Aniversário de 4 anos do melhor gerenciador financeiro do Brasil
Banner convidando para conhecer o sistema Mobills Web

Nesta semana, mas especificamente amanhã (15/05), a organização Mobills Labs atinge a marca de 4 anos de existência.

Embora a primeira versão do aplicativo que foi a base para a criação do Mobills tenha surgido em 2012, como vocês verão no decorrer do texto, a consolidação da empresa ocorreu no dia 15/05/2014, por isso comemoramos o aniversário nessa data.

Durante esta jornada de quatro anos, já ajudamos mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo a mudarem seus hábitos e melhorarem sua situação financeira.

Além disso, atingimos várias conquistas muito importantes para desenvolvimento da empresa, como a seleção para o programa de aceleração do Google para startups.

Ficou curioso? Então, leia o texto até o final e fique por dentro do resumo do que aconteceu de mais marcante nesses 4 anos.

Pra começar, dá uma olhada nesse lindo infográfico produzido pela nossa designer Alexia. Na sequência, explicamos melhor cada um dos pontos.

Infográfico 4 anos do Mobills

Resumo dos 4 anos do melhor gerenciador financeiro do Brasil

 

Primeiros passos

O aplicativo “Gerenciador Financeiro”, a primeira versão do Mobills, nasceu em 2012, quando o CEO e fundador da empresa, Carlos Terceiro, decidiu trocar a planilha de Excel por algo mais prático e não encontrou uma ferramenta online à altura do que buscava em termos de controle financeiro.

Primeiros usuários

Inicialmente, o desenvolvimento do aplicativo era somente para uso pessoal.

No entanto, o interesse de alguns amigos e familiares pela ferramenta surgiu e, graças a isso, em julho de 2013, a primeira versão do Mobills para Android foi disponibilizada no Google Play.

Do crescimento ao primeiro cliente

Passaram-se alguns meses e o número de novos downloads e feedbacks começava a crescer. O “Gerenciador Financeiro” começou a demandar um tempo maior, foi necessário envolver outros colaboradores e mais horas de trabalho no projeto.

Como o desenvolvimento do app estava exigindo cada vez mais dedicação e um pequeno custo, era hora de começar a incentivar a compra de novas funcionalidades, mas sem perder a característica de ser um aplicativo gratuito (apenas com funcionalidades extras para os usuários premium).

Logo após o lançamento da versão com novas funcionalidades pagas, o Mobills alcançou as primeiras vendas e os primeiros clientes.

A decisão de empreender e de transformar o “Gerenciador Financeiro” em algo maior

Em dezembro de 2013, o aplicativo ia bem, com muitos downloads e alguns clientes. Com isso, surgiu o grande desejo de fazer o aplicativo e o projeto crescerem mais rapidamente.

Em janeiro de 2014, David, irmão do Carlos, passou a se dedicar e desenvolver a primeira versão do sistema web do Mobills, o que durou de janeiro a abril de 2014.

No final de abril de 2014, foi lançada a primeira versão do sistema web sincronizado com o aplicativo Android.

Foi nessa mesma época que o “Gerenciador financeiro” ganhou um novo nome. Ficou decidido, então, que o projeto passaria a se chamar Mobills. A inspiração foi a mescla das palavras em inglês Mobile (Movél) e Bills (Contas). Daí nasceu o Mobills.

Ao longo dos primeiros meses, Carlos e David passaram a se dedicar totalmente ao aplicativo e, logo depois, convidaram o Renan (desenvolvedor web) para se juntar ao projeto.

Os primeiros meses de trabalho duro foram em um coworking (modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação).

Melhoria no produto e lançamento para iPhone

Em julho de 2014, após os primeiros meses do lançamento da versão web, um número cada vez maior de clientes e usuários perguntavam sobre o aplicativo para iPhone.

Percebemos, então, que precisaríamos do aplicativo na loja da AppStore, o mais rápido possível.

Naquele momento foi hora de se dedicar dia e noite para atingir essa meta e em outubro de 2014 foi lançada a primeira versão do Mobills para iPhone.

Escritório e aumento da equipe

Certo dia, surgiu a ideia de criar um ambiente empresarial estilo Google ou Facebook e pensamos “precisamos do nosso lugar agora”. Toda a equipe concordou.

Assim, começou a busca pelo escritório e dentro de uma semana a mudança para o novo espaço já estava acontecendo.

Com o passar do tempo, ficou claro que seria preciso pelo menos mais dois membros na equipe: uma pessoa para ser cuidar do design e outra que ficaria responsável pelo atendimento ao cliente.

Dessa forma, se juntaram à equipe a Géssica para ser responsável pelo Design e o Lucas, para atendimento ao cliente.

Crescimento da equipe em 2016

O ano de 2016 foi simplesmente sensacional, o Mobills não parou de crescer!

A cada novo mês, novas pessoas se juntavam à equipe, foram criadas novas áreas e novos cargos dentro da empresa. Além disso, foi nessa mesma época que atingimos a marca de 2 milhões de usuários do Mobills.

No final do ano, para fechar com chave de ouro, alcançamos duas grandes conquistas que a gente nem imaginava naquele momento, visto que o Mobills ainda era uma empresa tão nova.

O Mobills foi selecionado para o programa de aceleração da Google, o Launchpad Accelerator, e a Google também nos considerou um dos melhores apps do ano de 2016 para Android.

2017: Um ano cheio de oportunidades

Com a evolução rápida da empresa, logo no início de 2017, mudamos para um escritório maior que comportava a equipe em constante crescimento.

Nessa mudança, foi hora de conquistar o primeiro escritório totalmente projetado, com a cara do Mobills, com puffs e espaço para vídeo game.

No final de janeiro, chegou a hora de viajar para participar do programa que mudou totalmente o rumo da empresa, o Google Launchpad Accelerator, lembra que tínhamos falado da seleção alguns parágrafos atrás? Fomos selecionados no final de 2016 e em 2017 chegou a hora de efetivamente participar do programa.

Durante o programa, foram 15 dias em San Francisco, no escritório da Google, com mais de 30 empresas de tecnologia de todo o mundo.

Nesse período, foram recebidas mentorias/consultorias de especialistas em várias áreas como tecnologia, marketing, negócios e outros. E também um investimento de 50 mil dólares que ajudou nos projetos durante o restante do ano.

Os meses foram passando e em maio de 2017, novamente pela Google, surgiu o convite para participar do Google I/O e, não só isso, em algumas palestras o Mobills foi citado como exemplo de empresa que desenvolve produto com qualidade. Novamente foi uma experiência incrível.

Já no meio de 2017, foram lançadas nossas novas versões do aplicativo tanto para iOS como para Android, onde foi melhorado principalmente o design e a usabilidade da ferramenta.

Em setembro de 2017, fechamos uma grande parceria com a Multiplus, a partir de então, tornou-se possível ganhar pontos através do Mobills e trocar na plataforma.

No final do ano, com o crescimento constante da nossa equipe, vimos novamente a necessidade de procurar um novo local, nosso terceiro escritório.

Dessa vez, foi hora de investir em um lugar grande que suportasse o crescimento que estamos projetando para 2018.

Com mais de 150 metros quadrados, com áreas amplas de cozinha/lazer e, pela primeira vez na nossa empresa, com a nossa tão sonhada sala de reunião e estúdio para gravar os vídeos do nosso canal no Youtube.

Mobills atualmente e planos para o futuro

Agora, em 2018 o Mobills já atingiu conquistas realmente marcantes, mesmo com o ano ainda no início.

Foi o primeiro aplicativo de controle de gastos no Brasil a ser escolhido como Editor’s Choice, o selo mais alto que qualquer app pode receber no Google Play.

Também foi o único aplicativo brasileiro a aparecer na lista de apps Excelência Android, onde dividimos espaço com ninguém mais, ninguém menos que Airbnb e LinkedIn.

Quem faz o Mobills?

Agora que você já leu sobre o resumo desses 4 anos, conheça também nossos colaboradores que ajudam a desenvolver essa maravilhosa ferramenta para controle financeiro. Veja as entrevistas dos MBs

Conclusão

O Mobills evoluiu bastante ao longo de 4 anos e tem tudo para crescer muito mais devido à colaboração e feedbacks de todos os nossos clientes (ou queridos MBs, como preferimos chamar por aqui).

Estamos trabalhando como muito foco e dedicação para lançar cada vez mais funcionalidades e melhorar o sistema web e os aplicativos em todos os pontos possíveis.

Quem utiliza nossa ferramenta, inclusive, deve ter percebido as melhorias em termos de design que lançamos agora no começo de maio.

Enfim, é o momento de celebrar mais um ano e agradecer mais uma vez a todos os nossos clientes que contribuíram para chegar onde estamos. Sem vocês, nenhuma evolução teria sido possível.

Se você ainda não conhece o Mobills, queríamos te convidar para fazer parte da nossa comunidade! Já estamos presentes em 138 países, temos MBs em todos os cantos do mundo!

Caso você tenha gostado do texto e queira conhecer todos os detalhes nossa história, ver as antigas versões e a evolução, leia esse outro artigo: A história do melhor aplicativo de finanças pessoais do Brasil: Mobills.

*****

Banner convidando pra conhecer o Mobills Web

Comentários