5 vantagens de comprar um carro usado
Por favor, avalie esse Post

5 vantagens de comprar um carro usado

Os carros zero km, obviamente, têm suas vantagens pelo fato de serem novos e saírem da loja com todas as garantias da marca. Contudo, pelo valor que se paga por eles é possível encontrar veículos seminovos superiores. Assim, cada vez mais os olhares estão se voltando para as vantagens de ter um usado.

Os pátios das revendedoras estão cheios de opções de veículos seminovos e usados, em uma gama de configurações. A expectativa é que se possa aproveitar a alta de preços dos veículos zero-quilômetro e atrair o consumidor interessado em adquirir um carro com um melhor preço ou com mais equipamentos.

Segundo o presidente da Federação Nacional das Associações de Revendedores de Automóveis (Fenauto), Ilídio Gonçalves dos Santos, “Hoje o consumidor mudou. Antes de comprar, ele pesquisa os preços e as listas de opcionais dos carros na internet. E isso faz com que opte por comprar um seminovo”.

Veja a seguir 5 vantagens de comprar um carro usado.

5 vantagens de comprar um carro usado

1. Bons descontos no preço de compra são uma vantagem no carro usado

O preço é, muitas vezes, o fator determinante na compra de um veículo. E, neste quesito, o seminovo sai na frente, pois o mercado oferece carros seminovos mais sofisticados, potentes e equipados pelo mesmo valor de um novo. Isso acontece porque no momento em que o carro sai da concessionária e nos primeiros anos de uso ele sofre a perda mais significativa de valor.

No primeiro ano, normalmente, a desvalorização é de 20%, caindo para 10% nos dois anos seguinte. A partir daí, a depreciação fica entre 5% e 7%, segundo Ilídio dos Santos.

2. A garantia da montadora é mantida

Mesmo que o carro seja vendido, a garantia da montadora permanece pelo tempo que foi acordado na venda. Isso significa que se um carro tiver três anos de garantia e for vendido com um ano de uso, o novo proprietário continua contando com a garantia por dois anos.

“Além da garantia que a revendedora que vendeu o carro dá, de três meses, há a garantia das montadoras, que hoje em dia pode chegar a cinco anos”, afirma o presidente da Fenauto.

3. Seminovos podem vir com mais equipamentos

Aqui está a maior vantagem em adquirir um carro usado. O antigo dono comprou um modelo top de linha, com sistema de entretenimento, controle de estabilidade, airbags para passageiros, sistema de estacionamento e mais uma infinidade de itens, entretanto, precisou vender antes de um ano de uso.

Embora o carro ainda seja praticamente novo, ele já perdeu cerca de 20% de seu valor apenas por ter sido tirado da loja. Ou seja, diversas vezes, com o preço de um usado completo você consegue apenas um “pelado” na concessionária.

4. Impostos e taxas

Para o consultor Paulo Garbossa, quem compra um veículo seminovo também economizará na parte de documentação do veículo. “Os custos para registrar um carro zero km podem chegar a R$ 1.200. Já na compra de usados é preciso apenas transferir o documento”, afirma. A taxa começa em torno de R$ 120,00 e o processo pode ser realizado em qualquer Cinetran ou Detran.

“Em negociações entre particulares, o consumidor tem ainda mais chances de conseguir facilitações na compra. Outro ponto interessante é que o veículo seminovo pode já vir com o IPVA pago, dependendo da época do ano”, salienta Garbossa. O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) equivale a 4% do veículo a gasolina e 3% do valor do carro flex.

5. Perdas menores de dinheiro para quem troca de carro com frequência

Se o proprietário é daqueles que necessita trocar de carro com frequência, por exemplo, por causa de um emprego que envolve a mudança de país a cada um ou dois anos, ao investir sempre em carros novos ele perderá muito dinheiro.

Trocando o carro novo com pouco tempo de uso, a depreciação elevada dos primeiros anos do veículo pesa ainda mais no orçamento. Dessa forma, o carro novo é mais indicado para quem pretende ficar com o carro por pelo menos três ou quatro anos, quando a desvalorização começa a se estabilizar.

Viu-se as 5 principais vantagens de comprar um carro usado. No entanto, vale ressaltar que alguns cuidados são necessários quando se pensa em comprar um carro usado, tais como:

  • Antes de escolher um carro usado, faça uma vistoria. Ela garantirá que você adquira um modelo em bom estado.
  • Fique atento à quilometragem do carro. Quanto maior ela for, mais frequentes serão os problemas, aumentando os gastos com manutenção e dificultado seu controle financeiro.
  • Após analisar fatores como modelo, forma de pagamento e seguro, resta testar o carro. Não deixe de verificar iluminação, faróis, para-brisa etc., para atestar o seu bom funcionamento.

Conhece mais alguma vantagem em comprar um carro usado? Compartilhe conosco! 

Quer melhorar sua situação financeira? Acesse www.mobills.com.br para conhecer todos os recursos do aplicativo ou se cadastre diretamente clicando aqui.

Quer compartilhar dicas financeiras e ver as dicas de outras pessoas? Utilize o Mobills Social.

Gostou do artigo 5 vantagens de comprar um carro usado? A sua opinião é muito importante para nós! Sugira novos temas, deixe seu comentário.

Comentários