Por outro lado, acredita-se que o presidente Jair Bolsonaro irá vetar a ampliação do auxílio emergencial para motoristas de aplicativo e cabeleireiros.

Cansado de ler? Então ouça este artigo:

Fez o cadastro no fim de abril e ainda não recebeu a 1ª parcela do auxílio emergencial? O valor deve cair na sua conta ainda esta semana!

Se você fez o cadastro entre os dias 23 e 30 de abril para receber o auxílio emergencial, é bem provável que receba o pagamento ainda nesta semana.

Isso porque, a Dataprev informou que quase 15 milhões de cadastros realizados nessas datas estão na fase final de análise, e a previsão é que sejam homologados até hoje, 13/05.

A partir da conclusão da análise, os resultados serão repassados à Caixa (também hoje) para que os pagamentos sejam efetuados.

Todos aqueles que deram entrada no benefício podem acompanhar a solicitação através do site: consultaauxilio.dataprev.gov.br.

Prorrogação do auxílio emergencial é cada vez mais provável

Inicialmente, o benefício está previsto por apenas 3 meses.

Contudo, nos bastidores, pessoas que integram a equipe econômica do governo já consideram provável a prorrogação do auxílio emergencial.

Após Carlos da Costa (secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade) ter admitido que medidas como essa poderiam ter “vindo para ficar”, o Ministério da Economia divulgou uma nota negando a hipótese.

Apesar disso, fontes do governo têm reconhecido que a pasta está sofrendo certa pressão para estender o auxílio emergencial e até torná-lo permanente.

Tendo em vista esse cenário, a ideia seria prorrogar o auxílio por mais 1 ou 2 meses. Entretanto, os técnicos destacam que ainda não é a melhor hora de falar publicamente sobre a possibilidade.


Caixa atualiza aplicativo Caixa Tem mais uma vez para evitar filas de espera online por auxílio emergencial


Benefício não deve ser ampliado para motoristas de app e cabeleireiros

Por outro lado, acredita-se que o presidente Jair Bolsonaro irá vetar a ampliação do auxílio emergencial para motoristas de aplicativo e cabeleireiros.

Além disso, ele deve rejeitar o fim da exigência de o beneficiário não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.

Renda básica pós-pandemia?

Estuda-se internamente no governo a viabilidade de criação de uma renda básica para o período após o auge da pandemia do novo coronavírus.

No entanto, isso não é consenso no Ministério da Economia.

De todo modo, o valor do novo benefício poderia ser menor que os R$ 600 disponibilizados como auxílio emergencial.

Banner convidando para pedir o cartão Méliuz


37 Aplicativos para ganhar dinheiro e superar a crise ou simplesmente para obter uma boa renda extra


Militares que receberam auxílio indevidamente estão sendo investigados

De acordo com o Ministério da Defesa, aproximadamente 74 mil militares das Forças Armadas, incluindo ativos, inativos, de carreira e temporários, pensionistas, dependentes e anistiados receberam o auxílio emergencial indevidamente.

Por isso, a pasta afirmou, em nota, que os valores recebidos de forma indevida serão devolvidos à União e que os comandos das três Forças abriram processo para investigar a participação de cada um de seus integrantes em irregularidades.

Aqueles que não devolverem os recursos serão inscritos na Dívida Ativa da União e cobrados compulsoriamente.

A devolução poderá ser feita com pagamento via Guia de Recolhimento da União (GRU) ou o pedido de estorno do crédito bancário.

-> O que achou da notícia para quem ainda não recebeu a 1ª parcela do auxílio emergencial? Se gostou, então, compartilhe com seus amigos e familiares que possam se interessar.

Quer acompanhar nosso conteúdo também no Instagram? Clique aqui e siga o @mobillsedu!

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas, deixe seu comentário.


SAIBA MAIS:

Postado em: Notícias


Escrito por Victor Leitão

Victor Leitão, Líder de Conteúdo e SEO na Mobills. Consultor financeiro pessoal. Pesquisador incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar de

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

logo-mobills-app

Baixe agora para o seu dispositivo

logo-mobills-app
logo-mobills-app
logo-mobills-app