 reclamações sobre o auxílio emergencial negado foram cadastradas na plataforma do Fala.BR. isso soma 68% de todas as reclamações registradas pelo órgão.

Muitas das reclamações são sobre os critérios aplicados para negar os auxílios, que segundo os reclamantes não se enquadram na situação real que vivem.

Outros tantos reclamam da dificuldade de pedirem o reexame do pedido pelo aplicativo e por não conseguirem informações precisas pelos números de telefone informados pelo governo para este fim.


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Postado em: Notícias


Escrito por Ariane Lopes

Ariane Lopes, redatora do Portal Mobills. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pesquisadora incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir documentários, ler, organizar eventos e viajar.


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