As melhores dicas para o seu Networking

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Ter uma rede de contatos é parte importante para sua carreira e sem dúvidas conta muito na hora de conseguir um emprego. Conhecer as pessoas certas pode te ajudar bastante na hora de se posicionar no mercado.

Imagine que você está em um congresso, ou evento na sua área de atuação. Ali, estão centenas de profissionais com um mesmo objetivo: fazer contatos.

Nas próximas horas você deverá se empenhar para passar uma impressão positiva e profissional para o máximo de pessoas que conseguir e quem sabe até conseguir uma proposta nova de emprego.

Networking é a arte de construir relacionamentos profissionais e existem inúmeras razões para expandir essa rede de contatos: aumentar sua base de clientes, desenvolver parcerias comerciais, encontrar um emprego mais interessante ou melhores funcionários.

Quanto mais pessoas você conhece, maiores serão suas possibilidades.

Para fazer uma rede de contatos efetiva, você deve levar em conta que todas as pessoas têm o mesmo valor. Por isso, você deve ouvir e muitas vezes dar mais do que receber, para assim criar um relacionamento genuíno.

Então, para melhorar sua abordagem, aqui estão algumas dicas sobre como fortalecer sua rede de contatos para obter sucesso e se divertir fazendo isso.

Dicas para melhorar seu networking

 

Crie uma rede antes de realmente precisar dela

Desespero é algo que dá para sentir no ar e as pessoas sabem quando você vai a uma reunião buscando apenas benefício próprio.

Sendo assim, comece de agora a abastecer sua rede de contatos e seja generoso para melhorar sua reputação, pois quando você precisar as portas estarão abertas.

Leve um cartão de visitas

O cartão de visitas é um item obrigatório em qualquer encontro!

Essa é uma excelente forma de passar suas informações de contato, seja para uma pessoa que você conheceu apenas para trocar informações, ou para um possível contato profissional.

Não descarte as pessoas

Como eu disse anteriormente, cada pessoa tem seu valor e essa é sua missão, descobrir o valor de cada pessoa com quem você falar.

Faça perguntas, se mostre interessado e principalmente, escute.

Mesmo que uma pessoa seja “apenas mais um funcionário de certa empresa”, ela pode ter um conhecimento valioso que pode sim te ajudar em algo.

Planejamento

Já que cada pessoa tem valor, é necessário que você conheça o seu.

Antes de começar a frequentar eventos, procure deixar claro quais os seus talentos, pontos fortes, habilidades e conexões já existentes.

Você precisa ter todas essas informações na ponta da língua caso queira “vender seu peixe”.

Troque informações

Sempre tenha informações disponíveis para trocar, não deixe uma conversa acabar sem efetuar essa troca, mesmo que possa parecer forçado no início, é melhor do que não obter informação alguma.

E se o assunto render, tenha certeza de pegar o contato dessa pessoa.

Caso ela não possua cartão de visitas, você pode anotar o nome e o e-mail dela no verso de um dos seus, o importante é não perder a oportunidade.

Faça mais ligações

Depois de ter feito alguns contatos, você pode se deparar com situações de perceber como uma pessoa pode ajudar outra.

Caso elas ainda não tenham se conectado, você pode se oferecer para ser esse ponto em comum entre elas. Combinações assim se tornam promissoras.

Chegue cedo

Ao chegar cedo você perceberá o local mais calmo, sem tantas pessoas ainda e sem ‘panelinhas’ formadas.

Desse modo, é mais fácil encontrar pessoas disponíveis para uma boa conversa, com direito a calma, paciência e um pouco de silêncio.

Faça bom uso do LinkedIn e de outras redes sociais

Depois de se conectar com as pessoas em um evento, o próximo passo é o mundo virtual.

Com o contato, e-mail etc, você pode encontrar as pessoas online e o LinkedIn é a maior plataforma profissional existente atualmente.

Comece nele e depois você pode estender seu contato para outras redes sociais.

Faça perguntas abertas

Evite perguntas que podem ser respondidas com ‘sim’ e ‘não’. Faça perguntas que abram espaço para uma discussão.

Essa é uma boa forma de se mostrar interessado no que os outros tem a dizer.

Ademais, procure sempre alimentar o assunto dando suas próprias respostas também.

Faça perguntas simples

Não fique isolado em um canto esperando que alguém venha até você. Procure se aproximar de uma pessoa ou um grupo e pergunte se pode se juntar a eles.

Para iniciar um assunto, você pode perguntar o que leva aquela pessoa a esse evento e claro, escute com atenção as respostas.

Nem todo mundo tem a sorte de ser extrovertido naturalmente, então ouvir bem as pessoas pode ser seu diferencial.

Busque se conectar, não vender

Lembre-se, você está em um evento para construir relacionamentos, então se mantenha divertido e informal.

Você não precisa correr contra o tempo para fazer vendas nesse local, mas sim ser uma boa companhia, as pessoas costumam fechar negócios mais facilmente quando a pessoa é agradável.

Porém, se alguém perguntar sobre seu produto, você pode sim fazer uma breve descrição e quem sabe fechar um negócio.

Mostre sua paixão

A melhor forma de ganhar as pessoas é mostrar seu entusiasmo!

Quem irá comprar sua ideia se nem você estiver empolgado com ela, não é mesmo?

Conte sobre o que te inspira e contagie as pessoas ao falar do que você gosta. Pode acreditar, essa será uma conversa memorável.

Sorria!

Essa regra é praticamente uma obrigação sua e eu sei que às vezes você acaba negligenciando, mas lembre que um sorriso abre portas e torna você mais convidativo para uma conversa.

Atitude positiva é o ideal sempre, ninguém vai se aproximar de você caso sua cara esteja fechada.

Ofereça para depois pedir

As pessoas gostam de ser ajudadas. Se você conhece alguém que está precisando de algo que você pode oferecer, vá em frente!

Até mesmo oferecer seu tempo, mesmo sem um conhecimento técnico sobre o assunto, já é um grande começo para fortalecer seus relacionamentos.

De olho nas suas expectativas

Quando participar de um evento, não se pressione para fazer muitos contatos, você pode estar em um tempo corrido, mas ainda assim fazer uma boa conexão.

Lembre que uma conversa de qualidade é mais benéfica do que 30 sem profundidade.

Defina seu tempo

Não existe necessidade de você se comprometer em ficar no evento até o final, defina uma quantidade de tempo confortável para você permanecer.

Você não precisa se forçar a ficar muito tempo, mas se esforçar para fazer boas conexões.

Preparação

Tome um tempo para se planejar antes do evento.

Além disso, certifique-se de ter seus cartões de visita e outros materiais que você possa precisar durante o evento.

O mesmo vale para treinar um pouco na frente do espelho e não deixar o nervosismo tomar conta de você no evento, acredite em suas habilidades.

Construa uma reputação

Em um ambiente profissional, as pessoas preferem construir relações comerciais com pessoas que consideram valiosas.

Ao construir uma reputação como alguém talentoso, útil e valioso, as pessoas vão se tornar mais motivadas para te conhecer e manter contato com você.

Vá além

Para construir uma relação sólida e duradoura, você deve ir além dos eventos, não espere milagres durante um único encontro de networking.

Leva algum tempo até que as pessoas se conectem e confiem em você, então a regra é investir nessas relações.

Você não precisa se tornar o melhor amigo daquela pessoa, mas continuar comparecendo a eventos e nutrir essas relações é um começo.

Pense a longo prazo

Conexões podem abrir portas, mas o que efetiva um negócio, são as relações bem trabalhadas. Um networking não é apenas sobre trocar cartões e se adicionar nas redes sociais.

Para ter sucesso com sua rede de contatos, suas relações devem ser duradouras e devem também trazer benefício mútuo e isso leva tempo. Logo, não se esqueça de manter contato com as pessoas que você gosta.

Acompanhe

Você já deu o primeiro passo, agora é hora de manter o contato, que tal planejar seu próprio encontro dessa vez?

Planeje almoços ou bebidas com pessoas em seu nicho uma vez por mês.

Planeje sua agenda para que você tenha pelo menos um almoço de negócios todos os meses, ou todas as semanas, se você puder fazer isso em equilíbrio com seu calendário.

Por que criar uma rede profissional?

As pessoas fazem negócios com pessoas que conhecem, gostam e confiam. As empresas não tomam decisões, as pessoas sim.

Sua rede profissional pode abrir portas para você que, de outra forma, não poderiam ser abertas.

Isso não é apenas sobre seu conhecimento ou suas habilidades, é quem você conhece, isso é importante para o avanço da carreira e o desenvolvimento de negócios.

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