5 atitudes prejudiciais ao seu planejamento financeiro

Banner convidando para o site do Mobills

É impressionante o estrago que a falta de planejamento financeiro tem feito em muitas famílias. A geração passada viveu à sombra de alguns fantasmas como a recessão, o desemprego e a inflação desenfreada.

Por um lado, isso resultou em hábitos financeiramente saudáveis como guardar dinheiro (quem se lembra dos cofrinhos?), não desperdiçar alimentos, consertar sapatos e roupas ao invés de comprar novos, fazer mais refeições em casa do que nos restaurantes e lanchonetes, coisas simples que faziam enorme diferença no orçamento.

Claro que não precisamos voltar a viver como nos anos 80, até porque há meios muito mais eficientes de se guardar e acumular dinheiro do que os cofrinhos. Mas algumas das atitudes citadas voltam a ser interessantes no sentido de economizar, devido à instabilidade e crise econômica pela qual o país vem passando.

Economizar dinheiro para investir em um carro, casa, estudos, viagem ou realizar qualquer outro objetivo financeiro, nunca é uma má escolha. Porém, ainda esbarramos em alguns descuidos que nos impedem de economizar com êxito nosso dinheiro.

Pensando em lhe ajudar a economizar listamos 5 fatores que podem ser os responsáveis por algo estar “dando errado” na sua vida financeira. Caso algum ou muitos deles sejam identificados na sua vida, vale a pena rever e consertar. Você poderá alcançar o equilíbrio financeiro e investir no seu sonho!

Atitudes prejudiciais ao seu planejamento financeiro

1 – Uso exagerado de cartão de crédito

Mulher segurando vários cartões de crédito

Esse “pequeno” erro pode se tornar uma bola de neve. O uso exagerado de cartões de crédito gera faturas imensuráveis que, muitas vezes, nos levam a pagar o mínimo.

Com isso, nossas finanças tendem a desandar, pois a próxima fatura virá com juros exagerados e massacrantes. É importante reservar nossos cartões de crédito para usos emergenciais.

2 – Não anotar todos os gastos

Calculadora, caneta e vários papéis de contas
É fundamental registrar qualquer gasto efetivado

Se você não anota seus gastos não terá como saber o que está “levando” seu dinheiro embora. É importante anotar quanto recebeu, quais as suas dívidas do mês, quanto foi e quanto será gasto.

Com esse pequeno exercício você terá noção real do que realmente prejudica a economia. Torne um hábito guardar suas notinhas e contas pagas.

3 – Fazer as refeições fora de casa

Família tomando café fora de casa

Restaurantes, principalmente de cidades grandes, têm preços altíssimos. Muitos brasileiros levam uma rotina de vida muito dura e ficam o dia inteiro fora de casa. Mas mesmo nessa rotina, podemos nos educar para levar comida de nossos lares para o serviço.

Além de mais saudável, essa refeição pode nos ajudar a economizar em até R$20 por dia.

4 – Guardar apenas o dinheiro que sobrar

Potinho cheio de moedas
O primeiro pagamento a ser realizado deve ser o da sua poupança

O dinheiro de nossas economias deve ser prioridade. Não teremos um lucro real se não reservamos quantias significativas para nossa poupança.

No momento em que receber seu salário, estabeleça o quanto precisará gastar com as contas e o restante separe um valor para as economias. Não espere até que o dinheiro se dissolva, para guardar apenas o que sobrar.

5 – Não estabelecer objetivos e metas para seu dinheiro

Foto de uma pista de atletismo sem um fim determinado simbolizando objetivos a serem alcançados
Ao determinar objetivos e metas você alcançará seus sonhos mais rapidamente

Estabelecendo seus objetivos e metas no início, será mais fácil de saber quanto você precisará reservar. Um bom planejamento sempre resultará em bons frutos no final.

Aprenda mais:

10 dicas para usar melhor seu cartão de crédito

Saiba por onde começar o planejamento financeiro

Como fazer um planejamento financeiro com a ajuda da tecnologia

Concorda que essas são atitudes prejudiciais ao seu planejamento financeiro? Conhece alguma outra? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 5 atitudes prejudiciais ao seu planejamento financeiro? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários