A revolução do D.I.Y.: entenda a importância e veja 8 exemplos

Provavelmente você já tenha ouvido falar de D.I.Y. ou até mesmo participado do movimento. D.I.Y. vem do inglês Do It Yourself que traduzindo significa Faça Você Mesmo.

O termo tem sido associado com os consumidores, pelo menos desde 1912, principalmente no domínio das atividades de melhoramento ou manutenção da casa.

O movimento D.I.Y. começou a crescer na década de 1950 nos Estados Unidos por causa do surgimento de uma tendência das pessoas a realização de melhoramento da casa e vários outros projetos de artesanato e construção como ambos uma atividade criativa, recreativa e de redução de custos.

Em pleno século 21, vivemos uma verdadeira revolução do D.I.Y. que existem vários vídeos, blogs, instagrams, etc. especializados no movimento em que te ensina desde a criar uma capa para seu celular a fazer sua própria cabeceira de cama.

O D.I.Y. abarca profundamente a suas finanças pessoais, pois pode te fazer economizar bastante, além de ser muito importante para você. Quer saber por quê? Então, leia agora o nosso artigo sobre a revolução do D.I.Y., sua importância e 8 exemplos para você testar em casa.

A importância do D.I.Y.

pessoa medindo um pedaço de madeira

A procura pelo D.I.Y. aumentou gradativamente nos últimos anos. E por quê? Na maioria das vezes as pessoas buscam uma alternativa mais barata para conseguir o que quer ou formas criativas de presentes.

A busca por novos conhecimentos estimula nosso cérebro e cria cada vez mais conexões, além de nos tornar mais independentes, o que nos ajuda a “sobreviver” neste mundo.

O movimento D.I.Y. também ajuda no desenvolvimento infantil, já que as crianças aprendem coisas novas que estipula o cérebro.

Cada vez mais estão surgindo novos micro empreendedores que usam o movimento D.I.Y. a seu favor para compor sua renda (ou uma parte) mensal.

Mas se todos podem aprender a fazer, não entraríamos em um colapso? É verdade que o aprendizado está ao alcance de todos, mas não são todas as pessoas que querem aprender.

Pare para pensar: quanto mais rico for uma pessoa, mais empregados e funcionários ela tem a seu dispor. Isto porque ela chegou a um patamar de vida que ela mesma se dá o direito de não fazer mais nada, até as simples atividades.

Use o D.I.Y. a seu favor e aprenda coisas incríveis. Agora confira 10 exemplos de D.I.Y.:

1. Cortinas para o quarto

vista de um quarto branco

As cortinas para quarto são itens que ajudam a controlar a ventilação e a iluminação do ambiente, além de dar um toque todo especial na decoração. Porém, sabemos o quanto elas são caras e pode comprometer o seu orçamento.

Então, que tal você mesmo fazer suas próprias cortinas? O D.I.Y. está aqui para te ajudar.

A primeira coisa que você precisa observar antes de aprender como fazer cortina para quarto é qual o estilo de decoração você quer seguir, assim é possível escolher o tecido mais adequado para deixar a decoração do seu quarto com a sua cara.

Você precisará de 2 pares de lençóis de solteiro e 20 pares de ilhoses. Claro que a quantidade pode aumentar ou diminuir de acordo com o tamanho de sua janela, então não esqueça de medir.

Separe 10 pares de ilhoses para cada lençol depois meça o lençol de 14 em 14 cm e marque um ponto com caneta. Pegue uma ilhós e faça um círculo em volta desse ponto e recorte o círculo deixando uma borda entre o corte e o traço circular. Agora, basta encaixar os pares de ilhoses em torno do círculo cortado.

2. Porta algodão

porta algodão em cima da mesa

Lembro quando fui procurar um porta algodão em lojas de decoração e achei um absurdo os preços. Tinha de até R$ 115,90! A minha sorte que é eu reutilizei aqueles potes de vidros de comidas.

Porém, achei uma ideia de D.I.Y. muito legal que pode servir para você.

Pegue aquele pote de batatas, estilo Pringles, e faça um furo meia lua em uma das extremidades. Depois cubra com papel de presente ou algum adesivo e está pronto! Super fácil, né?

3. Cabeceira de cama

cama com cabeceira cinza

Comprar camas com cabeceiras são bem mais caras, então você mesmo pode fazer a sua própria cabeceira. As cabeceiras dão um toque especial no quarto e pode ser essencial para compor a decoração.

Primeiro de tudo meça sua cama e a parede de seu quarto para saber qual será o tamanho da sua cabeceira. Você vai precisar de espuma, 2 tábuas de madeira, tecido de sua escolha (mas que não seja muito fino), botões, agulha, caneta, furadeira e grampeador tapeceiro.

Faça vários furos nas tábuas (eles precisam atravessar as duas tábuas em igualdade), depois ponha a espuma entre as tábuas e marque com a caneta um furo sim e outro não.

Ponha o tecido por cima, mas não cubra totalmente as tábuas, depois asse a agulhe nos furos que você marcou junto com os botões para fixá-los. Depois grampeie o tecido na tábua debaixo e sua cabeceira está pronta.

4. Banco estofado

pessoa com os pés em cima de um banco estofado

Às vezes você quer muito um banco para botar seus pés enquanto está na sala, mas comprar um novo é muito caro. Então, o que fazer? Claro, faça você mesmo!

Você vai precisar de 19 garrafas pet de 500 ml, silver tape, tecido (de preferência grosso), 2 papelões em formato redondo (que ultrapasse um pouco as garrafas juntas) e grampeador tapeceiro

Junte todas as garrafas para que fique em um formato redondo, depois passe a silver tape para que elas não se desgrudem. Agora, bote as garrafas entre os dois papelões e passe de novo a silver tape. Por último, envolva com o tecido e grampeie.

5. Trocar lâmpada queimada

mulher trocando uma lâmpada

Nem todo mundo sabe fazer trocar uma lâmpada queimada e a internet está aqui para te ajudar neste momento!

Primeiramente, você vai precisar, de, óbvio, uma lâmpada nova. É importante saber o tipo de lâmpada certa para não acontecer nenhum incidente. Inclusive, procure sempre ter algumas reservas guardadas em casa

Para que não haja nenhum problema com choques elétricos, desligue o interruptor e o disjuntor. Caso você não alcance, pegue uma escada ou uma cadeira. Lembre-se: nunca faça esse serviço com os pés descalços!

Agora, gire a lâmpada com cuidado no sentido anti-horário, mas cuidado para não se queimar! Caso ela ainda esteja quente, aguarde alguns minutos até que ela esfrie completamente. Na hora de retirá-la, não toque na rosca ou na parte metálica;

Pegue a lâmpada nova e coloque-a no bocal, girando-a no sentido horário até o final, ou seja, até sentir que ela ficou firme. E pronto! Lâmpada trocada.

6. Desentupir pia

homem desentupindo pia

Muito essencial também saber como desentupir uma pia, principalmente se você mora sozinho e não quer gastar dinheiro chamando um encanador.

Vou te ensinar como fazer isto de uma maneira rápida, simples e super fácil!

Primeiramente, tire toda a louça da pia e use um desentupidor, fazendo uma boa pressão. Agora, misture ½ xícara de sal (não pode ser o grosso) e ½ xícara de bicarbonato de sódio e despeje no ralo. Depois, jogue no ralo 1 xícara de vinagre branco morno.

Agora, cubra o ralo com um pano (avisando que esta mistura tem uma ação parecida a erupção de um vulcão e se a pia estiver livre acabará sujando tudo) e deixe agir por cerca de meia hora. Para concluir, despeje no ralo uma chaleira de água fervendo.

Depois disso a sua pia deverá estar desentupida, porém caso o entupimento persista, coloque um balde embaixo da pia e remova o sifão (aquele cano em U que fica embaixo da pia). O balde servirá para aparar a sujeira e a água que sairão. Agora, remova qualquer sujeira que esteja presa ali e volte a colocar o sifão.

7. Trocar pneu furado

homem trocando pneu furado

É engraçado como muitas pessoas que possuem carro não saberiam trocar o pneu caso ele estivesse furado. Às vezes, chamar um mecânico é muito caro e bastante demorado. Então, por que não aprender a trocar um pneu? Você também se torna mais independente.

Nunca se esqueça de sempre verificar o estado de seu estepe, pois ele em mau estado não será possível trocar o pneu. Veja se ele está de acordo com as especificações do veículo, se está com a calibragem correta e em dia e se está em um local de fácil alcance.

Primeiro, tente procurar um lugar plano e estável para fazer a troca. Sim, isso significa que o carro poderá andar um pouco com ele furado, mas não durante muito tempo, então procure por um local plano que impeça o carro de deslizar. Não se esqueça de botar o triângulo para sinalizar o seu carro.

Você vai precisar de estepe, macaco e chave de roda. Agora, com o freio de mão puxado e a primeira marcha engatada, posicione o macaco em contato com a parte metálica do carro, e não na plástica, que pode quebrar. Se não souber o local correto, confira no manual do carro.

Depois, afrouxe as porcas das rodas girando a chave de roda no sentido anti-horário. Ainda não precisa retirar as porcas totalmente.

Agora, acione o macaco para levantar o carro, sempre verificando se ele está estável (caso contrário, desça-o e reposicione o macaco) e tire as porcas por completo, depois remova o pneu substituindo-o pelo estepe.

Encaixe os parafusos e comece a apertá-los o suficiente para segurar o pneu. Aperte um de cada vez, fazendo um padrão de estrela. Depois, abaixe o carro até que a roda esteja apoiada no chão, e termine de apertar os pneus, o máximo que for possível.

Agora, desça o carro completamente e retire o macaco e guarde o pneu furado no lugar do estepe.

8. Pintar parede corretamente

pessoa segurando várias paletas de cores

Às vezes nem queremos pintar a casa inteira, mas apenas uma parede específica para deixar mais bonito o ambiente. Porém, sabemos que pode ser sair muito caro para apenas pintar uma única parede. Então, o que fazer?

Crie independência e aprenda como pintar uma parede corretamente. Pode parecer fácil, né? Compra a tinta, pincel e pintar, mas não é bem assim.

Você vai precisar de lixa, tinta da sua escolha, selador, massa corrida, desempenadeira, espátula, bandejas de aplicação e rolos de aplicação.

Primeiramente, você deve lixar as paredes com uma lixa 220 ou 240 (mais fina) se a superfície estiver firme e sem muito excesso no reboco ou uma lixa 80 ou 100 (mais grossa) nas partes em que a superfície estiver mais grosseira.

Depois você vai aplicar o selador. O selador é importante para regularizar a parede, impedindo que o acabamento fique manchado e a fixação da tinta fique prejudicada.

Agora, abra a lata do selador, misture-a bem para que o material fique uniforme, depois coloque uma quantidade na bandeja de aplicação e com um rolo de lã aplique na parede em movimentos de sobe e desce.

Se a parede tiver buracos ou falhas, então aplique a massa corrida com uma desempenadeira e auxílio de uma espátula para os cantos. Deixe secar por duas ou três horas e, em seguida, passe a lixa para regularizar a superfície. Depois, aplique o selador sobre a massa corrida. Agora a parede já está pronta para aplicar a tinta.

Primeiro, leia as orientações de aplicação do fabricante na lata da tinta, depois abra a lata, faça a diluição recomendada e misture para que o material fique uniforme.

Agora, coloque uma boa quantidade na bandeja de aplicação (que não deve ser a mesma usada no selador). Pegue outro rolo de lã e envolva-o em toda a tinta, sem excessos, evitando que ele fique muito encharcado.

Inicie a aplicação sobre a superfície em movimentos uniformes de vai-e-vem cobrindo toda a superfície. Repita o movimento até que toda a parede receba a tinta de maneira uniforme.

Depois de mais ou menos quatro horas após a aplicação da primeira demão, você já pode aplicar a segunda demão.  Pinte novamente toda a parede igual fez na primeira demão.

Conclusão

O D.I.Y. consegue nos tornar mais independentes, além de nos fazer economizar com coisas simples, que podemos aprender e fazer nós mesmo, ao invés de gastar dinheiro com este serviço.

Falando em economia, você conhece o Mobills? O Mobills é um aplicativo de gerenciamento financeiro pessoal que te permite cadastrar suas despesas e receitas, e assim, saber exatamente o que está acontecendo com o seu dinheiro, além de várias outras funcionalidades incríveis.

Então, se você ainda não é um usuário, se torne um agora clicando aqui!

Ademais, a internet está totalmente a seu favor, já que você consegue encontrar tutorias, vídeos, textos, etc. ensinando a fazer coisas simples até mais complicadas. Então, não espere muito e se jogue no mundo do D.I.Y.! 😀

*****

LEIA TAMBÉM:

33 coisas fáceis de fazer para vender e ganhar dinheiro

*****

Comentários