9 atitudes diferentes utilizadas por pessoas bem-sucedidas no dia a dia
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9 atitudes diferentes utilizadas por pessoas bem-sucedidas no dia a dia

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As pessoas bem-sucedidas têm modos específicos para executar suas tarefas no trabalho, no empreendedorismo e em todas as áreas da vida.

Quem constatou isso foi a psicóloga americana Heidi Grant Halvorson, autora do livro Succeed: How We Can Reach Our Goals (Seja bem sucedido: Como Podemos Atingir Nossos Objetivos, em uma tradução livre). De acordo com a especialista, há determinados padrões que podem ser percebidos e aprendidos com os bem-sucedidos.

Em um artigo escrito para a revista Harvard Business Review, a psicóloga elencou 9 atitudes diferentes das pessoas bem-sucedidas em relação às demais. Essas atitudes revelam que os bem-sucedidos têm processos para executar suas obrigações e refletem, mesmo que de modo inconsciente, sobre sua condição e como melhorá-la para ter mais eficiência.

Veja quais são as atitudes listadas pela especialista e onde você pode melhorar para também ser uma pessoa bem-sucedida em todos os campos da vida.

9 atitudes diferentes utilizadas por pessoas bem-sucedidas

 

1. Persistem diante das dificuldades

A principal atitude que distingue os bem-sucedidos dos demais é a vontade de se comprometer com objetivos de longo prazo e persistir diante de dificuldades.

As pessoas bem-sucedidas normalmente aproveitam melhor a educação que receberam e expressam isso em resultados. A boa notícia é que, se você nunca foi um dos mais esforçados, existem maneiras de melhorar a situação.

Planejamento, esforço, persistência e boas estratégias são as chaves para o sucesso. Abraçar essa percepção não irá apenas ajudar você a enxergar as metas de maneira mais clara, como a ganhar a firmeza necessária para não desistir diante das dificuldades que surgirem no seu caminho.

2. Concentram-se sempre em melhorar

A maioria das pessoas acredita que a personalidade, a inteligência e as aptidões são coisas fixas, que não podem ser melhoradas. Dessa forma, o foco nas metas se direciona a provar a própria capacidade, em vez de desenvolver e adquirir novas competências.

Ainda bem que a percepção de que as habilidades nos são determinadas por natureza e imutáveis desapareceu. Aceitar o fato de que é possível melhorar e mudar ajuda a fazermos escolhas melhores e a atingir o pleno potencial.

“Pessoas cujas metas sejam melhorar, ao invés de ser bom, tomam a dificuldade como estímulo e apreciam a jornada tanto quanto o destino”, diz Heidi.

3. Não desperdiçam oportunidades

O homem moderno é um ser muito atarefado. Por isso, quando surge uma oportunidade, ele trabalha nela um pouco e a deixa de lado. Ao mesmo tempo, ele pega outra oportunidade, trabalha nela um outro tanto e a deixa de lado… Voltando para a primeira oportunidade.

Ao fazer isso, muitas chances de agir se perdem no meio do caminho simplesmente porque não notamos que estavam em nossas mãos.

Imagine aquele contato comercial que se distanciou. Será que realmente você não tem tempo para pegar o telefone e ligar para ele?

Atingir os objetivos estipulados significa agarrar as oportunidades – as grandes e as pequenas – antes que elas escorram pelos dedos.

4. São específicas

Quando for impor metas, seja o mais específico possível. A precisão dá uma medida clara do que é o sucesso. Dizer que quer perder 10 quilos, por exemplo, é muito mais preciso do que dizer que quer perder algum peso. Quando você sabe exatamente o que quer alcançar, se manterá mais motivado.

Você também pode pensar em ações específicas que irão ajudar na realização das metas. Comer menos, dormir menos, exercitar-se mais – são todas promessas vagas demais.

Por outro lado, definir um horário fixo para se deitar todas as noites não deixa margem para outras possibilidades. Na vida profissional, o processo de autodisciplina funciona da mesma maneira.

5. São otimistas, mas também realistas

Ao começar qualquer projeto, obviamente você deve se envolver numa rede de pensamento positivo. Acreditar na capacidade de ser bem-sucedido é essencial para criar e manter a motivação.

Porém, nunca subestime as dificuldades de atingir metas. Grande parte das atividades exige planejamento, tempo, esforço e persistência.

Estudos consistentes mostram que pensar que as coisas vão fluir facilmente e sem esforço deixa as pessoas mal preparadas para as tarefas, aumentando as chances de fracasso.

6. Trabalham a força de vontade

Seus músculos de autocontrole são como qualquer outro músculo em seu corpo – se não forem exercitados, ficarão flácidos com o tempo. Contudo, quando são utilizados, se fortalecem e ficam mais apropriados para ajudá-lo a atingir os objetivos.

Para tonificar a força de vontade, se desafie com coisas que você prefira não fazer. Sempre que uma tarefa não lhe parecer atraente, ou exija muito esforço, faça.

7. Se afastam das tentações

Não importa quão sólida se tornou sua força de vontade. É importante manter a perspectiva de que ela é limitada e, se você se sobrecarregar, vai acabar sem energia. Sendo assim, não se coloque em apuros que não podem ser remediados, em situações cheias de tentações.

Não tente tomar duas tarefas desafiadoras ao mesmo tempo. “Pessoas de sucesso sabem como não tornar as metas mais difíceis do que já são”, diz Heidi.

8. Sabem exatamente o quanto falta para atingir as metas

Para que você consiga atingir metas é necessário um monitoramento regular e honesto do próprio progresso. Se não há ninguém para lhe dar esse feedback (retorno), faça você mesmo uma avaliação de si.

Se você não tem noção da sua real condição, não conseguirá ajustar suas estratégias corretamente. Confira seu progresso com olhos rigorosos e em bases frequentes – diariamente, dependendo do objetivo.

9. Focam no que vão fazer, não no que não vão fazer

Você quer perder peso ou domar seu temperamento? Então planeje como substituir seus hábitos ruins por outros bons. É bem melhor que ficar refletindo apenas sobre seus erros, suas falhas.

Tentar evitar um pensamento só faz com que ele fique ainda mais ativo na mente. O mesmo é verdadeiro quando falamos de comportamento. Ao tentar não fazer algo ruim, o hábito se fortalece. Se você quer mudar seu jeito de ser, pergunte a si mesmo: em vez disso, o que posso fazer?

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