A capacidade de realizar sonhos e conquistar metas
5 (100%) 1 vote

A capacidade de realizar sonhos e conquistar metas

Banner convidando para o site do Mobills

Todas as pessoas são dotadas da capacidade de formular objetivos e conquistar metas. Por outro lado, existem pessoas que não sabem disso e vivem uma vida como “folhas ao vento”, sem perspectiva e contando com as escolhas de outras pessoas para que talvez alterem o rumo de suas vidas.

As metas impulsionam as pessoas para frente, tornando-as mais motivadas, felizes e, principalmente, úteis. Contudo, não basta ter uma meta. É necessário também se mover rumo a ela. São necessários determinação, foco, perseverança e autodesenvolvimento para assumir a posição de conquistador e líder de si mesmo.

Abaixo, refletimos sobre alguns aspectos importantes da capacidade dos seres humanos de realizar sonhos e conquistar metas. Esperamos que gostem!

Aperfeiçoando a capacidade de realizar sonhos e conquistar metas

O chamado

homem em uma sacada com os braços esticados em frente ao pôr do sol simbolizando conquistar metas
Sempre construa metas.

Um belo dia, sentado, assistindo a um filme, alguém se inspira. Sente um desejo empolgante, autêntico e possível de conhecer e interagir com aquela paisagem apresentada. Pode ser uma pequena cidade de interior ou uma floresta de um país distante.

Nesse momento, o desejo se transforma num chamado, algo que precisa ser feito em nome da completude e do significado maior da vida.

A experiência visualizada acima e outras tantas possíveis podem acontecer com qualquer pessoa e em diversas fases da vida, inclusive na infância. Escutamos em diversos momentos pessoas dizerem: “isso que quero fazer é um sonho de infância”. Essa fala soa como algo sagrado e capaz de completar a existência.

Muitas vezes as pessoas não atendem a esse chamado ou até mesmo são impossibilitadas pelas circunstâncias da vida e acabam se condenando a uma existência de frustração ou sensação de vazio. O fato é que todas as pessoas, em algum momento da vida, vão receber esse chamado.

Algumas vão transformá-lo em uma meta e mobilizarão todos os recursos possíveis para essa conquista; outras não passarão da fase do sonho e ficarão imobilizadas diante da crença da impossibilidade.

A meta começa a se materializar a partir do momento em que se dá o primeiro passo em direção a ela. Pode ser conquistada coletivamente, mas o chamado é muito pessoal.

Atravessar o limiar rumo a essa jornada pode ser algo ameaçador, mas não costuma ser um obstáculo para quem está rico de recursos internos, mesmo que muitas vezes a pessoa nem saiba que os tem. A capacidade de planejamento e foco é algo imprescindível para quem realmente deseja realizar um sonho.

COMO MANTER O FOCO, FAZER O QUE É NECESSÁRIO E TER SUCESSO

Um guia para a jornada

uma pessoa ajudando outra pessoa a subir um morro simbolizando conquistar metas
Ter alguém ao seu lado para te guiar e te incentivar é sempre recomendável.

Escolher alguém com a capacidade de apoiar e energizar o projeto é um recurso imprescindível, pois trará a sensação de que não se está sozinho.

Nesse item, entra em cena o papel do Coach, quem, através de um processo de coaching elaborado e personalizado, poderá ajudar na organização mental voltada para ação, no despertar de recursos internos e na superação de obstáculos.

Essa condução pelo caminho do sucesso, que em algumas etapas poderá ser escarpado, fará grande diferença na facilitação do processo, proporcionando autoconhecimento e significado na jornada.

Quem optar por não contratar um Coach poderá contar com algumas pessoas próximas de confiança que estejam realmente dispostas a ajudar e até mesmo a participar do projeto. O importante é não seguir sozinho.

Ter um mentor ou guia na caminhada rumo à meta é uma atitude que resultará em fortaleza diante dos obstáculos que certamente aparecerão.

Em muitos casos, diante de alguma dificuldade, as pessoas tendem a desistir dos sonhos. Afinal, o medo, o cansaço e a crença da impossibilidade são inerentes ao ser humano. Nesse momento, entra em cena o incentivador amigo, o coach que não deixará esse estado se prolongar.

Ele lembrará frequentemente os ganhos em se conquistar esse sonho. Ou seja, levará a pessoa à experiência antecipada da conquista. Assim, ela se enche novamente de recursos para continuar na caminhada.

Construção de uma ponte para o futuro

duas crianças de mãos dadas atravessando uma ponte simbolizando conquistar metas
Não são só as crianças que podem imaginar. Solte sua imaginação para construir um futuro melhor!

Uma das principais características do ser humano é a capacidade de imaginar. Através da imaginação é possível se ter a experiência antes mesmo de o evento acontecer, tanto para experiências positivas quanto para as negativas, tornando-se, assim, algo muito poderoso que poderá ser usado para alavancar resultados.

Quando se está dentro da experiência com todos os sentidos, representando internamente a meta como se esta já tivesse sido alcançada, é possível despertar os mais diversos recursos internos que estavam adormecidos e subutilizados.

Da mesma forma, quando esse mesmo processo é direcionado para uma imaginação do futuro de forma negativa, a consequência é um estado pobre de recursos que limita os resultados no presente.

Construir uma ponte para o futuro significa fazer uma ligação imaginária entre a situação atual e a situação desejada de forma que esse acesso possa ser feito facilmente sempre que se quiser. Assim, uma pessoa poderá se automotivar a qualquer momento.

Quando não se constrói essa ponte, a mente poderá ficar presa ao estado atual sem uma perspectiva de mudança. Imaginar-se já realizando o objetivo de forma intensa, sistemática e consciente pode ser uma grande fonte de recursos no presente e a motivação necessária para se seguir na jornada.

VOCÊ TEM O PODER DE MUDAR SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA

Os recursos e obstáculos

pessoa pulando de um penhasco para outro simbolizando conquistar metas
Supere seus medos e não tenha medo de tentar!

Na busca de uma meta, é preciso levar em consideração duas premissas. A primeira é a de que todas as pessoas têm recursos internos suficientes para superar qualquer obstáculo, sendo estes reais ou imaginários. A segunda é a de que os obstáculos à meta aparecerão e precisarão ser superados.

Muitas vezes as pessoas ficam presas à escassez de recursos, alegando que não conseguem se movimentar em direção aos seus sonhos porque não possuem dinheiro ou tempo suficientes.

A percepção das possibilidades de recursos externos fica ofuscada enquanto não se acessa um estado de recursos: capacidade de se automotivar e gerar resultados a partir de si mesmo.

Quando se tem acesso a esse estado, o primeiro dom que aparece é o da clarividência. Ou seja, o que era impossível agora se revela com maior clareza e possibilidade.

Entretanto, conforme escrevemos acima, os obstáculos aparecerão no caminho para dificultar a jornada. Eles normalmente se revelam como crenças limitantes, autossabotagem, reações emocionais, medo, raiva, ressentimentos, etc.

Todos esses obstáculos têm como objetivo oculto criar dúvidas sobre a real possibilidade da conquista. Em muitos casos, as pessoas ficam presas nessa etapa, não conseguem seguir adiante e ilusoriamente se sentem incapazes. Por outro lado, quando ultrapassados esses obstáculos, a superação traz consigo maior motivação e autoconfiança.

Num plano mais real, os percalços que aparecem são superados com maior facilidade quando já tiverem sido superados os obstáculos internos.

5 MOTIVOS PARA DESENVOLVER SUA INTELIGÊNCIA FINANCEIRA

Plano de ação

cinco pessoas unindo as mãos fechadas em ato de união simbolizando conquistar metas
Lembre-se: você não pode conquistar uma meta grande sem antes conquistar várias metas pequenas.

Não se consegue conquistar a meta maior sem antes conquistar as metas menores ao longo da jornada. Ou seja, a conquista da meta maior é resultado da conquista das metas menores. Por exemplo: a minha meta maior é acumular um milhão de reais em 20 anos para complementar minha aposentadoria e ter uma vida mais tranquila.

Para isso, terei as seguintes metas menores: ajustar o meu orçamento para que sobrem mil reais por mês; conseguir uma renda extra que me proporcione mais mil reais mensalmente. Assim farei uma aplicação mensal de 2 mil reais sistematicamente, buscando a meta mínima de ganho de 11% ao ano.

Como é possível ver no exemplo acima, chega um momento no processo em que é preciso colocar o “pé no chão” e a “mão na massa” para começar a se aproximar da meta maior. Para isso, é necessário formular e aplicar muitos planos de ação voltados para resultados que contribuam para a conquista. Uma meta sem ação não passa de um devaneio.

Nessa etapa, corre-se o risco de ser acometido por alguns pequenos inimigos: a preguiça, a procrastinação e a falta de foco. Esses três podem destruir completamente um sonho. Aqui, mais uma vez, entra o papel do Coach como um treinador que exige de seu atleta ação, foco e resultado.

Muitas pessoas precisam desse “chato” para não as deixar cair nessa armadilha e perder completamente o foco. Nessa etapa, não é aconselhável andar sozinho.

Melhoria contínua

pessoa subindo degraus feito de grama e regando para que possa subir mais simbolizando conquistar metas
Você sempre precisa estudar para conseguir conquistar mais rápidos suas metas.

Em todas as etapas, rumo à conquista da meta, é necessário o aprimoramento das habilidades e da competência. O processo em si pressupõe uma transformação. A pessoa que iniciou o processo não será a mesma no dia da conquista.

Os conhecimentos adquiridos na caminhada, que ajudaram na superação dos obstáculos, vão se transformar numa base sólida para o aproveitamento da conquista e para a busca de novos objetivos.

Assim, buscar o conhecimento através de cursos, seminários, literaturas, entre outros, é de suma importância e talvez o fator determinante para o sucesso.

Pode ser naquilo em que se é deficiente ou mesmo como aperfeiçoamento nas áreas que já se tem competência, o fato é que essas atitudes são características de quem está predestinado a ser um vencedor.

O segredo é se perguntar: “Quais conhecimentos eu preciso ter para me ajudar na conquista da meta? ”. No caso da conquista do primeiro milhão, do exemplo anterior, pode-se adquirir um curso sobre gestão de orçamento familiar, investimentos ou mesmo empreendedorismo.

O importante é se munir de conhecimentos que ajudem na conquista da meta. É uma questão de foco no que interessa e realmente traz uma contribuição.

Meta cumprida

três amigos no topo de uma montanha comemorando simbolizando conquistar metas
Nada melhor do que conseguir conquistar aquela tão sonha meta, né?

Por fim, chega-se ao cume da montanha, ou seja, à meta cumprida na sua totalidade. Agora vem uma pergunta: “Qual o significado dessa meta? ”. Essa pergunta é importante porque traz à tona algo também inerente aos seres humanos: a sede de significado.

Existem pessoas que conseguem, com muito sacrifício, conquistar a montanha. Contudo, não conseguem colocar significado nessa conquista e se sentem solitárias e incompletas.

Não só é importante a chegada, mas também a caminhada e tudo que se aprendeu. O significado está em olhar para trás e sentir que não foi em vão, que muito se contribuiu e que foi com a soma de várias pequenas conquistas que se conseguiu a meta maior.

Nesse caso, a pessoa se enche de júbilo e torna-se um modelo a ser seguido, um verdadeiro conquistador de metas.

A contribuição

mulher sorrindo com o dedo indicador levantado simbolizando conquistar metas
Agora que você conquistou suas metas, contribua para que outras pessoas consigam também.

Quem já completou a jornada se torna a autoridade que vai ensinar o caminho para quem vem depois. Essa talvez seja a maior contribuição que se pode dar: ensinar o “caminho das pedras”.

Todo o conhecimento adquirido, os obstáculos superados e o significado da jornada se tornam uma excelente fonte de inspiração para as pessoas que têm um sonho e estão dispostas a realizá-lo.

É muito comum o conquistador proferir palestras, conduzir seminários ou mesmo escrever livros sobre as suas experiências, tornando-se uma autoridade no assunto, um conselheiro, coach ou mentor para as pessoas próximas. O fato de ter conquistado a sua meta lhe torna mestre no assunto.

Não existe algo mais significativo e profundo para um ser humano do que a possibilidade de deixar um legado de determinação, disciplina e perseverança na conquista dos objetivos da vida.

Não importa o tamanho do objetivo, mas sim o seu significado e a sua contribuição para a construção de um mundo melhor. Tudo começa com uma visão que depois se transforma numa missão que dá sentido à vida.

*****

LEIA TAMBÉM:

Como priorizar e economizar para diferentes objetivos

O porquê da inércia ser sua maior inimiga financeira

Porque você deve economizar em casa e como isso influencia sua vida

*****

Banner convidando para o site do Mobills

Comentários