Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Não
semestral

Como usar o cartão de crédito com consciência? 16 ótimas dicas!

Usar o cartão de crédito é fácil. O importante é saber gerenciá-lo e ter mais consciência sob suas finanças. Descubra os detalhes!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 24 de Janeiro de 2024

Os produtos financeiros são grandes facilitadores nos pagamentos do dia a dia. Mas, será que você sabe como usar cartão de crédito com mais consciência para seu bolso? Descubra neste conteúdo!

Ao usar o cartão o cartão de crédito, você compromete uma parte da sua renda, para pagar a fatura depois. Porém, esse prazo maior pode gerar a falsa sensação de que possui mais dinheiro disponível.

Mas, isso pode ser perigoso para sua saúde financeira, pois, segundo uma pesquisa feita da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o cartão de crédito é responsável por 87% das dívidas de famílias brasileiras.

Então, para evitar que isso aconteça reunimos as melhores dicas de uso responsável do cartão!

Leia também: Melhores cartões de crédito 2024 [Ranking Atualizado]

10 Dicas de como usar o cartão de crédito com consciência

Ao adotar bons hábitos na hora de usar um cartão de crédito, sua conta bancária irá agradecer no fim do mês.

Afinal, por meio do planejamento financeiro é possível quitar todas as despesas e ainda sobrar dinheiro para fazer algo que goste. Então, vamos às dicas:

1. Evite gastar mais que sua renda mensal

É possível atingir um limite alto no cartão de crédito, após um tempo de uso. Mas, quando esse valor ultrapassa sua renda mensal, fique atento para não gastar além do que pode pagar.

Estabeleça um limite de até 50% da sua receita líquida. Se o limite do seu cartão é maior que isso, você pode ajustar para o valor desejado.

2. Pague a fatura em dia

Os juros abusivos por atraso, multa e mora do cartão de crédito podem tornar a cobrança da fatura ainda mais alta. Por isso, após usar o cartão de crédito, é importante se planejar para pagar a fatura até a data de vencimento e evitar uma nova dívida.

Você pode, por exemplo, anotar o dia na sua agenda, usar notificações do celular, ou qualquer outra opção. O importante é escolher uma maneira que não vai te deixar esquecer de fazer o pagamento.

Além disso, escolha uma data de vencimento próxima com o dia que recebe seu salário, para garantir que terá dinheiro para o pagamento.

3. Faça o pagamento total da fatura

Além de fazer o pagamento no prazo, é importante que pague o valor total da fatura, evitando entrar no crédito rotativo. Isso acontece quando se pagamento mínimo da fatura e o restante será financiado em novas parcelas.

O grande vilão dessa operação são os juros compostos do rotativo e outros encargos que, mais uma vez, farão o valor subir drasticamente, podendo complicar ainda mais sua situação financeira.

Muitas pessoas que estão endividadas ou sem dinheiro para o pagamento total, optam por essa funcionalidade, mas ela deve ser ao máximo evitada, pois a situação tenderá a piorar.

Caso tenha dificuldades, é melhor pegar dinheiro emprestado no crédito pessoal, pagar o cartão à vista e parcelar esse novo empréstimo, pois os juros costumam ser bem menores.

4. Fuja do parcelamento da fatura

O parcelamento da fatura é uma opção com juros um pouco menores, mas igualmente perigosos para seu bolso.

Assim, ao usar o cartão de crédito e pagar um valor entre o mínimo e o total da fatura, é possível solicitar o parcelamento do valor restante para o banco, que cobrará juros e encargos.

Portanto, reforçamos que nenhuma opção que contenha taxas é uma boa alternativa. É preciso se programar para pagar sua fatura e outras cobranças do dia a dia, como conta de luz, água, etc.

5. Faça um controle de seus gastos

Saber para onde está indo seu dinheiro, ajuda a identificar e evitar os gastos excessivos. Nesse sentido, um aplicativo de controle financeiro pode ser eficiente para você acompanhar todas as transações usando o cartão de crédito.

No app Mobills, por exemplo, é possível separar seus gastos por categoria e ter uma visão ampla de quais gastos mais afetam seu orçamento.

Organize os gastos do cartão de crédito no gerenciador financeiro da Mobills.

6. Parcele apenas quando for necessário

Poder parcelar uma compra em até 10 ou 12 vezes é uma grande vantagem nos momentos que precisa adquirir um item de grande valor e não pode pagar à vista.

Mas, evite fazer parcelamentos prolongados, pois o valor das parcelas já compromete seu dinheiro nos próximos meses e isso diminui as chances de você construir uma reserva de emergência para algum imprevisto no futuro.

De parcelas em parcelas, os valores se acumulam em contas, e podem dificultar o pagamento da fatura em meses com o orçamento menor, além de garantir uma dívida para os próximos meses.

Busque parcelar somente compras com um valor alto e que não consegue pagar à vista, ou pagamentos que precisam ser feitos mas não tem dinheiro no momento.

7. Evite manter vários cartões

Se gerenciar despesas em um cartão de crédito já é trabalhoso, imagine em mais de um?

Ainda assim, é comum que algumas pessoas tenham diferentes cartões, por conta de benefícios. Mas, se você tem um bom controle das suas finanças e tem educação financeira para saber agir corretamente

No entanto, quem tem mais de um cartão tem muita mais probabilidade de gastar mais do que pode, porque quando um limite é atingido, tem outro para utilizar.

Contudo, tenha em mente que é preciso pagar regularmente a fatura de todos os cartões que utilizar. Então, se for possível, cadastre a mesma data de vencimento para todos.

8. Compre em sites seguros

Além de mudar os próprios hábitos, é importante ter alguns cuidados ao usar seu cartão em compras online. Por isso, escolha sempre lojas oficiais sites com verificações de segurança.

Ademais, nas compras pela internet, prefira usar o cartão de crédito virtual que preserva os dados do seu cartão físico. Assim, caso ocorra algo inesperado (fraude ou golpe) será mais fácil de cancelar o cartão.

Para saber se o site é confiável, levante alguns detalhes. Por exemplo:

  • CNPJ;
  • Razão Social;
  • E-mail e telefone para contato;
  • Endereço da sede da empresa;
  • Ícone de cadeado na barra do navegador;
  • Reputação da loja;
  • Confirme se o site tem certificado digital SSL (selo de segurança).

Para verificar se o site tem SSL, basta ver se a url dele começa com https:// e se no topo esquerdo do seu navegador, na barra do endereço do site, existe um símbolo de cadeado.

9. Não empreste seu cartão

O cartão de crédito é um produto financeiro que impacta diretamente no seu CPF e histórico nos birôs de crédito. Assim, se você empresta o cartão e a pessoa não paga, terá que usar seu dinheiro para quitar a fatura e isso pode prejudicar seus planos.

Além disso, caso não tenha saldo suficiente e atrase o pagamento, é seu nome que ficará inadimplente, já que é o titular do cartão.

10. Evite saques na função crédito

Usar cartão de crédito para fazer saques é muito semelhante a contratar um empréstimo e o banco cobra juros ao mês, de acordo com o valor do saque. Portanto, não vale a pena utilizar esse recurso do cartão.

11. Tenha cuidado com compras desnecessárias e impulsivas

Comportamentos não mudam de uma hora para outra. Mas, se você fez uma compra desnecessária, perceberá isso no momento em que ler seus gastos.

Dessa maneira, irá perceber que não havia necessidade de compra, será cada vez mais fácil ter essa percepção (o que é por impulso, ou não) quando estiver pensando em comprar.

Se estiver em um e-commerce, faça outra atividade antes de concluir a compra, para ter tempo de pensar sobre o assunto. Assim, quando voltar é mais fácil entender se era uma compra necessária, ou não.

Esse tempo é necessário para avaliar bem a situação racionalmente. Afinal, racionalizar é a melhor maneira de ter autocontrole e não deixar a vontade de comprar dominar você.

12. Olhe sempre o saldo do cartão e fatura

Existem outros motivos além de controlar os gastos e saber todas as despesas ao olhar sempre o saldo e fatura do cartão. Mesmo assim, muitas pessoas não fazem isso.

A fatura registra todas as compras feitas no período de um mês, mas também é possível ver as seguintes informações:

  • Valores que não foram aplicados corretamente;
  • Estornos que não foram feitos;
  • Transações fraudulentas (que não foi o titular do cartão que fez).

Logo, poderá encontrar esses erros, denunciar cobranças indevidas e saber rapidamente se há fraude ou clonagem do seu cartão. Assim, pode fazer o bloqueio para evitar que o golpista faça mais gastos.

13. Evite pagar taxas de anuidade ou tente negociá-las

taxa de anuidade é uma cobrança do cartão de cartão, que pode ser anual ou mensal. Quem determina o valor dessa tarifa é a própria instituição financeira, e é autorizada pelo Banco Central.

Mas, existem opções de fugir dessa tarifa. Como, escolhendo cartões sem anuidade ou tendo o gasto mínimo necessário para zerar a fatura.

Por exemplo, o cartão Santander SX tem a cobrança de anuidade, mas é possível ter a isenção se gastar no mês a partir de R$100,00. Assim, é fácil não pagar a tarifa.

No entanto, há alguns cartões que não oferecem essa opção, ou estipulam um valor mínimo de comprar muito alto para ter a isenção. Nesses casos, você pode tentar negociar as taxas.

Caso seja um bom cliente e use o cartão direto, você pode tentar a negociação da cobrança de anuidade do cartão, visto que a cada compra que faz, ela recebe um percentual referente ao valor da compra.

Se isso não funcionar, vale a pena estudar as outras opções de cartões no mercado e encontrar o melhor cartão de crédito para você e seus objetivos.

14. Utilize os programas de pontos e vantagens

Hoje, a maioria dos cartões de crédito oferece programas de recompensas e vantagens muito interessantes aos seus titulares, como: cashbackmilhas, programas de pontos e anuidade zero.

Nos programas de pontos, por exemplo, você troca os pontos por produtos, recompensas ou por pagamento na fatura. Entretanto, muitos não sabem a validade dos pontos do cartão e deixam de usar.

É preciso estar atento as vantagens que os cartões oferecem e aproveitar a chance de economizar dinheiro, como em compras de passagens de avião utilizando as milhas adquiridas.

Contudo, não caia no erro de gastar mais do que deve para acumular pontos! Esse programas são uma vantagem extra para compras no cartão que já seriam feitas.

15. Evite fazer cartões de loja

Hoje em dia, é comum que lojas ofereçam cartões de crédito para os consumidores, visando a fidelização de clientes e prometendo benefícios exclusivos.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado ao fazer um cartão de loja. Apesar das vantagens, muitos possuem anuidade, que só é isenta se tiver um valor mínimo gasto no estabelecimento determinado.

Por isso, se você não é cliente assíduo da loja, esse tipo de cartão não é o mais adequado para você, e pode te levar a fazer compras desnecessárias e impulsas somente para não pagar a taxa anual.

Existem ótimos bancos tradicionais e bancos digitais que oferecem ótimas opções de cartão para você, e que podem te oferecer mais benefícios.

16. Pense bem antes de pagar boletos com cartão de crédito

Muitas pessoas acham interessante ter todos os gastos na fatura do cartão, para ser mais fácil manter o controle. Entretanto, pagar boletos com o cartão de crédito não deve ser a prioridade.

O pagamento de boletos com o cartão, normalmente é mais benéfico quando há uma conta a ser pagas, mas que o titular do cartão não tem mais dinheiro para isso. Assim, terá até 40 dias para pagar o valor.

Ainda assim, nem sempre é a melhor opção, tendo em vista as tarifas e cobranças do IOF, que podem ser maiores do que os juros de atraso de um boleto. Por isso, fique alerta e analise bem.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Como usar um cartão de crédito pela primeira vez?
Como é o uso do cartão de crédito?
Como fazer uma compra com cartão de crédito?
Como funcionam as compras parceladas no cartão de crédito?

Vale a pena fazer cartão de crédito?

Sim! Seguindo dicas para usar o cartão de crédito de forma consciente, sua vida financeira se tornará muito mais prática!

Assim, vale a pena ter um cartão de crédito ideal para seu perfil, que proporcione benefícios para seu dia a dia, descontos, parcelamento exclusivo e muito mais.

Deseja encontrar o cartão perfeito para você? Navegue em nosso Comparador de Cartões e conheça os detalhes das opções.

Afinal, como usar o cartão de crédito corretamente?

Como dito, o cartão pode ser um ótimo aliado à sua vida financeira ou não, dependendo do seu comportamento de consumo. Mas, saber como usar o cartão de crédito corretamente, não é difícil.

Resumidamente, o principal modo de fazer com que o cartão seja um amigo das suas finanças, e não o vilão, é ter um bom planejamento financeiro para entender até onde você pode utilizá-lo.

Seguindo todas as dicas acima, você conseguirá se planejar para ter suas contas em dia e não se endividar. Além disso, caso já tenha dívidas, vale a pena quitá-las antes de começar a usar seu cartão.

Tenha em mente que o cartão de crédito não é uma renda extra, mas sim, um método de pagamento. E que, apesar dos gastos não saírem da sua conta no momento da compra, todos eles terão que ser pagos.

Caso não tenha certeza que consegue manter o controle, vale a pena bloquear o seu cartão ou adiar a solicitação por um tempo até aprender a usar o cartão de crédito da melhor maneira.

Enquanto isso, estude, leia conteúdos de blogs, livros de finanças ou até mesmo faça cursos de educação financeira. Assim, quando tiver o seu cartão de crédito, ele não te trará problemas financeiros.



Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.