Selecionamos esses ótimos sites para que você possa decidir por si mesmo o que é fato ou fake, quando o assunto é a pandemia.

Cansado de ler? Então ouça este artigo:

5 melhores portais de saúde para se informar sobre todas as novidades relacionadas ao coronavírus

Em tempos de pandemia e crise, a informação é uma arma ainda mais poderosa, principalmente porque a desinformação causada pelas fake news pode gerar estragos irreversíveis.

Por isso, este artigo trará os 5 melhores portais de saúde para obter informações sobre o coronavírus.

Eles são fontes seguras para confirmação da veracidade das notícias que circulam nos meios digitais. Sem mais delongas, vamos à lista!

Melhores portais de saúde para se informar sobre o coronavírus

1. Portal PEBMED

O Portal PEBMED é um site de notícias e atualizações em medicina, saúde e tecnologia.

Com a missão de ajudar o médico a tomar decisões melhores com informações atuais e confiáveis, o time do Portal PEBMED publica diariamente os estudos mais importantes, atualizações de diretrizes, além de quizzes e casos clínicos brasileiros.

E mais do que conhecimento científico, o site busca também ser uma presença no dia a dia do médico, trazendo discussões sobre carreira, formação profissional, realidade da assistência e mercado de trabalho.

O Portal PEBMED acredita que conteúdo de qualidade, baseado em evidência, de fácil acesso e rápida assimilação, é fundamental para o crescimento profissional do médico.

Quem faz?

Para selecionar os principais temas para publicação, o Portal PEBMED conta com um time de sete editores médicos das principais áreas médicas, apoiados por dois jornalistas.

A equipe conta também com 45 médicos voluntários das mais diversas especialidades, que compartilham seus conhecimentos com outros colegas através do site.

Principais tópicos abordados

A partir das maiores revistas científicas do mundo, os editores do Portal PEBMED selecionam os principais ensaios clínicos e diretrizes para serem analisados e publicados no site.

Os conteúdos do Portal PEBMED trazem os keypoints dessas publicações e o que muda na prática, para, assim, otimizar a leitura dos usuários.

Todos os artigos contam com referência para análise crítica do próprio leitor.

O site conta também com quizzes de imagem e casos clínicos brasileiros, para expandir ainda mais o conhecimento médico.

Além disso, o time faz a cobertura dos principais congressos médicos do Brasil e do mundo.

O Portal PEBMED também publica seu conteúdo em formato de vídeo, em seu canal do YouTube, e em podcasts, com canal no Spotify e Apple Podcasts

Cobertura coronavírus

O primeiro caso da pandemia pelo novo coronavírus, Covid-19, foi identificado em Wuhan, na China, no dia 31 de dezembro do último ano.

Desde então, os casos começaram a se espalhar rapidamente pelo mundo.

O Portal PEBMED vem acompanhando desde janeiro os desdobramentos dessa pandemia e criou uma página especial com uma linha do tempo do coronavírus e as principais condutas frente à doença.

Até o começo de abril, mais de 150 conteúdos foram publicados sobre o tema no site. 

Banner convidando para pedir o cartão Méliuz

Nova seção de Enfermagem

Além de produzir conteúdos para médicos e estudantes de medicina, o Portal PEBMED também tem uma seção exclusiva para enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de enfermagem, com as principais notícias e condutas para a prática.

Sobre a PEBMED

A PEBMED é uma startup de Health Tech, que desenvolve ferramentas e conteúdos para auxiliar profissionais de saúde na tomada de decisão.

Seus produtos são os aplicativos Whitebook e Nursebook, de condutas para médicos e enfermeiros, respectivamente, e o Portal PEBMED.

2. Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)

Fundada em 1902, a OPAS é o braço da OMS (Organização Mundial da Saúde) nos países da América, trabalhando para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população.

Com todo o respaldo da OMS, todas as notícias e artigos postados neste portal são de grande relevância e embasamento científico.

Na página, é possível encontrar cursos gratuitos para os profissionais de saúde que desejam estar atualizados sobre as novidades da pandemia.

Além de materiais para ajudar na conscientização da população e informações atualizadas sobre o avanço do coronavírus.


Curso de finanças pessoais: os melhores para você aprender a cuidar do seu dinheiro de uma vez por todas!


3. Portal Drauzio Varella

O renomado médico Drauzio Varella possui uma página na internet que conta com uma diversidade de ferramentas para os usuários deste serviço.

Nela, é possível encontrar dicas sobre doenças, podcasts e vídeos respondendo os mais variados tipos de perguntas na área da saúde.

Há, ainda, uma aba específica chamada de “Checagens” que mostra a avaliação das últimas notícias em circulação, mostrando o que é fato e o que é fake!

4. Medscape

Com tradução para 5 línguas, o Medscape é uma das páginas mais conceituadas na área médica e não poderia ficar de fora do ranking com os melhores portais de saúde.

Nele, é possível encontrar notícias divididas por especialidades médicas, atualmente as sessões são:

  • Coronavírus; Cardiologia; Diabetes e Endocrinologia; Oncologia e Hematologia; Neurologia e Psiquiatria.

O Medscape busca trazer sempre em primeira mão os avanços da medicina e as notícias de saúde pública mundial, sendo uma ferramenta de busca confiável e embasada cientificamente.

5. Blog da Saúde

Idealizado e gerido pelo Ministério da Saúde, o Blog da Saúde é um site confiável para se fazer pesquisas.

No blog, há todos os podcasts do MS sobre a pandemia do coronavírus, notícias de saúde pública com informações sobre as campanhas de vacinação e detalhamento das ações do governo contra a crise na saúde.

O Ministério da Saúde possui também uma página oficial, onde são veiculadas notícias e estratégias que estão sendo adotadas contra a pandemia.

Por isso, também deve ser incluído como um dos melhores portais de saúde.

Estes são os dois principais canais de comunicação do MS com a população.

Conclusão

Buscar verificar as informações recebidas nas redes sociais antes de compartilhá-las é uma ação que pode literalmente salvar vidas.

Isso porque, muitas fake news estão desincentivando ações comprovadamente eficientes no combate à disseminação do vírus, como o isolamento social e o uso de máscara.

Assim, é de extrema importância ter acesso a páginas confiáveis e com informações de qualidade, para que quando uma informação enganosa chegue até você, seja possível verificá-la.


> Gostou do artigo sobre os 5 melhores portais de saúde para tirar suas dúvidas sobre o coronavírus? Então, compartilhe com seus amigos/familiares.

Quer acompanhar nosso conteúdo também no Instagram? Clique aqui e siga o @mobillsedu!

A sua opinião é muito importante para nós! Sendo assim, sugira novos temas, deixe seu comentário.


SAIBA MAIS:

Postado em: Notícias


Escrito por Ariane Lopes

Ariane Lopes, redatora do Portal Mobills. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Pós-graduanda em Gestão Pública pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB. Pesquisadora incansável dos temas educação financeira e finanças pessoais. Principais hobbies: assistir documentários, ler, organizar eventos e viajar.


Hey, o que você achou desse conteúdo?

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificar de

Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

logo-mobills-app

Baixe agora para o seu dispositivo

logo-mobills-app
logo-mobills-app
logo-mobills-app