Economizar

13 itens para cortar ou reduzir e aliviar seu orçamento

pessoa abrindo a carteira simbolizando o tema aliviar seu orçamento
Ariane Lopes
Escrito por Ariane Lopes

Veja uma lista com despesas para eliminar ou, pelo menos, diminuir e economizar um bom dinheiro.

13 itens para cortar ou reduzir e aliviar seu orçamento

Banner convidando para o site do Mobills

É comum que as pessoas tenham um orçamento apertado e, mesmo para quem não se encontra nessa situação, economizar em itens que podem estar gerando desperdícios é uma boa ideia. Afinal, a meta é valorizar o dinheiro que ganhamos com esforço.

Sendo assim, elaboramos uma lista para que você acompanhe conosco como diminuir ou eliminar 13 despesas que podem estar onerando seu orçamento e fazendo-o desperdiçar seu dinheiro. Confira!

Quer aliviar seu orçamento? Veja 13 despesas para cortar ou pelo menos reduzir

 

1. Taxas bancárias

conta, cédulas e moedas em cima da mesa

O Banco Central do Brasil (Bacen) possui uma lista de serviços básicos que devem ser oferecidos por qualquer banco de forma gratuita. Assim, analise se esse pacote básico atende as suas necessidades, se atender, peça ao seu banco o cancelamento dos serviços extras.

Mas quais são os serviços essenciais, ou seja, aqueles que não podem ser cobrados?

Segundo o site do Bacen, não pode haver cobrança sobre os seguintes serviços essenciais prestados a pessoas físicas:

Relativamente à conta corrente de depósito à vista

  • fornecimento de cartão com função débito;
  • fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;
  • realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;
  • realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet;
  • fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento;
  • realização de consultas mediante utilização da internet;
  • fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;
  • compensação de cheques;
  • fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas; e
  • prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

Relativamente à conta de depósito de poupança:

  • fornecimento de cartão com função movimentação;
  • fornecimento de segunda via do cartão, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista, decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;
  • realização de até dois saques, por mês, em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento;
  • realização de até duas transferências, por mês, para conta de depósitos de mesma titularidade;
  • fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;
  • realização de consultas mediante utilização da internet;
  • fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas; e
  • prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

A regulamentação estabelece também que a realização de saques em terminais de autoatendimento em intervalo de até trinta minutos é considerada como um único evento.

Caso esses serviços não atendam suas necessidades, veja opções junto ao seu banco de reduzir as tarifas de seu pacote de serviços, muitas vezes não se usa tudo que o banco oferece, mas paga-se do mesmo modo.

Além disso, muitos bancos já oferecem conta corrente gratuita, se não conseguir negociar com seu banco, opte por outro.

CHEQUE ESPECIAL: ENTENDA MELHOR COMO FUNCIONA ESSA LINHA DE CRÉDITO

2. Serviços por assinatura

homem deitado na cama assistindo série em seu notebook

Reveja se o seu pacote de TV a cabo é mesmo necessário, se você assiste todos os canais que tem direito ou se está pagando para ligar a TV apenas nos finais de semana e/ou ver uma ou outra programação. A quantidade de pontos de acesso também é um item a ser revisado, caso tenha mais de um eles são realmente necessários?

Muitas vezes, os serviços de streaming são mais vantajosos por permitirem que você acesse o que deseja ver na hora em que tem tempo livre, sem ficar preso a uma grade de programação, e convenhamos a comodidade de assistir seus programas preferidos no momento mais oportuno para você é bem mais vantajosa em termos práticos e financeiros.

Assinaturas de jornais e revistas estão caindo em desuso, porém, muitos ainda possuem e recebem esses periódicos apenas para empilhá-los, pois informam-se por meios mais rápidos e práticos como portais de notícias pela internet.

3. Estacionamento

vários carros em um estacionamento subsolo

Caso coloque seu carro diariamente em estacionamentos pagos, mesmo pagando a mensalidade e não a hora, esse valor pode pesar no final do mês no seu orçamento, analise se com o que gasta com gasolina e estacionamento não compensaria se deslocar por meios alternativos como aplicativos de transporte.

Você pode, ainda, dar carona para colegas que morem próximo ou que estejam no caminho para dividir os custos da viagem ou pegar carona com eles. O transporte público também é uma opção viável para cortar esses gastos.

Uma outra alternativa é tentar alugar uma garagem particular próximo ao seu local de trabalho, entretanto, dependendo da localidade (centro da cidade, por exemplo), encontrar residências próximas pode ser um desafio.

4. Tarifas de celular

pessoa mexendo no celular

É mais uma despesa que passa a ser automática e deixamos de analisa-la periodicamente, fazendo com que os planos se distanciem da realidade do que precisamos, muitas vezes, tornando-se mais caros a cada reajuste e oferecendo menores vantagens.

É preciso estar atento para as novas promoções e para as necessidades reais que você tem. Assim, pesquisar as alternativas viáveis é uma boa dica, outro dia, eu fiz aqui no Portal Mobills um artigo comparando os custos dos serviços das principais operadoras, leia-o e veja como economizar nessa conta.

5. Ingressos

pessoa segurando vários ingressos

A dica é sempre tentar pagar meia. Caso você não se enquadre nos requisitos para tal como estudante, busque opções como bancos, operadoras de cartões de crédito, seguradoras entre outras que oferecem descontos em restaurantes, teatros e cinema.

Outra opção são as compras coletivas ou os dias promocionais, além dos combos família, que podem proporcionar uma boa economia sem que se precise perder a diversão.

Lembre-se: é possível obter o melhor dos dois mundos, ou seja, economizar e ter qualidade de vida ao mesmo tempo, você não precisa se privar ou privar sua família dos prazeres da vida, basta saber a melhor maneira de desfrutar deles.

6 DICAS PARA POUPAR DINHEIRO SEM DEIXAR DE FAZER O QUE VOCÊ GOSTA

6. Passagens aéreas

mulher com sua mala andando no aeroporto

Nesse caso, a pesquisa é ainda mais crucial, use sites de comparação de preços, entre em clube de fidelidade, use suas milhas ou compre as passagens com as milhas de seus amigos e pague para eles valores mais baixos.

Se tiver disponibilidade de viajar no meio da semana, prefira esses dias, pois geralmente se encontram passagens mais baratas.

Se precisar levar muita bagagem, vale a pena fazer as contas para saber se uma passagem um pouco mais cara, porém, que a companhia te dá direito a despachar uma certa quantidade de peso sem pagar a mais por isso, não seria uma melhor opção.

36 SITES E APLICATIVOS PRIMORDIAIS PARA QUEM QUER VIAJAR BARATO

7. Produtos de uso específico

pessoa com um kit de escova de dentes na mão

Outro item que pode gerar desperdício são os produtos de uso especifico, seja uma máquina de fazer waffles seja um produto de limpeza.

Ao comprar um produto por impulso, acabamos utilizando-o raramente, o que acaba por não compensar o investimento, por isso, ao pensar em comprar um produto que sirva apenas para um determinado fim, certifique-se que ele terá um uso habitual. Caso contrário vale, mais a pena comprar o que ele produz, por exemplo, o waffle, quando der vontade de comer.

Um produto de limpeza como o limpa-vidro também pode gerar uma economia, ou por você optar por limpar seus vidros com outros produtos que limpam do mesmo jeito e são mais baratos ou por optar por reproduzir uma receita caseira para fabricar o mesmo. Veja:

  • 500 mL de limpa-vidro custa em média R$ 13,00
  • Para fazer 1L da solução caseira gasta-se R$ 0,50, basta misturar: 1 litro de água com uma colher de sopa(15mL) de detergente neutro e uma colher de sopa de álcool.

Dicas práticas como essa são abundantes na internet e podem valer muito a pena quando se trata de produtos específicos ou muito caros. Na maioria dos casos, as soluções caseiras funcionam melhor do que os produtos feitos para aquele fim.

8. Mensalidades

pessoa calculando contas enquanto escreve

A principal vilã desse tópico são as mensalidades de academia. Os motivos, entre outros, são os altos preços cobrados por pacotes que muitas vezes não se utiliza nem um terço do que é oferecido e a alta taxa de pessoas que fazem planos semestrais ou anuais e não chegam a ter a frequência de um mês se computadas todas as vezes que foi até a academia.

O que fazer para evitar esse verdadeiro desperdício de dinheiro?

  • Antes de assinar planos semestrais ou anuais experimente as atividades físicas e as instalações, certifique-se que é viável cumprir esse prazo.
  • Procure locais que aceitem suspensão do contrato por motivos de doença ou situações parecidas, assim, caso viaje ou esteja adoentado poderá usar seus meses de crédito depois.
  • Procure opções mais baratas, se o plano é R$ 100,00 e te oferece 10 modalidades, mas você só pode fazer ou só gosta de fazer 2, não se deixe enganar, por menor que seja a economia não adianta pagar por um serviço que não vai utilizar. Contrate o pacote de acordo com as modalidades que vai efetivamente usar.
  • Outro modo de optar por uma alternativa mais barata é usar os serviços de assessoria esportiva presentes em muitos locais púbicos, vários deles são gratuitos, oferecidos por planos de saúde ou empresas.

Ademais, as mensalidades pagas por caixas de produtos variados, que são mandados para os consumidores, sem que muitas vezes eles escolham os produtos (fazendo com que estes não possuam utilidade real para os mesmos), também é algo a se repensar.

COMO ECONOMIZAR DINHEIRO A PARTIR DE HOJE: 10 DICAS FUNDAMENTAIS

9. Falsa economia

mulher pensando sobre algo

Assim como os planos de celular com 1000 minutos para pessoas que usam no máximo 100 minutos por mês e as mensalidades de academia com 20 modalidades para pessoas que desejam fazer apenas musculação, alguns produtos trazem a falsa sensação de economia, quando na verdade irão gerar desperdício.

Um exemplo são as embalagens maiores de produtos perecíveis, muitas vezes, ao invés de economizar jogamos metade fora porque o prazo de validade venceu e não conseguimos consumir sozinhos.

O mesmo acontece quando se sabe que não se tem condições de tomar um refrigerante de 1L, mas a diferença desse para uma embalagem de 600mL é apenas R$ 0,50, então, acabamos nos deixando enganar pela falsa ilusão de pagar tão pouco por quase o dobro, porém, no final do lanche metade do refrigerante vai pro lixo. Pense comigo, não era melhor ter economizado seus centavos ao invés de desperdiçá-los?

10. Alimentos pré-prontos

alimentos enlatados na prateleira do supermercado

Quanto mais facilidade um alimento traz para você, mais caro ele será, e esse preço não reflete necessariamente qualidade, mas o valor agregado dos processos que o consumidor não terá de realizar no preparo do alimento.

Entretanto, além de serem mais caros, em muitos casos, são menos saudáveis pelo intenso processo de industrialização e adição de conservantes, entre outras substâncias, que acabam por retirar o valor nutricional do alimento.

Dessa forma, paga-se mais caro por menos benefícios, quer ver um exemplo prático?

Os sucos de laranja integrais, custam em média R$ 7,50 o litro, já para fazer a mesma quantidade de suco usando laranjas, precisaríamos de 1,5kg de laranja que custam uma média de R$ 2,8, assim, a economia é de R$ 4,70 por litro, se alguém toma 1L por semana em um ano a economia passaria de R$ 200,00.

COMO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL GASTANDO POUCO

11. Produtos voltados para o público feminino

vários produtos de beleza, como maquiagem

O exemplo clássico desses produtos são os aparelhos de depilação, que mesmo fazendo o mesmo que os masculinos fazem, custam bem mais, apenas por serem rosa ou de outra cor “mais feminina” ou por apresentarem um cabo com design mais atrativo.

Os estrategistas de marketing fazem tal coisa por saberem que mulheres são bem mais visuais e atraídas pela estética, assim, vendem o mesmo produto por um preço maior. Não caia nessa, preste atenção nesse tipo de pegadinha.

12. Telefone fixo

pessoa discando em um telefone fixo

Você possui telefone fixo? Qual a real necessidade dele para você? Só tem porque seu plano de internet exige? Saiba que existem planos que dispensam a assinatura da telefonia fixa.

Reflita sobre a necessidade de possuir, por menor que seja o valor, uma linha fixa, uma vez que as operadoras de celular estão dispondo cada vez mais de minutos ilimitados ou quase ilimitados para qualquer operadora e telefones fixos, caso você precise ligar para um estabelecimento comercial, que em sua maioria ainda adotam linhas fixas.

Além disso, mesmo com essas “facilidades”, falar ao telefone seja ele fixo ou móvel está cada vez mais raro e os minutos disponibilizados nos planos geralmente ficam ociosos, assim, qual o motivo de pagar por uma linha fixa?

13. Garantia estendida

pessoa relaxada em seu escritório

Os produtos ditos duráveis estão com suas vidas úteis cada vez menores, ainda assim, na hora de contratar uma garantia estendida é bom analisar se o valor que se está pagando vale a pena em relação ao preço do produto ou de um possível conserto.

Então, esses foram os 13 itens que listamos para que você corte totalmente ou pelo menos reduza. Gostou das nossas dicas? Vai reavaliar seus gastos? Tem algo que você fez que deu resultado e diminuiu seus gastos? Conta pra gente nos comentários.

*****

LEIA TAMBÉM:

Como cortar gastos supérfluos que podem atrapalhar o seu planejamento

Entenda as diferenças entre despesas fixas e variáveis

15 despesas mensais para cortar e economizar dinheiro

*****

Curtiu as dicas de itens para cortar ou reduzir e aliviar seu orçamento? Adicionaria algum outro? Compartilhe conosco!

Banner convidando para o site do Mobills

Gostou do artigo 13 itens para cortar ou reduzir e aliviar seu orçamento? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários