Empreendedorismo

As lições do homem mais rico do Brasil para você atingir o sucesso

Foto de Jorge Paulo Lemann o qual dá dicas para atingir o sucesso
Victor Leitão
Escrito por Victor Leitão

As lições do homem mais rico do Brasil para você atingir o sucesso

Banner convidando para o site do Mobills

Muitas pessoas acreditam que enriquecer é uma questão apenas de sorte. No entanto, ficar rico ou não está relacionado às escolhas que fazemos no decorrer da vida, as quais podem nos direcionar para boas oportunidades de sucesso em diversas áreas, inclusive a financeira.

A chance de fazer boas escolhas aparece todos os dias: escolher controlar melhor as finanças pessoais; escolher investir em boa formação para aproveitar as necessidades do país por mão de obra qualificada; escolher trabalhar com afinco; escolher agir dentro de preceitos éticos e profissionais. Enfim, sempre temos a possibilidade de escolher.

Jorge Paulo Lemann, atualmente o homem mais rico do Brasil e um dos mais ricos do mundo, fez as escolhas dele, perseverar e inovar. Foi a partir desses princípios que construiu uma carreira sólida ao longo de quatro décadas.

Lemann foi novamente o brasileiro mais bem posicionado no ranking de maiores bilionários do mundo da Forbes, com fortuna estimada em US$ 29,2 bilhões (cerca de 90 bilhões de reais). Ele continua subindo no ranking: passou de 26º, em 2015, para 19º mais rico do mundo em 2016, embora tenha recuado um pouco em 2017 ficando em 22º lugar.

O bilionário é dono da empresa de investimentos 3G Capital Partners, que possui marcas como Burger King, Budweiser e Heinz. No Brasil, ele é sócio da Ambev, fabricante de cervejas como Skol, Brahma e Antarctica. Enfim, saiba quais são as lições de Jorge Paulo Lemann para que você possa atingir o sucesso.

As lições de Jorge Paulo Lemann para você atingir o sucesso

Sonhe grande, mas não perca o foco

Uma das frases favoritas de Lemann é: “Sonhar grande dá o mesmo trabalho de sonhar pequeno”, ou seja, não há limites para quem trabalha muito e corre atrás dos objetivos, desde que a gestão dos negócios seja acompanhada de foco e decisões conscientes.

Jorge Paulo Lemann foi jogador de tênis durante a juventude e levou como ensinamento das quadras para a vida profissional a ideia de que mais importante do que jogar para o público é ganhar o jogo.

Ao sonhar grande e perceber que com sua equipe e estilo de trabalho seria possível ir além do Brasil, Jorge Paulo fez seu império cervejeiro se tornar o maior do mundo.

Tenha uma equipe de profissionais melhores que você

O trabalho em equipe sempre foi a essência das empresas que adotam a meritocracia. Assim, Jorge Paulo Lemann e seus sócios levaram em consideração a necessidade de contratar profissionais excepcionais e que fossem “melhores do que eles”, como os próprios sempre dizem. As contratações eram feitas com essa premissa desde o início.

Esse fundamento, somado à disposição de trabalhar incessantemente, criou uma geração de profissionais obcecados pelo cumprimento de metas e por desafios cada vez maiores. Quem quisesse fazer parte dessa equipe precisava ser excelente, além de trabalhar muito (muitas horas por dia, inclusive nos fins de semana).

Muita gente seguiu em frente, mas outros tantos desistiram logo no início. O fato é que o quadro de profissionais sempre tinha gente motivada, com excelente formação e bastante experiência.

O simples é melhor que o complicado

Uma das principais qualidades de Jorge Paulo Lemann é a capacidade de tomar decisões rápidas e objetivas. No Garantia, o histórico banco de investimentos que fez sucesso no mercado financeiro durante as décadas de 80 e 90, praticamente não haviam reuniões e as decisões eram tomadas em simples conversas.

Não existiam salas e todos estavam sempre muito próximos uns dos outros. A necessidade de tomar decisões rápidas fazia com que o simples fosse sempre a alternativa mais viável, o que ao longo dos anos se tornou, de fato, parte de seu estilo de liderar – os resultados comprovam a eficácia dessa estratégia.

O maior risco é não arriscar

A nossa vida é marcada pela constante incerteza do que vai acontecer (principalmente aqui no Brasil), mas com trabalho e planejamento muitos riscos podem ser minimizados.

O planejamento funciona justamente com a ideia de ter uma alternativa, uma saída de emergência que funcione como Plano B para resultados não tão bons. Ao não arriscar, podemos deixar escapar ótimas oportunidades, seja na vida profissional ou pessoal.

Lemann sempre defendeu a importância de arriscar como parte natural do caminho de sucesso de qualquer profissional. A diferença é que ele estava sempre pronto a lidar com as consequências e assumir responsabilidades diante dos resultados de suas decisões arriscadas. Ele sempre entendeu que não arriscar é pior do que tentar e errar.

O bom é inimigo do ótimo

Sair do lugar comum é sempre um desafio. A maioria das pessoas está acostumada a se contentar com o que tem, outros mais contestadores acreditam que o “mais ou menos” não é uma opção e buscam superar-se. O perigo está em crer que há perfeição a ser atingida, o que torna a jornada uma busca cansativa e improdutiva.

Lemann e seus sócios entenderam logo que o bom é inimigo do ótimo e, em vez de desejarem atingir o cenário corporativo ideal, passaram a buscar a excelência através da evolução de sua equipe, da melhoria de seus processos e da oferta de seus produtos. A discussão sobre a melhor cerveja nunca pareceu fazer sentido para eles.

Essa lição também pode ser constatada ao olharmos o cuidado com que Jorge Paulo e suas empresas lidam com os custos. A excelência dos negócios administrados por eles vem do foco nos custos, na equipe e no produto. Eles preferem ser muito bons nisso, pecando em outras coisas. Parece óbvio, mas outras empresas tentam ser perfeitas em tudo e acabam ficando para trás.

Enfim, alcançar posições de sucesso na vida não é algo exatamente simples. É necessário muito esforço, dedicação, um pouco de sorte ao assumir certos riscos, experiência e sabedoria para encontrar bons sócios e parceiros.

Ao longo de sua vida, Jorge Paulo Lemann mostrou ter mais acertado que errado, embora reconheça as incontáveis lições aprendidas com alguns de seus fracassos. Resta a nós, estudiosos e observadores de gente como Jorge Paulo, tentar aprender com os passos dele e aplicá-los em nossa vida para que também possamos atingir o sucesso.

Curtiu as dicas de Jorge Paulo Lemann para você atingir o sucesso? Já aplica alguma delas no seu dia a dia? Compartilhe conosco! 

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo As lições do homem mais rico do Brasil para você atingir o sucessoA sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário